Tatiana Maslany em Para Sempre Medo, única estreia da semana
A semana pós-Carnaval nos cinemas de Indaiatuba traz apenas um lançamento, o terror Para Sempre Medo. Em compensação, está de volta o Ghibli Fest, com animações do grande estúdio japonês, e produções que concorrem aos prêmios da Academia de Hollywood, Na Maratona Orcar serão exibidos Frankenstein e Sonhos de Trem, e no Cineclube Indaiatuba, A Voz de Hind Rajab.
Em Para Sempre Medo, o casal Liz (Tatiana Maslany, de Orphan Black e Mulher Hulk) e Malcolm (Rossif Sutherland, de O Conto da Aia) decide passar um tempo em uma cabana remota. Decidida a comemorar seu aniversário isolada da rotina, a esposa resolve ficar mais alguns dias no local após a partida do marido. O que ela não esperava era que a data de comemoração se transformaria em uma corrida pela sobrevivência, ao descobrir que terá que enfrentar uma presença sinistra que revela o passado arrepiante da cabana.A direção é de Osgood Perkins, de Longlegs. e O Macaco
Ghibli Fest
O Ghibli Fest está de volta. Após o sucesso da edição que comemorou os 40 anos de um dos maiores estúdios de animação do mundo e lar do sensei Hayao Miyazaki, o festival organizado no Brasil pela Sato Company acontece entre 19 de fevereiro e 4 de março. Esta primeira semana traz clássicos como A Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro e Ponyo
A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.
Em Castelo no Céu, Pazu, um aprendiz de engenheiro, conhece uma jovem garota dona de um colar brilhante, Sheeta, e descobrem que ambos estão procurando pelo legendário castelo flutuante. Assim começa uma aventura com piratas gananciosos dos céus, agentes secretos e obstáculos que tentam esconder a verdade e resgatar o misterioso colar.
A Princesa Kaduya é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.
Em Meu Amigo Totoro, Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.
Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra o, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
O Mundo dos Pequeinos começa nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.
Em Contos de Terramar, estranhos incidentes fazem com que o mago Ged investigue o que anda afetando o equilíbrio das coisas. Em sua perscrutação, ele conhece o príncipe Arren, que relata estar sendo perseguido por algo sombrio. Durante a jornada juntos, eles percebem que o mundo encontra-se em desarmonia.
Em O Mundo dos Gatos, após salvar um gato de ser atropelado, Haru, uma menina preguiçosa e que sempre se atrasa para a escola, recebe a visita do Rei dos Gatos. Ele a convida para conhecer seu reino, onde os animais falam e comportam-se como seres humanos.
Em As Memórias de Marnie, Anna é uma menina de 12 anos, filha de pais adotivos, sempre muito solitária e não exatamente feliz. Um belo dia, em um castelo numa ilha isolada, ela conhece Marnie. A menina loira de vestido branco se torna a grande e única amiga de Anna, mas ela descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser.
Maratona Oscar
A Maratona Oscar prossegue com dois filmes da Netflix trazidos para a tela grande. O primeiro é Frankenstein, clássico de terror de Mary Shelley que ganha nova vida na adaptação pela mente de Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno e A Forma da Água). o flme acompanha o brilhante, mas egocêntrico cientista Victor Frankenstein (Oscar Issacs, de Cavaleiro da Lua) que resolve se aventurar em experimentos audaciosos e criar do zero uma criatura com vida. O que essas tentativas e estudos desencadeiam é uma tragédia tanto para o criador quanto para sua criação monstruosa (Jacob Elordi, de Saltburn). Brincar de Deus levou Frankenstein a concretizar suas maiores ambições científicas, mas colocou-o na mira da raiva de sua própria criatura, que, agora, busca por vingança após se ver descartada pelo professor. O filme tem 9 indicações ao Oscar
Em Sonhos de Trem, Robert Grainier (Joel Edgerton, de O Grande Gatsby) é um dos muitos madeireiros responsáveis por construir e expandir ferrovias pelos Estados Unidos no início do século XX. Órfão desde muito jovem, Robert cresceu entre as florestas imponentes do Noroeste do Pacífico. Em um mundo que se transformava cada vez mais rápido durante o agitado século XX, por causa do árduo trabalho, Robert precisou passar longos períodos afastado de quem mais amava: sua esposa Gladys (Felicity Jones, de O Brutalista) e sua pequena filha. Quando uma tragédia sem precedentes atinge a família, ele precisa aceitar a derrota e se esforçar para relembrar os laços únicos de uma jornada que, ao mesmo tempo, é distinta, mas universal. A produção dirigida por Clint Bentley (Sing Sing) concorre a quatro Oscars, inclusive Fotografia, assinada pelo brasileiro Adolpho Veloso.
Cineclube Indaiatuba
O Cineclube Indaiatuba exibe na próxima terça-feira, dia 24, o concorrente ao Oscar de Filme Internacional A Voz de Hind Rajab. Ambientado em Gaza, a produção dirigida por Kaouter Ben Hania acompanha a trágica história de uma garota de 6 anos de idade que morreu ao tentar fugir junto à sua família dos ataques israelenses. Escondida dentro do carro do próprio tio, ela ficou presa após o veículo começar a pegar fogo, e apesar de ter passado três horas no telefone com os voluntários do Crescente Vermelho, foi encontrada morta, ao lado dos paramédicos, após 12 dias da ligação desesperadora. O longa faz uma dramatização dos acontecimentos, utilizando os áudios originais de Hind pedindo socorro e reportando as tentativas da ajuda humanitária de alcançá-la no meio do caos e dos ataques. Em uma série de denúncias, o longa aborda o tema que chocou o mundo, principalmente por conta do bloqueio das ambulâncias que poderiam ter salvado aquelas vidas.

por Marcos Kimura

Marcos Kimura é jornalista cultural há 25 anos, mas aficionado de filmes e quadrinhos há muito mais tempo. Foi programador do Cineclube Oscarito, em São Paulo, e técnico de Cinema e Histórias em Quadrinhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura. Programa o Cineclube Indaiatuba, que funciona no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *