O diretor e ator Rob Reinar foi encontrado morto neste dia 15 de dezembro junto com sua esposa Michelle Singer, com sinais de violência, tendo como principal suspeito seu filho, Nick. À parte da tragédia em si, cabe destacar a importância de Reiner, que embora as novas gerações não conheçam, tem obras capitais na história de Hollywood.

Ele ganhou destaque como ator no sicom  All in the Family (1971-1979), e seu primeiro sucesso na direção foi Isto é Spinal Tap! (1984), um cult movie que ganhou uma continuação este ano, mais de 40 anos depois do original, e que foi o ultgimo trabalho do cineasta.

Mas ele começa mesmo a por sua marca em Hollywood com Conta Comigo (1986), baseado em texto de Stephen King – e é uma das melhores adaptações cinematográficas do escritor – e que é uma das principais inspirações de Stranger Things, especialmente em relação à amizade na adolescência.

No ano seguinte, outro trabalho icônico de Reiner, A Princesa Prometida (1987), com roteiro brilhante de William Goldman, vencedor de dois Oscars, uma mistura de conto de fadas, capa e espada, comédia e romance. E a frase icônica “meu nome é Inigo Montoya, você matou meu pai. Prepare-se para morrer”. Ah, e quando o IMDB trava e aparece a figura com a legenda “Inconcebível!”, também é desse filme.

Em 1989, ele cria a comédia romântica moderna em Harry e Sally- Feitos um para o outro, a partir do qual Meg Ryan se torna a rainha do gênero e a roteirista Nora Ephron vai se tornar uma diretora importante, principalmente em duas outras parcerias com Meg: Sintonia de Amor e Mensagem para Você.  É célebre a cena em que que Sally simula um orgasmo num restaurante lotado para provar a Herry (Billy Cristal) que não tem ele como saber se uma mulher finge ou não. Aliás, a mulher que pede o mesmo prato que Sally é a mãe de Rob Reiner.

Em seguida, Reiner adapta outra obra de Stephen King, Louca Obsessão (1989), que deu o Oscar de Melhor Atriz para Kathy Bates, com James Cann como um escritor que sofre um acidente levando o manuscrito em que mata a protagonista de uma série de livros, e é socorrido justamente por uma fã doentia dela. Ninguém nunca mais olhou para uma marreta da mesma forma depois desse filme.

Em 1992, ele dirigiu Tom Cruise, Demi Moore e Jack Nicholson em Questão de Honra. Na época, Cruise se notabilizava em ser escada para seus coadjuvantes: Paul Newman em A Cor do Dinheiro (1986 e e o único Oscar de Newman), Dustin Hoffman em Rain Man (1988, e Oscar para Hoffman), e Jerry Maguire (1996 e Oscar para Cuba Golding Jr.). Nicholson não ganhou o Oscar neste drama da Guerra Fria (o Muro de Berlim havia caído, mas não a base russa em Cuba), mas seu discurso belicoso durante o julgamento é um dos mais lembrados em sua prolífica carreira.

Prossivelmente seu último trabalho na direção mais lembrado é Antes de Partir (2007), com Nicholson e Morgan Freeman como dois pacientes terminais numa jornada das coisas que sempre quiseram fazer, por conta o milionário interpretado por Jack. Um filme fofo ancorado no carisma dos dois protagonistas.

Como se vê, Rob Reiner, filho de outro diretor, Carl (Cliente Morto Não Paga é uma obra-prima que não es´ta nos streamings), teve um carreira variada, circulando por diversos gêneros e, se não foi um autor na concepção dos Cahiers de Cinèma, fez seu trabalho com uma delicadeza e humanidade rara em meio ao cinismo reinante em seus anos áureos. Acima de tudo, foi um cara querido por todos, tanto é que suas aparições como ator durante os anos de cineasta eram sempre do amigo para todas as horas. O comentário como sempre inapropriado de Donald Trump após sua morte é quase uma láurea. R.I.P.

 

por Marcos Kimura

Marcos Kimura é jornalista cultural há 25 anos, mas aficionado de filmes e quadrinhos há muito mais tempo. Foi programador do Cineclube Oscarito, em São Paulo, e técnico de Cinema e Histórias em Quadrinhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura. Programa o Cineclube Indaiatuba, que funciona no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *