44ª Mostra de SP terá edição online com plataforma exclusiva

Produções premiadas nos Festivais de Berlim e Veneza são destaque

O ano é de resistência e de resiliência, e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos festivais internacionais mais respeitados do país, também se remodelou, a exemplo de outros festivais no mundo, para continuar acontecendo.

A principal novidade é a MOSTRA PLAY, plataforma exclusiva onde todos os filmes desta edição do evento poderão ser acessados pelo site da Mostra (mostra.org).

No site, você encontra as plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Spcine Play, onde poderá realizar o seu cadastro.

A lista com os títulos da seleção estará disponível a partir de 10 de outubro, mas os ingressos só podem ser adquiridos a partir da 00h01 do dia 22 e os filmes visualizados a partir das 20h dessa mesma data, abertura do evento. Após a aquisição dos ingressos, o espectador cria sua biblioteca e terá três dias para assistir aos títulos escolhidos e 24 horas a partir do acesso a cada um.

Os títulos disponibilizados na MOSTRA PLAY custarão R$ 6,00 por visualização. Este ano, dada as diferentes formas de exibição e o valor reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.

A seleção de filmes deste ano soma 198 títulos, vindos de 71 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial.

Além das exibições em streaming, a 44ª Mostra terá sessões no Belas Artes Drive-in (Memorial da América Latina) e Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II). As plataformas Spcine Play e Sesc Digital darão acesso gratuito a 30 títulos.

Tendo em vista que, este ano, a Mostra não trará seus convidados para São Paulo, a presença dos diretores e profissionais da área se dará por meio de vídeos enviados previamente, entrevistas especiais gravadas e lives.

Em decorrência da pandemia, a Central da Mostra, que sempre foi ponto de referência dos frequentadores do evento, não estará funcionando no Conjunto Nacional este ano. A Mostra oferecerá, contudo, uma loja virtual, na qual os cinéfilos poderão adquirir o catálogo – que continuará sendo impresso –, bolsas, camisetas, canecas e outros produtos ligados ao evento.

Filme de Abertura

Vencedor do Leão de Prata e do Leoncino d’Oro Agiscuola do Festival de Veneza e exibido nos festivais de San Sebastián e de Toronto, o thriller mexicano Nova Ordem (New Order) inaugura a 44ª edição da Mostra.

Michel Franco e seu Leão de Prata

A abertura ocorrerá no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no Belas Artes Drive-In, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O público terá acesso à cerimônia pela plataforma Mostra Play e, a partir das 00h01 do dia 23, o título também poderá ser visto online.

Filmes de Festivais em Destaque

Na seleção, diversos destaques de filmes premiados em festivais internacionais.

Do Festival de Veneza, a Mostra exibe filmes como o documentário Sportin’ Life, de Abel Ferrara, também diretor de Sibéria, apresentado em Berlim, City Hall, de Frederick Wiseman – diretor que recebe o Prêmio Humanidade -; Entre Mortes (In Between Dying), de Hilal Baydarov; A Herdade, de Tiago Guedes; além dos premiados Crianças do Sol (Sun Children), de Majid Majidi; Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli; Gênero, Pan (Lahi, Hayop), de Lav Diaz; Zanka Contact, de Ismaël El Iraki; e o documentário Notturno, de Gianfranco Rosi.

De Berlim, integram a programação da Mostra os premiados Não Há Mal Algum (There Is No Evil), de Mohammad Rasoulof; Fábulas Ruins (Bad Tales), de Fabio e Damiano D’Innocenzo; Sem Ressentimentos (No Hard Feelings), de Faraz Shariat; Malmkrog, de Cristi Puiu; Pai (Otac/Father), de Srdan Golubović; Dias (Rizi), de Tsai Ming-Liang; Welcome To Chechnya, de David France; Mamãe, Mamãe, Mamãe (Mamá, Mamá, Mamá), de Sol Berruezo Pichon-Rivière; O Problema de Nascer (The Trouble With Being Born), de Sandra Wollner; Desenterrar (Digger), de Georgis
Grigorakis; e O Século 20 (The Twentieth Century), de Matthew Rankin.

Também ganham sessão alguns filmes que fizeram parte da seleção oficial do Festival de Cannes (cancelado em razão da pandemia de Covid-19), como Fevereiro (February), de Kamen Kalev; Nadia, Borboleta (Nadia, Butterfly), de Pascal Plante; Josep, de Aurélien Froment; Dezesseis Primaveras (Spring Blossom), de Suzanne Lindon; Suor (Sweat), de Magnus von Horn; Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria; Mães de Verdade (True Mothers), de Naomi Kawase; A Morte do Cinema e do Meu Pai Também (The Death of Cinema and My Father Too), de Dani Rosenberg; Caminhando Contra o Vento (Striding into the Wind), de Wei Shujun; e Ao Entardecer (In the Dusk), de Sharunas Bartas.

Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda

Apresentações especiais

O documentário Coronation, do artista Ai Weiwei, que retrata o confinamento em Wuhan, na China, durante o início do surto de Covid-19 no começo do ano, será exibido durante o evento. Ai Weiwei apresenta um segundo filme na Mostra: o longa Vivos, sobre um grupo de estudantes mexicanos que foram brutalmente atacados por forças policiais e outros agressores mascarados.

Também ganha sessão especial o curta Escondida (Hidden), do iraniano Jafar Panahi, que segue o cineasta, sua filha e seu amigo a uma remota vila curda para visitar uma cantora sobrenaturalmente talentosa, que é proibida de se apresentar publicamente.

Outro curta que integra a programação é Uma Noite na Ópera, do renomado diretor ucraniano Sergei Loznitsa. Baseado em imagens de arquivo dos anos 1950 e 1960, o filme revisita as noites de gala na Ópera de Paris.

E Jia Zhangke, que apresenta seu longa Nadando até o Mar Se Tornar Azul, nos brinda também com o seu mais recente trabalho, o curta A Visita (Visit), gravado com o celular. O filme retrata uma reunião entre dois parceiros de trabalho que acaba revelando os rígidos protocolos de cuidados impostos pela epidemia do novo coronavírus.

Prêmios, Homenagens e Júri

Nesta edição, a Mostra Internacional de Cinema fará duas homenagens com o Prêmio Humanidade: a primeira será aos funcionários da Cinemateca e a segunda ao conceituado documentarista americano Frederick Wiseman, diretor de City Hall, longa confirmado na seleção do evento.

O prêmio Leon Cakoff será entregue à produtora Sara Silveira. Em homenagem a ela, a Mostra irá exibir sua mais recente produção, o longa Todos os Mortos, de Marco Dutra e Caetano Gotardo, no Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II) no dia 2 de novembro, onde a produtora receberá o prêmio.

O brasileiro Fernando Coni Campos (1933-1988) ganha homenagem póstuma nesta edição do evento com a apresentação especial de três de seus sete longas-metragens: Viagem ao Fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983).

O júri da Mostra será formado pela montadora Cristina Amaral, pelo diretor e produtor teatral Felipe Hirsch e pela produtora Sara Silveira.

Para mais informações, acesse mostra.org.

 

Angelo Cordeiro

Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Cinéfilo com obsessão por listas e tops, já viram Alta Fidelidade? Exatamente, estilo Rob Gordon. Tem três cães: Johnny, Dee Dee e Joey, qualquer semelhança com os Ramones não é mera coincidência, afinal é amante do bom e velho rock'n'roll. Adora viajar, mas nunca viaja. Adora futebol, mas não joga. Adora Scarlett Johansson, mas ainda não se conhecem. Ainda.

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