OSCAR 2025 | Análise dos Indicados: É nossa hora de celebrar!

É HORA DE ESTENDER O TAPETE VERMELHO, VESTIR UMA MÁSCARA DE MONSTRO, JOGAR PURPURINA PARA O ALTO E HASTEAR A BANDEIRA DO BRASIL. ISSO FAZ SENTIDO?

Às dez e meia da manhã (horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2025, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas transmitiu, ao vivo, direto de Los Angeles, na Califórnia, um evento de 18 minutos que divulgou os filmes lançados em 2024 que foram indicados à 97ª edição da premiação do Oscar, que será apresentado no domingo de Carnaval, 2 de março, às 21h aqui no Brasil, pelo canal a cabo TNT e pela serviço de streaming Max.

“Wicked”, a fantasia musical indicada a Melhor Filme

Nesse dia, muito provavelmente, haverá blocos de rua temáticos celebrando o evento cinematográfico. A “Copa do Mundo dos Cinéfilos” (e dos adoradores de cultura pop) tem motivos de sobra para inspirar isso, afinal de contas, depois de 21 anos, nosso país está finalmente representado de novo nas categorias de *filmes ficcionais do Oscar (*sem contar os documentários).

Não só isso: o Brasil está triplamente indicado. Ele concorre com as categorias de Filme Internacional, de Atriz com Fernanda Torres e, pasme, até mesmo à categoria principal, de Melhor Filme, fato surpreendente, inédito e histórico para o cinema nacional.

Walter Salles e Fernanda Montenegro nas filmagens de ‘Central do Brasil’, há 25 anos

O BRASIL NO OSCAR

Há 21 anos, o Brasil instaurava o seu recorde, com Cidade de Deus furando a bolha da categoria internacional e sendo indicado em quatro categorias, mas não a de Melhor Filme. Em 2016, O Menino e o Mundo representaria o país em Melhor Animação e, vale lembrar ainda que, em 2011, 2015 e 2020, respectivamente, os documentários Lixo Extraordinário, Sal da Terra e Democracia em Vertigem também estiveram na disputa em seu segmento.

Tivemos, ainda, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes indicados por Canção Original na animação Rio (2012) e Carlos Saldanha pelas animações Gone Nuty (com o esquilo Scrat, de A Era do Gelo, em 2004) e Ferdinando (2018).

Quando o assunto é Melhor Filme Internacional, esta é a quinta vez que o Brasil disputa a categoria, uma vez que O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999) também estiveram lá. Este último, aliás, rendeu uma indicação a Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, superada pela pouco insossa Gwyneth Paltrow em Shakespeare Apaixonado (algo que ninguém aceita até hoje). Eis, portanto, a hora da “vingança”!

Walter Salles e Fernanda Torres nas filmagens de ‘Ainda Estou Aqui’, indicado a Melhor Filme

A FILHA HONRA A MÃE

É muito emblemático que Fernanda Torres seja a segunda brasileira a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz, sendo a primeira a sua própria mãe, 25 anos antes. E ambas por filmes sob a direção de Walter Salles. As chances de agora, no entanto, são bem mais palpáveis, principalmente após a vitória no Globo de Ouro para Atriz em Drama – que sua mãe também concorreu, mas perdeu para Cate Blanchett em Elizabeth (o que é mais respeitável).

Paltrow havia vencido o Globo de Ouro de Atriz em Comédia e repetiu o feito no Oscar, que não distingue os gêneros e unifica as categorias. Esperamos que, neste ano, apesar da vencedora pelo Globo de Ouro de Atriz em Comédia, Demi Moore, concorrer ao Oscar de Atriz com Fernanda Torres, a nossa conterrânea saia vitoriosa dessa vez.

Demi Moore no filme de horror “A Substância”, indicado a Melhor Filme

O OSCAR PARA O HORROR

Apesar disso, Demi Moore representa uma ala de filmes com rara visibilidade na Academia, que também deve ser celebrada: a do gênero de horror. A Substância concorre em cinco categorias, também incluindo a principal. Só em 2017 um filme de horror havia sido lembrado com tamanho prestígio: Corra, de Jordan Peele, que acabou não vencendo a disputa.

O único a conquistá-la, até então, foi O Silêncio dos Inocentes (1991) e o primeiro indicado foi O Exorcista, só em 1973. Dessa vez, outro filme de horror que é bastante celebrado – apesar de não na categoria principal – é Nosferatu, com quatro indicações. Ou seja, pode adicionar também uma pitadinha de Halloween ao clima de Carnaval e de cinema, no dia da festa, que vai ser super válido.

Do horror ao nerd popular, Duna: Parte Dois foi lembrado em cinco categorias, exatamente a metade de seu antecessor, apesar desse obter maior sucesso com o público. Isso ocorre, talvez, pelo seu lançamento ter sido no início do ano passado e não ao final, como a maioria faz, estrategicamente, visando a temporada de premiações.

O recordista de indicações do ano, o musical “Emilia Pérez”, indicado a Melhor Filme

O HYPE E AS POLÊMICAS

O hype da vez é Emilia Pérez, que acumula o maior número de indicações, 13 no total, quebrando o recorde de categorias a que já concorreu um filme em língua não inglesa, além de contar com a primeira atriz trans indicada a Melhor Atriz.

Esse musical francês, com atrizes americanas, que retratam pessoas mexicanas, apesar do furor do momento, tem causado muita controvérsia nas redes sociais justamente por essa salada de apropriação étnica, além da estigmatização da condição transgênero.

Tal tema, ainda um tabu, também passa, de algum modo (polêmico), por Conclave, que foi indicado em oito categorias, uma a menos que Nada de Novo do Front, do mesmo diretor, dois anos atrás. Outro filme que também concorre em oito categorias é a mais nova biografia de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido, que conta com Timothée Chalamet como protagonista, presente também em Duna: Parte Dois, que também concorre a Melhor Filme. Em 2008, outra biografia de Dylan, Não Estou Lá, havia concorrido somente em uma categoria.

A nova biografia de Bob Dylan, “Um Completo Desconhecido”, indicado a Melhor Filme

MÚSICA, MAESTRO

De um músico para outro, Elton John, querido pelos membros da Academia, teve seu documentário homônimo fora de seu segmento específico, mas lembrado em Canção Original. Há também Better Man, a cinebiografia do cantor Robbie Williams, do Take That, indicado em Efeitos Visuais. No filme, o protagonista é representado por um macaco e vai disputar a categoria com seus iguais: Planeta dos Macacos: O Reinado, cuja franquia sempre marca presença no Oscar.

Voltando às canções, duas músicas de Emilia Pérez concorrem ao prêmio mas, curiosamente, com nenhuma música do outro musical do ano, esse sim celebrado como tal: Wicked. Geralmente, quando musicais de teatro são adaptados para o cinema, adicionam-se músicas novas, próprias para o filme, de modo que ele seja lembrado nas premiações. Wicked não fez isso, mas mesmo assim foi celebrado com dez indicações, inclusive Atriz, com Cynthia Erivo, e Atriz Coadjuvante, com a popstar Ariana Grande.

“O Brutalista”, indicado a Melhor Filme

COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA JOGADA, A DISPUTA É INCERTA

Fechando o pódio dos três filmes mais indicados, junto a Emilia Pérez e Wicked está O Brutalista, também com dez indicações. Apesar do grande número de indicações, não é de se surpreender que nenhum deles seja o grande vitorioso. Primeiro, porque há anos muitos filmes são indicados a muitas categorias e, na hora H, acabam vencendo só uma ou outra – ou até nenhuma – e sendo passados por outros com menos chances.

