SALTO | Graphic novel chega às livrarias

Tudo começou em 2012, em uma brincadeira com ferramentas para a criação de jogos de videogame, que deu origem à trama de SALTO, graphic novel de Rapha Pinheiro que chega às principais livrarias de todo o Brasil pela Avec Editora após seu lançamento oficial na CCXP – Comic Con Experience 2017.

Se você fosse feito de fogo, teria medo da chuva? Em uma cidade onde todos são feitos de fogo, a vida se transforma quando começa a começa, obrigando seus moradores a fugirem para as cavernas. Neste cenário nasce Nü, um dos habitantes da comunidade subterrânea que presencia um acidente capaz de mudar a vida de todos que moram lá.

“Eu precisava de um modelo de personagem simples para fazer testes e uma cabeça de fogo foi uma solução interessante e que não demandava um trabalho enorme com animação de expressões faciais”, conta Rapha. Mas as ideias ficaram guardadas por dois anos, quando o artista se mudou para Lincoln, na Inglaterra, cidade que sedia o maior festival steampunk da Europa.

“Foi lá que eu tive a ideia de misturar as duas coisas e fazer um povo de fogo nesse cenário steampunk vitoriano. Foi só no final de 2016 que apareceu a oportunidade de estudar quadrinhos na França e decidi pegar essa ideia – que estava cozinhando no fundo da minha cabeça por muito tempo – e transformá-la em realidade”, conta.

Reinterpretação

SALTO aborda ainda temas como abuso de poder e preconceito, e segundo o autor, pode ser lida como uma reinterpretação do Mito da Caverna, de Platão, sobre como as pessoas interagem com o desconhecido que transborda sua zona de conforto. “É uma história que faz você pensar sobre a estrutura da sociedade em que vivemos e como ela acaba ficando engessada, porque as pessoas estão confortáveis demais para melhorar de vida”, adverte o autor.

Rapha destaca uma forte influência de quadrinhos europeus no seu trabalho. “A graphic novel tem uma roupagem bastante peculiar, criando certa curiosidade acerca do mundo da caverna. Além disso, acho que não existem muitos brasileiros fazendo quadrinhos nos moldes europeus no Brasil e SALTO pode ajudar a trazer um interesse por esse formato que eu, particularmente, acho incrível”.

Feliz com o interesse dos leitores desde a primeira divulgação de SALTO nas redes sociais da AVEC Editora, Rapha comemora e faz uma revelação. “Estou tão satisfeito com o resultado e o feedback positivo que tenho recebido que já estou estudando um spin-off no mesmo universo”. SALTO pode ser encontrado também na loja online da AVEC clicando aqui.

Ficha Básica

ISBN: 978-85-5447-003-6
Preço: R$ 49,90
Formato: 21×28 cm
96 páginas coloridas
Papel: Couché Fosco 115g
Capa: Supremo cartão 250g Prolan brilho
Categoria: Quadrinhos Steampunk
Público/Idade: Adolescentes/Jovens adultos
Autor: Rapha Pinheiro
Editor: Artur Vecchi
Diagramação: Vitor Coelho

Confira agora duas páginas da graphic novel:

Este slideshow necessita de JavaScript.