Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto CPFL promove em Campinas, interior de São Paulo, exibições simultâneas da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Ao todo, serão realizadas 15 sessões na Sala Umuarama, do Instituto CPFL, que seguem até o dia 31 de outubro. A entrada é gratuita.
As sessões em Campinas terão (pela ordem) produções e coproduções também da Polônia, Índia, Macedônia, Grécia, Egito, França, Catar, Emirados Árabes Unidos, Itália, Canadá, Argentina, Holanda, Suíça, EUA, Irã, Dinamarca, Chile, Croácia e Romênia.
Entre os destaques está Europa, filme de 1991 do premiado diretor dinamarquês Lars Von Trier, e os documentários Kusama – Infinito, sobre a artista Yayoi Kusama, que nos anos 1960 produziu esculturas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã, e Futebol Infinito, sobre um atleta frustrado que defende uma revolução nas regras do esporte. Saiba mais sobre a mostra no site oficial.
Confira a programação e as sinopses:
22/10 – Segunda-feira
19h – ROSAS VENENOSAS (POISONOUS ROSES), de Ahmed Fawzi Saleh (70′). EGITO, FRANÇA, CATAR, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Taheya, uma mulher de 28 anos, vive em um bairro pobre do Cairo, repleto de curtumes. Ela quer impedir os planos do irmão caçula, Saqr, que pretende fugir do país a bordo de um barco de refugiados rumo à Itália. Pelos becos mal iluminados e estreitos da região, onde águas residuais jorram nas ruas, um xamã, que observa Taheya, oferece a ela uma solução misteriosa para seus problemas.
23/10 – Terça-feira
19h – GAROTOS CHORAM (BOYS CRY), de Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo (96′). ITÁLIA. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Mirko e Manolo são melhores amigos que moram nos subúrbios de Roma, onde vivem em condições precárias. Eles ainda estão na escola e sobrevivem por meio de subempregos. Depois de causarem um atropelamento e fugirem, descobrem que o homem que mataram era procurado pela máfia local. Atraídos pelo dinheiro fácil e pelas ilusões de uma carreira próspera, os dois logo se veem envolvidos com o submundo do crime, o que muda drasticamente a vida de cada um deles. Sem perceber as consequências de sua escolha, Mirko e Manolo se desconectam de suas famílias e antigos amigos enquanto adentram em um caminho para a escuridão.
24/10 – Quarta-feira
19h – FIRECRACKERS (FIRECRACKERS), de Jasmin Mozaffari (93′). CANADÁ. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Lou e Chantal são duas melhores amigas que planejam deixar o lugar onde vivem. Tudo muda quando Chantal é abusada por seu possessivo ex-namorado. Tomadas pela raiva, as meninas decidem se vingar. As conseqüências dessa vingança, porém, colocam em risco as chances da mudança que as jovens tanto almejam. Lou tenta preservar sua amizade e seus sonhos, mas começa a perder o controle e a perceber que a liberdade pode ter um custo muito alto.
25/10 – Quinta-feira
19h – LA OMISIÓN (THE OMISSION), de Sebastián Schjaer (90′). ARGENTINA, HOLANDA, SUÍÇA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Paula, uma jovem de 23 anos, deixa Buenos Aires e se muda para uma cidade industrial coberta de neve, no sul da Argentina. Ela começa a procurar emprego com o único objetivo de guardar dinheiro. Mas a falta de um trabalho, um lar e de estabilidade emocional faz com que essa busca se torne uma jornada interna e pessoal. Paula precisa lidar com as difíceis condições do local e com aspectos mal resolvidos de sua vida, que aos poucos se revelam.
27/10 – Sábado
17h – KUSAMA: INFINITO (KUSAMA: INFINITY), de Heather Lenz (80′). EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
A vida e a obra da artista Yayoi Kusama, nascida em uma família conservadora, na área rural do Japão. Em 1958, ela se mudou para Nova York e, embalada pela revolução política e social americana dos anos 1960, produziu esculturas ousadas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã. O documentário explora a infância difícil de Kusama, o preconceito, o machismo que sofreu em seu trabalho e sua internação voluntária numa clínica psiquiátrica.
19h – A PLANTAÇÃO DE LARANJAS (ORANGE DAYS), de Arash Lahooti (105′). IRÃ. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Aban é uma mulher de 45 anos que gerencia uma fazenda de laranjas no norte do Irã —um campo de trabalho amplamente dominado por homens. Ela lidera uma equipe formada exclusivamente por mulheres, que trabalharão temporariamente na sua colheita. O objetivo é vencer seu competidor, o fazendeiro Kazem. Mas Aban precisa superar obstáculos no percurso, como greve de funcionárias e até um roubo em sua propriedade.
28/10 – Domingo
17h – DEIXEM OS VELHOS MORREREM (LET THE OLD FOLKS DIE), de Juri Steinhart (92′). SUÍÇA. Falado em suíço-alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neorrevolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.
19h
EUROPA (EUROPA), de Lars von Trier (113′). DINAMARCA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Na Alemanha, em 1945, a escuridão se sobrepõe a uma nação conquistada e destruída. Leo Kessler, um americano de ascendência germânica, chega ao país no pós-guerra e consegue um emprego na Linha Ferroviária Zentropa, propriedade de Max Hartmann, um simpatizante do nazismo.
Vencedor de Melhor Contribuição Artística, do Grande Prêmio Técnico e do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
29/10 – Segunda
19h – ENIGMA (ENIGMA), de Ignacio Juricic Merillán (80′). CHILE. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Nancy é convidada a participar de um programa de televisão sobre mistérios nunca resolvidos, cujo episódio irá contar a história de sua filha, uma jovem lésbica que foi brutalmente assassinada —um crime que permanece há oito anos sem solução. Enquanto decide se participará ou não da atração, Nancy confronta sua família para saber a versão de cada um sobre os eventos do passado e, aos poucos, descobre mais sobre a vida da filha.
30/10 – Terça-feira
19h – CHRIS, O SUÍÇO (CHRIS THE SWISS), de Anja Kofmel (94′). SUÍÇA, ALEMANHA, CROÁCIA, FINLÂNDIA. Falado em suíço alemão, alemão, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Croácia, janeiro de 1992. No meio das guerras iugoslavas, Chris, um jovem jornalista suíço é encontrado morto em circunstâncias misteriosas, vestindo o uniforme de um grupo mercenário internacional. Vinte anos depois, sua prima, a diretora Anja Kofmel, decide investigar essa história, tentando entender qual foi realmente o envolvimento de Chris no conflito.
31/10 – Quarta-feira
19h – FUTEBOL INFINITO (INFINITE FOOTBALL), de Corneliu Porumboiu (70′). ROMÊNIA. Falado em romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Laurențiu cansou do futebol como ele é. Depois de sofrer duas sérias contusões quando era jovem, ele passou a defender a ideia de que o esporte deve ser modificado: o futebol deveria se ver livre das restrições, as normas precisam ser revisadas e os jogadores necessitam ser atribuídos a zonas no campo e a subequipes. O diretor Corneliu Porumboiu volta a Vaslui, sua cidade natal, para entender as ideias de Laurentiu, irmão de um amigo de infância.
Mais informações em www.institutocpfl.org.br/agenda/
+ Ainda não há comentários
Add yours