Review | Castelo de Areia

Primeiro longa-metragem dirigido por um brasileiro para a Netflix, Castelo de Areia tem o paulista Fernando Coimbra no comando deste filme coproduzido entre Estados Unidos e Inglaterra.

Fernando é o realizador de O Lobo Atrás da Porta, obra-prima nacional que ajudou a abrir as portas para projetos em outros territórios. O diretor, que já tinha dirigido dois episódios da série Narcos, foi ao encontro do roteiro de Chris Roessner, que baseia a trama em sua própria experiência pessoal durante a guerra. Filmado na Jordânia, Castelo de Areia tem Nicholas Hoult (X-Men: Apocalipse), Henry Cavill (Batman vs Superman: A Origem da Justiça), Logan Marshall-Green (Prometheus) e Glen Powell (Estrelas Além do Tempo) no elenco.

A trama apresenta o soldado Matt Ocre (Hoult), que decide se alistar no exército após não conseguir entrar na faculdade. Sem expectativas, a situação muda meses depois, quando acontecem os atentados de 11 de setembro e ele acaba enviado ao Iraque. Após uma bem sucedida ação em Bagdá, o grupo de Ocre está prestes a voltar para os Estados Unidos, no entanto, o batalhão acaba recebendo a missão de restabelecer o sistema de água do pequeno vilarejo de Baquba, local onde enfrentarão problemas com a população local.

Coimbra foge dos clichês dos filmes de guerra – principalmente das produções americanas – e não apresenta em seu filme atos grandiosos ou heroicos que evocam o patriotismo. Os soldados retratados são figuras comuns que apresentam dúvidas e medo, características encontradas principalmente no personagem de Hoult.

O filme não apresenta nenhum grande conflito. Neste quesito, a produção fica devendo em comparação com outras obras – Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, é o primeiro filme que vem em mente – por isso pode decepcionar aqueles que esperam mais ação. Falta emoção, tensão e o clima de urgência. Entretanto, a pouca ação mostrada é realista e convincente.

Em seu primeiro trabalho fora do Brasil, Fernando Coimbra parece inibido e pouco confortável, muito do que se vê em cena parece não ter a mão do diretor. Ao fugir de algumas armadilhas  do gênero, o diretor acabou afastando a emoção e o sentimento de quem está em guerra e deseja apenas voltar para casa.

Castelo de Areia está disponível desde o dia 21 de abril no catálogo da Netflix.

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