O segundo motivo de dois desses filmes perderem forças na disputa é que recentemente foi divulgado e assumido por membros de suas equipes que Emília Pérez e O Brutalista usaram inteligência artificial para aperfeiçoarem as vozes de seus protagonistas, o que deixou uma névoa sobre seus trabalhos, já que há dois anos os Sindicatos de Atores e de Roteiristas entraram em greve justamente contra o uso de tais artifícios em filmes.

Talvez isso abra caminho a Ainda Estou Aqui em Filme Internacional e a Anora, em Filme, que concorre em seis categorias, após ter vencido a Palma de Ouro de Cannes. Partindo do filme sobre os russos para um ator de suas proximidades, a Romênia, é interessante notar que Sebastian Stan, o querido Soldado Invernal da Marvel, está concorrendo como Ator pelo papel de Donald Trump, no ano em que este reassume o cargo de presidente dos EUA. Além disso, o ator protagoniza Um Homem Diferente, que concorre em Maquiagem, com uma história sobre um homem com deformidade facial.

O vencedor da Palma de Ouro de Cannes, “Anora”, indicado a Melhor Filme

ANIMAÇÕES TAMBÉM FURAM BOLHAS

Destacam-se também as animações Robô Selvagem, da DreamWorks, que foi indicado em três categorias, e Flow, que concorre em duas, incluindo Melhor Filme Internacional, representando a Letônia. Com a poderosa Disney de fora, quem marca presença em seu lugar é a sua subsidiária Pixar, com o líder de bilheteria Divertida Mente 2.

E é um deleite ver que seus concorrentes são animações em stop motion e não as computadorizadas de praxe. São eles: Wallace e Gromit: Avengança e Memórias de um Caracol, que passou pela Mostra de Cinema de São Paulo e é do mesmo diretor do cultuado Mary e Max.

“Duna: Parte Dois”, também com Chalamet como protagonista, indicado a Melhor Filme

OS QUASE E OS ESNOBADOS

Já era de se esperar, para quem acompanha os lançamentos em festivais de cinema e premiações anuais, que Maria Callas e Gladiador II fossem celebrados só de relance, com uma categoria cada, apesar do entusiasmo levantado antes de seus lançamentos.

Por outro lado, se Nicole Kidman, Pamela Anderson e Tilda Swinton ainda causavam receio aos brasileiros em uma disputa para Melhor Atriz, como aconteceu no Globo de Ouro, nenhuma delas foi sequer lembrada pela Academia.

“Conclave”, indicado a Melhor Filme

NA TORCIDA RUMO À VITÓRIA

Com humildade, já ficamos muitos felizes com o reconhecimento das indicações, claro!

Mas agora nos resta continuar engajando publicações nas redes sociais para que Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres sejam devidamente reconhecidos pelos votantes da Academia, o que é bem possível de acontecer. É nossa hora de celebrar: é Carnaval, é Cinema, é correção histórica, é Brasil!

“Nickel Boys”, indicado a Melhor Filme

Confira os filmes indicados ao Oscar 2025:

FILMES COM MÚLTIPLAS INDICAÇÕES (16 FILMES):

Emilia Pérez: 13
Wicked: 10
O Brutalista: 10
Conclave: 8
Um Completo Desconhecido: 8
Anora: 6

A Substância: 5
Duna – Parte Dois: 5
Nosferatu: 4
Ainda Estou Aqui: 3
Sing Sing: 3
Robô Selvagem: 3

Flow: 2
A Verdadeira Dor: 2
Nickel Boys: 2
O Aprendiz: 2

FILMES COM UMA INDICAÇÃO (14 FILMES):

Setembro 5
Um Homem Diferente
A Garota da Agulha
A Semente do Fruto Sagrado
Alien: Romulus

Better Man
Divertida Mente 2
Elton John: Never Too Late
Gladiador II
Maria

Memórias de um Caracol
Planeta dos Macacos: O Reinado
Batalhão 6888
Wallace e Gromit: Avengança

OS INDICADOS POR CATEGORIA:

MAQUIAGEM E PENTEADO

Um Homem Diferente
Emilia Pérez
Nosferatu
A Substância
Wicked

FIGURINO

Um Completo Desconhecido
Conclave
Gladiador II
Nosferatu
Wicked

DESIGN DE PRODUÇÃO

O Brutalista
Conclave
Duna: Parte Dois
Nosferatu
Wicked

EFEITOS VISUAIS

Alien: Romulus
Better Man
Duna: Parte Dois
Planeta dos Macacos: O Reinado
Wicked

SOM

Um Completo Desconhecido
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem

TRILHA SONORA

O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem

CANÇÃO ORIGINAL

Emilia Pérez: “El Mal”
Emilia Pérez: “Mi Camino”
Batalhão 6888: “The Journey”
Sing Sing: “Like a Bird”
Elton John: Never too Late: “Never too Late”

ROTEIRO ADAPTADO

Um Completo Desconhecido
Conclave
Emilia Pérez
Nickel Boys
Sing Sing

ROTEIRO ORIGINAL

Anora
O Brutalista
A Verdadeira Dor
Setembro 5
A Substância

EDIÇÃO

Anora
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked

FOTOGRAFIA

O Brutalista
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Maria Callas
Nosferatu

ATRIZ COADJUVANTE

Um Completo Desconhecido: Monica Barbaro
Wicked: Ariana Grande
O Brutalista: Felicity Jones
Conclave: Isabella Rossellini
Emilia Pérez: Zoe Saldaña

ATOR COADJUVANTE

Anora: Yura Borisov
A Verdadeira Dor: Kieran Culkin
Um Completo Desconhecido: Edward Norton
O Brutalista: Guy Pearce
O Aprendiz: Jeremy Strong

ATOR

O Brutalista: Adrien Brody
Um Completo Desconhecido: Timothée Chalamet
Sing Sing: Colman Domingo
Conclave: Ralph Fiennes
O Aprendiz: Sebastian Stan

ATRIZ

Wicked: Cynthia Erivo
Emilia Pérez: Karla Sofía Gascón
Anora: Mikey Madison
A Substância: Demi Moore
Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres

DIREÇÃO

Anora: Sean Baker
O Brutalista: Brady Corbet
Um Completo Desconhecido: James Mangold
Emilia Pérez: Jacques Audiard
A Substância: Coralie Fargeat

ANIMAÇÃO

Flow
Divertida Mente 2
Memórias de um Caracol
Wallace e Gromit: Avengança
Robô Selvagem

FILME INTERNACIONAL

Ainda Estou Aqui: Brasil
A Garota da Agulha: Dinamarca
Emilia Pérez: França
A Semente do Fruto Sagrado: Alemanha
Flow: Letônia

FILME

Anora
O Brutalista
Um Completo Desconhecido
Conclave
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Ainda Estou Aqui
Nickel Boys
A Substância
Wicked

CURTAS-METRAGENS E DOCUMENTÁRIOS:

CURTA-METRAGEM

A Lien
Anuja
I’m Not a Robot
The Last Ranger
The Man Who Would Not Remain Silent

ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM

Beautiful Men
In The Shadow of the Cypress
Magic Candies
Wander to Wonder
Yuck!

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

Death by Numbers
I Am Ready, Warden
Incident
Instruments of a Beating Heart
A Única Mulher na Orquestra

DOCUMENTÁRIO

Black Box Diaries
No Other Land
Porcelain War
Trilha Sonora para um Golpe de Estado
Sugarcane: Sombras de um Colégio Interno

Bruno Tiozo http://www.nerdinterior.com.br

Designer e acadêmico do Instituto de Artes de Campinas, propõe reflexão crítica no apreço às expressões poéticas das artes audiovisuais. Foca no Cinema ficcional, cujos filmes em mídias físicas coleciona como souvenir de universos visitados, de modo que as memórias na estante sirvam para inspirações constantes.

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