HQ Fest | Evento reunirá mais de 60 quadrinistas em Indaiatuba

O mercado de quadrinhos cresceu muito nos últimos anos, apoiado na criação de editoras independentes e também nas adaptações para o cinema, que hoje movimentam milhões de dólares em bilheteria pelo mundo. No Brasil, o mesmo acontece e profissionais experientes dividem espaço com jovens em busca da oportunidade de levar seu trabalho ao público. Conhecidas do público norte-americano, as comic con ganharam destaque também no Brasil e aproximam artistas do público consumidor de quadrinhos.

Inédita na cidade, a proposta ganha sua primeira edição no dia 16 de setembro, das 9h às 18h, quando acontece a HQ Fest, evento criado e organizado pelo Estúdio EMT, do quadrinista Moacir Torres, e que acontece no Parque Mall, com entrada franca. Durante o evento, o público poderá interagir com mais de 60 quadrinistas, de diversos estilos, de todo o Brasil, que irão apresentar e vender seus trabalhos.

Moacir Torres fala sobre a primeira edição da HQ Fest. “Este é o primeiro evento do gênero realizado em Indaiatuba e o grande diferencial é que no Parque Mall, além de contar com as lojas e a praça de alimentação, a entrada será totalmente gratuita. Outros eventos costumam cobrar ingresso, por isso acredito que teremos muitos visitantes”, ressalta.

Painéis

Destaque em qualquer comic con, os painéis reúnem especialistas para debater assuntos relacionados a histórias em quadrinhos, cinema e cultura pop em geral. A HQ Fest conta com uma programação variada, que tem início às 11h, quando o jornalista Marcos Kimura comanda o painel A Influência de Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman no Pop Contemporâneo.

No período da tarde, às 14h, o quadrinista e ilustrador Laudo Ferreira, ganhador dos prêmios de Melhor Roteirista e Edição Especial Nacional por Yeshua: Absoluto, lançado pela Devir, no Troféu HQMIX 2017, se apresenta ao público para contar um pouco mais de seus trabalhos e sobre o mercado de quadrinhos nacional.

Logo em seguida, às 14h30, Abelar Nagil mostrará toda a sua arte em um grafite, que será feito ao vivo para o público. Na sequência, às 15h, o ilustrador Pedro Mauro falará sobre os artistas que produzem HQs para o exterior.

Por volta das 16h, o jornalista Paulo Maffia, editor Disney da Editora Abril, irá falar sobre os lançamentos de quadrinhos da Disney para os próximos meses. Na sequência, outra presença ilustre será do quadrinista brasileiro Luke Ross, artista exclusivo da Marvel no Brasil. Ele irá debater o mercado de quadrinhos no mundo e contar como é feita a criação e desenvolvimento de trabalhos para esta e outras franquias.

Outra atração será a presença de cosplayers, fãs que se caracterizam como seus personagens preferidos. Um desfile será realizado por volta das 17h30 e para participar, basta comparecer ao Parque Mall preparado para fazer fotos e se divertir. A primeira edição da HQ Fest conta com apoio do Parque Mall, Editora Abril, site Nerd Interior, Colégio Episteme e Geek’s Bar N’Store.

1ª HQ Fest de Indaiatuba

Data: 16 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Parque Mall
Endereço: Rua das Primaveras, 1.050
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura oficial
11h – A influência de Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman no Pop Contemporâneo, com Marcos Kimura
14h – Produção de Quadrinhos Nacionais e Independentes, com Laudo Ferreira
15h – Artistas que produzem HQs para o Exterior, com Pedro Mauro
16h – Lançamentos de quadrinhos Disney, com Paulo Maffia
17h – Criação e Desenvolvimento de Quadrinhos para a Marvel, com Luke Ross
17h30 – Desfile de Cosplay
18h – Encerramento

ARTISTAS PARTICIPANTES | Confira a biografia de todos AQUI

Santa Cruz do Sul (RS): Márcio Meyer

Miracema (RJ): Flávio Almeida

Indaiatuba (SP): Moacir Torres, Rodrigo Otäguro, Léo Tataranha, Walter Caldeira, Val Brasil, Diego Borba, Abelar Nagil, Eduardo Ramos Silvério, Rodrigo Félix e Eric Vanucci

Grande São Paulo: Luke Ross (convidado), Marco A. Cortez, Rai Guimarães, Eduardo Vetillo, Laudo Ferreira, Gabriel Sozzi, Marcos Venceslau, Augusto Minighitti, Walter Júnior, Gilberto Queiroz, Palhaço Esponjinha, Giovanni Kawano, Charles Mos, Gil Mendes – Editora Universo, Eder Araújo, Coletivo Escape HQ – Bruno Brunelli, Gustavo Lambreta, Jorge Barreto, Daniel Esteves, Adriano Panda, Cleilton Rolim Chaves (SBC), Bruno Hamzagic, Luciano Oliveira (Ribeirão Pires), Julio Magah (Suzano), Rodrigo Marcondes (Praia Grande) e Fernando Santos (Itanhaém)

Campinas (SP): Jonathan Segovia e Nilson Félix

Jundiaí (SP): Ede Galileu, Ignez de Castro e Hugo Nanni

Sorocaba (SP): Marcel Bartholo, Lígia Zanella e Marcela Nohama

Jacareí (SP): Giorgio Cappelli

Sumaré (SP): Bruno Coradelli, Gabriela Pendezza, Daniel Steck e Herbert Berbert

Itu (SP): Pedro Mauro e Beto Nascimento

Salto (SP):  Wilski Barbosa, Aluísio Souza e Dal Soglio Regali

Araçatuba (SP): Marcos Gratão

Piracicaba (SP): Nelson Zorzetto, Rafael de Latorre, André Meister e Bill Scarpitti

Americana (SP): Adriano Gon

Franca (SP): Aguinaldo Lazarini

Boituva (SP): Felipe Marcantonio

Cordeirópolis (SP): Eder Modanez