Review | O Silêncio do Céu

Dirigido pelo brasileiro Marco Dutra, baseado em romance do argentino Sérgio Bizio (que é também um dos roteiristas), tendo como protagonistas o hermano Leonardo Sbaraglia e a carioca Carolina Dieckman; e ambientado em Montevidéu. Podemos dizer que O Silêncio do Céu é uma produção Mercosul.

Oficialmente é brasileiro – tanto é que entra na cota obrigatória de exibição de produções nacionais que cada sala tem que exibir  – mas tem cara daqueles filmes argentinos que nos acostumamos a admirar e até invejar. Tem até um Darin no elenco – Chino, filho do Ricardo – e é predominantemente falado em espanhol. Não se trata de um filme “cabeça”, mas de um thriller psicológico muito bem escrito e desenvolvido.

A abertura é chocante, com uma cena de estupro filmada sem apelação sexista mas com grande carga dramática e de violência. Mas tanto a vítima, Diana (Carolina), quanto o marido Mario (Sbaraglia), que assistiu catatônico ao assalto sexual, se calam sobre o assunto. Como James Stewart em “Um Corpo que Cai”, Mário foi paralisado por uma fobia generalizada, que pauta sua relação com a mulher: foi por causa da doença que os dois se aproximaram e ela causou a separação do casal por dois anos. Há pouco, retomaram o casamento, muito provavelmente por causa dos dois filhos, e foi nesse contexto que acontece o ataque contra Diana. Intrigado pelo silêncio da mulher e humilhado pela própria impotência, Mario acaba descobrindo a identidade dos dois estupradores. Ao mesmo tempo, Diana sofre com o transtorno de estresse pós-traumático resultante da violação, que passa a afetar sua vida pessoal e profissional.

A origem literária do roteiro faz com que haja muito pensamento em off, sem o qual dificilmente nos convenceríamos que Sbaragila (o motorista playboy do segmento Road to Hell de Relatos Selvagens) seja o poço de medos e inseguranças que alega ser. Mas Carolina surpreende como a mulher dominada pelo medo e culpa crescentes, muito diferente do que está habituada a fazer na Globo. Mostra a atriz que ela pode ser sem a aura de estrela de TV que a cerca. Filmar fora do País e em outro idioma fez bem a ela.

o-silencio-do-ceu-3

O Nerd Interior conferiu o filme a convite do Cine Topázio. O Silêncio do Céu entra em cartaz nesta quinta, com uma sessão diária, às 20h20 no Multiplex Topázio do Shopping Jaraguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *