FIFA 18 | Lançamento oficial e nossas primeiras impressões

FIFA 18 já está disponível para as plataformas PlayStation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation 3 e Xbox 360, e traz novos recursos de jogabilidade, incluindo a Tecnologia de Movimentação Real de Jogadores, aprimoramento de drible e personalidade do jogador. Também oferece uma nova experiência do Ultimate Team com a introdução dos ÍDOLOS, as lendas de futebol mais emblemáticas disponíveis em três versões únicas que representam suas carreiras históricas. Além disso, Alex Hunter retorna para seu segundo capítulo em A Jornada, modo história aclamado pela crítica.

“Quando você jogar FIFA 18, acredito que perceberá imediatamente os benefícios da Frostbite em todo o jogo, o nível de detalhes que entrou na jogabilidade para oferecer uma fidelidade de controle sem precedentes e a paixão que passou nos modos como FUT, Modo Carreira e A Jornada  para torná-los ainda mais atraentes”, disse David Rutter, vice-presidente e GM da EA SPORTS. “O FIFA 18 será lançado em mais de 50 países e 19 línguas; nunca vi o time orgulhar-se tanto no lançamento e eu sei que os fãs terão muitas e muitas horas de prazer jogando o FIFA 18”.

Em A Jornada: A Volta de Hunter, Alex mostra seus talentos ao redor do mundo, com oportunidades de jogar por clubes de classe mundial, incluindo Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain FC, FC Bayern de Munique e LA Galaxy. Ao longo do caminho, encontra-se com um elenco de estrelas, incluindo Antoine Griezmann, Thierry Henry, Dele Alli, Rio Ferdinand, James Harden, Cristiano Ronaldo, além de alguns novos personagens. A pergunta é: Hunter poderá ser uma estrela internacional, ou os grandes obstáculos em sua vida pessoal e profissional serão demais para superar?

Ultimate

FIFA 18 também promete uma grande temporada à frente do Ultimate Team, com a introdução dos ÍDOLOS do FUT. Os jogadores podem tomar o campo com algumas das maiores lendas do futebol de todos os tempos, incluindo Ronaldo Nazário, Diego Maradona, Ronaldinho, Pelé e muitos mais. Cada um dos ÍDOLOS terá três versões únicas disponíveis, marcando momentos diferentes em suas carreiras históricas. Além disso, Squad Battles é um novo modo para um jogador, em que os fãs (no PS4, Xbox One e PC) podem jogar contra equipes construídas por membros da comunidade, influenciadores e jogadores profissionais para ganharem recompensas no FUT.

O FIFA 18 também está repleto de recursos no Nintendo Switch com os modos favoritos dos fãs como Modo Carreira, Ultimate Team e Temporadas Locais, em que até quatro amigos podem competir em dois consoles. O FIFA 18 para Nintendo Switch também possui controles específicos do console que suportam uma infinidade de configurações, como docked, handheld e tabletop, além de suporte para o Nintendo Switch Pro Controller.

O FIFA 18 é desenvolvido pela EA Vancouver e EA Romênia e está disponível em todo o mundo em mídia digital). No Brasil, as versões físicas para PlayStation 4, Xbox One e PlayStation 3 estarão nas lojas a partir do dia 3 de outubro. Para mais informações sobre jogos da EA SPORTS, incluindo notícias, vídeos, blogs, fóruns e aplicativos de jogos, visite www.easports.com para se conectar, compartilhar e competir.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Desde que me entendo por jogador de futebol nos videogames, sempre fui fã da franquia FIFA. Como muitos, comecei jogando Winning Eleven e aos poucos, fui descobrindo novidades em simuladores de futebol – esporte que admiro e acompanhado desde muito cedo. Já tentei dar chances ao Pro Evolution Soccer, mas não adianta: todos os anos, acabo reservando horas de jogatina para o game da EA Sports.

Enfim, como muitos jogadores ao redor do mundo, minha experiência com FIFA 18 teve início na última sexta-feira, 29 de setembro. Logo de cara, corri para jogar A Jornada: A Volta de Hunter, um dos modos que mais me agradaram em FIFA 17. A trama continua ótima. Se no final da primeira temporada você achava que tudo seria alegria para o jovem Alex Hunter, pois bem, a vida trata de jogar um belo balde de água fria em vossas pretensões nesta segunda temporada. Ao mesmo tempo, o glamour da profissão e as tentações estão lá, oferecendo uma bela ideia do que é ser um jogador.

O drama familiar está de volta e ganha novos contornos com a aproximação de Alex com seu pai, Harold, que fará uma revelação surpreendente ao protagonista. Enfim, é uma grande novela envolvendo as alegrias e tristezas de ser um jogador de futebol, ideal para quem nunca teve este talento dentro das quatro linhas (e me coloco nesta categoria, sem dúvida nenhuma). Antes de terminar, vale acrescentar: agora é possível ‘customizar’ Alex Hunter com novos cortes de cabelo, roupas, chuteiras e tatuagens.

Outro modo que me agrada muito é o Carreira, na qual sempre escolho a opção Treinador/Manager. Poder treinar e disputar jogos, no meu caso, é um passatempo. Minha real motivação é a janela de contratações. Gosto demais da possibilidade de fazer negócios e montar um time da maneira que espero que jogue. Em FIFA 18, os bastidores dos negócios do futebol são ainda mais reais.

Isso porque quando você se interessa por um jogador e opta por abrir uma negociação, os técnicos das equipes se encontram. É bem legal poder se reunir com José Mourinho, Zinedine Zidane e tantos outros managers de sucesso (ou não, em alguns casos). Mas a grande diferença são mesmo os detalhes da negociação. É possível envolver jogadores na troca e ver sua oferta negada, pois a outra equipe está em busca de jogador para uma posição diferente. Acertado os detalhes, é preciso sentar-se com o jogador e seu empresário, para acertar tempo de contrato, multa rescisória, salários e luvas. Enfim, o que já era bom, ficou ainda melhor. A imersão no mundo dos negócios do futebol é cada vez mais completa.

Enfim, ainda há muito a se explorar em FIFA 18, mas já é possível afirmar que a experiência é cada vez melhor. Os gráficos, reações da torcida, experiência de jogo, tudo foi ampliado e deve agradar em cheio aos jogadores. Em breve, voltarei a falar de FIFA 18 e espero vocês!

* Este review foi produzido com código cedido pela assessoria de imprensa da EA Sports para PS4