Entre produções nacionais que ganharam projeção internacional, franquias consagradas, o crescimento dos animes nos cinemas e relançamentos que despertaram nostalgia, a retrospectiva da Ingresso.com revela um 2025 diverso, emocional e com um público cada vez mais engajado com a experiência de ir ao cinema.

Esse movimento aparece de forma clara no top 10 dos filmes mais vendidos de 2025 na Ingresso.com. Na liderança está “Lilo & Stitch”, com “Invocação do Mal 4: O Último Ritual” na segunda colocação. “Como Treinar o Seu Dragão (2025)” ocupa o terceiro lugar, enquanto “Superman” aparece em quarto e “Quarteto Fantástico – Primeiros Passos” fecha o top 5. O resultado evidencia a variedade de preferências do público, que transitou entre animação, terror, fantasia e super-heróis.

Já na sexta colocação aparece “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito”, marcando um momento histórico, pois é a primeira vez que um anime figura entre os dez filmes mais vendidos do ano. Na sequência, “Um Filme Minecraft” confirma a força das adaptações de games nas bilheteiras.

“Ainda Estou Aqui” aparece na oitava posição, que reafirma sua relevância ao longo do ano e a capacidade de manter público mesmo diante de grandes produções internacionais. Dirigido por Walter Salles, o drama marcou o início de 2025 para o cinema brasileiro, conquistando crítica e público no Brasil e no exterior, com importantes prêmios como o Oscar de Melhor Filme Internacional e o Globo de Ouro, além de uma longa permanência em cartaz. Em nono lugar aparece “Mufasa: O Rei Leão”, enquanto “O Auto da Compadecida 2” fecha o Top 10.

Foi um ano muito diverso e cheio de novidades. Pela primeira vez, um anime figura entre os filmes mais vendidos, sem deixar de destacar a força do cinema nacional. É muito significativo ver produções brasileiras lado a lado com grandes lançamentos internacionais. Ainda Estou Aqui, por exemplo, teve uma trajetória impressionante, especialmente após o Oscar 2025, que impulsionou ainda mais sua permanência em cartaz. A qualidade técnica, a força das narrativas e o envolvimento emocional com o público mostram que o cinema brasileiro vive um momento potente”, afirma Mauro Gonzalez, Diretor de Negócios da Ingresso.com.

O comportamento do público confirma essa tendência. Entre maio de 2024 e maio de 2025, as vendas de ingressos para filmes brasileiros cresceram 197% em comparação ao período anterior. “Percebemos que o público brasileiro está buscando cada vez mais experiências cinematográficas que reflitam a sua realidade e seus valores culturais. Essa mudança de comportamento demonstra um interesse genuíno por histórias locais. A receptividade aos filmes nacionais comprova que o consumidor não quer apenas entretenimento, mas também representatividade na tela”, analisa Gonzalez.

Agora se 2024 já havia sinalizado o retorno dos clássicos ao circuito comercial, 2025 consolidou definitivamente essa tendência, com 22 relançamentos ao todo. Mostra que o público valoriza não apenas o filme, mas a experiência de reviver emoções na tela grande. No segundo semestre, o calendário seguiu robusto com títulos como Invocação do Mal” (1, 2 e 3), “Toy Story – 30 anos”, “Avatar: O Caminho da Água”, “Tubarão – 50º aniversário”, “A Noiva Cadáver”, “De Volta para o Futuro – 40º aniversário” e “Harry Potter e o Cálice de Fogo – 20º aniversário”.

Ao analisar o desempenho do mercado, Mauro Gonzalez, destaca que 2025 deve ser compreendido à luz de um 2024 excepcional. “2024 foi um ano fora da curva, com recordes sucessivos. Diante disso, seria muito difícil que 2025 ultrapassasse esses números. Ainda assim, foi um período de consolidação importante para o setor. Já 2026 tem tudo para ser explosivo, com uma combinação muito forte de franquias globais, grandes títulos nacionais e histórias capazes de mobilizar diferentes gerações”, afirma.

Entre as principais apostas para 2026 estão “A Empregada”“Pânico 7”“Super Mario Galaxy: O Filme”“O Diabo Veste Prada 2”“Mortal Kombat 2”“Toy Story 5”“Minions 3”“Moana” (live-action), “Homem-Aranha: Um Novo Dia”“A Odisseia”“Da Magia à Sedução 2”“Jogos Vorazes – Amanhecer na Colheita”“Duna – Parte 3” e “Avengers – Doomsday”. O calendário inclui ainda produções nacionais com forte apelo popular, como “Os Farofeiros 3” e “Minha Irmã e Eu 2”.

Com mais de 20 anos de atuação, a Ingresso.com é uma empresa de tecnologia pioneira no
mercado de venda online de ingressos e automação de bilheterias, que desenvolve soluções com foco
principal no cinema e eventos de grande porte. Sua atuação vai desde a gestão das bilheterias e
bombonieres, até a venda de ingressos online passando pela produção de conteúdo para as suas
plataformas e redes sociais. A qualidade do seu atendimento ao cliente resultou em nove títulos do
Prêmio Reclame Aqui, incluindo a edição de 2022. No mesmo ano, a empresa passou a fazer parte do
portfólio do UOL Conteúdo e Serviços, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços
digitais, que conta com mais de mil canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços, tendo
a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. Acompanhe todas as
novidades do mundo do cinema nos canais da Ingresso.com: Instagram, YouTube, Facebook, Twitter,
Telegram e no LinkedIn.

por Da Redação

Somos um coletivo de apaixonados por cinema, séries, games, quadrinhos e muito mais. Porque ser nerd é mais do que um rótulo, está no seu interior. Que a Força esteja com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *