Depois de homenagear o Expressionismo Alemão e a Nouvelle Vague, o no Festival 125 Anos de Cinema, do Telecine Cult, relembra o Neo-Realismo Italiano neste domingo, dia 18.
O movimento foi um dos mais importantes da Sétima Arte, porque levou o cinema para as ruas, retratando pessoas de verdade em situações realistas, especialmente no contexto da Itália pós-fascismo. É a partir desse momento que a Itália se impõe como um dos centros mundiais cinematográficos, que se consolida com a geração que se inspirou nesses pioneiros. Roma, Cidade Aberta (1945), deixou o mundo boquiaberto e tornou Roberto Rossellini um deus, assim como sua estrela, Anna Magnani. Ela também protagoniza Belíssima, de Luchino Visconti, diretor que faria a transição do Neo-realismo para o pós-Neo-realismo, formando com Antonioni, Fellini e Pasollini o primeiríssimo time do auge de Cinecittà, complexo de estúdios construído por Mussolini, que é o pano de fundo do filme. Mais tarde Anna foi para Hollywood, para ganhar o Oscar de Melhor Atriz por A Rosa Tatuada.
Ladrões de Bicicleta (1948) foi outro marco, dirigido pelo também ator Vittorio De Sica, homenageado por Ettore Scolla em Nós, que nos amávamos tanto, em que o cineasta revela o truque que usou para fazer o ator-mirim Enzo Staiola chorar de verdade (e que hoje em dia seria considerado bullying…).
Filmes do Neorrealismo Italiano estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.
DOMINGO (18)
Festival 125 Anos de Cinema: Neorrealismo Italiano
Belíssima
No Telecine Cult, dia 18, às 10h35
Madalena Cecconi tenta transformar a filha Maria em uma grande estrela de cinema. Ela vê em uma audição para protagonista do filme de um famoso cineasta a oportunidade perfeita para isso, mas a partir dali as duas passam a lidar com muitas desilusões.
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella, Gastone Renzelli
Itália. 1951. Comédia. 114 min.
Milagre em Milão
No Telecine Cult, dia 18, às 12h40
O jovem Totò passou boa parte da vida em um orfanato. Prestes a sair, ele tem uma visão com a sua antiga mãe, que lhe concede uma pomba mágica. Agora, Totò tenta construir uma vida digna para si, mas precisa lidar com a pobreza e uma cidade destruída pela guerra. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado a dois BAFTAs, incluindo o de Melhor Filme.
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Francesco Golisano, Brunella Bovo, Emma Gramatica
Itália. 1951. Comédia. 96 min.
Onde Está a Liberdade?
No Telecine Cult, dia 18, às 14h25
Salvatore Lojacono sai da prisão após cumprir uma pena de 20 anos. Sem conseguir se adaptar ao novo mundo pós-guerra, ele tenta de tudo para voltar à cadeia. O diretor Roberto Rossellini foi um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Totò, Vera Molnar, Nyta Dover
Itália. 1954. Drama. 91 min.
Era Noite em Roma
No Telecine Cult, dia 18, às 16h05
Sob a ocupação alemã, três militares de diferentes nacionalidades escapam de um campo nazista de extermínio em Roma e tentam chegar às linhas aliadas. Para isso, eles contam com o apoio de italianos que encontram pelo caminho. Dirigido por Roberto Rossellini, um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Leo Genn, Giovanna Ralli, Sergey Bondarchuk
França. Itália. 1960. Drama. 128 min.
Link no T elecine
Ladrões de Bicicleta
No Telecine Cult, dia 18, às 18h25
Em Roma, o trabalhador Antonio Ricci se esforça para sustentar a família e precisa de uma bicicleta para conseguir um novo emprego. Ele dá tudo que tem para comprar o transporte, mas a bicicleta é roubada, fazendo com que Antonio e o filho Bruno precisem rodar a cidade para procurá-la. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell
Itália. 1948. Drama. 88 min.
Roma, Cidade Aberta
No Telecine Cult, dia 18, às 20h05
Roma, 1944. Durante a ocupação nazista em Roma, o líder da resistência Giorgio Manfredi é perseguido pela Gestapo. Seu amigo Francesco, que vai se casar com a viúva Pina, e o padre Don Pietro Pellegrini ajudam-no a deixar Roma.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1945. Drama. 105 min.
Paisà
No Telecine Cult, dia 18, às 22h
Seis capítulos reproduzem a condição humana na situação de guerra, a partir de julho de 1943 até o inverno de 1944. Uma mulher leva uma patrulha através de um campo de minas. Ela morre protegendo um militar, mas os Yankees acham que ela o matou.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1946. Drama. 134 min.
Alemanha, Ano Zero
No Telecine Cult, dia 18, à 00h15
De Roberto Rossellini, o filme neo-realista retrata a Alemanha pós-guerra. Um garoto trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos, até que, depois de um conselho, ele pensa em matar o próprio pai.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Franz-Otto Krüger, Ingetraud Hinze
Itália. 1948. Drama. 78 min.
+ Ainda não há comentários
Add yours