A comunidade de Casa Branca, em Brumadinho (MG), recebe, entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro a segunda edição do Festival Susto!
A programação oferecida de forma inteiramente gratuita inclui sessões presenciais e online de filmes que exploram temáticas e enredos do realismo fantástico, sobrenatural, de horror e ficção científica, contribuindo para apresentar a riqueza e a diversidade de linguagens do cinema brasileiro contemporâneo.
Além das produções mais recentes, o festival ainda terá espaço para um programa de clássicos do cinema fantástico, relembrando obras que marcaram o início desse gênero na história do audiovisual mundial.
Criado durante a pandemia de Covid-19, a ideia inicial era oferecer uma programação para as pessoas durante o período do isolamento social. A iniciativa deu tão certo que agora o festival ganha agora uma segunda edição, viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo.
A data escolhida coincide justamente com das celebrações da época, como Dia das Bruxas, Dia do Saci e o Dia dos Mortos – fazendo com que a procura por conteúdos audiovisuais que envolvam a temática estejam em evidência.
A realização do festival é uma forma de democratizar o acesso à cultura, permitindo que estas obras cheguem até o público. “Além de fazer as exibições online também estamos levando o festival para Casa Branca em Brumadinho, onde montamos uma pequena sala de cinema para a comunidade, criando uma alternativa de entretenimento no povoado que carece de atividades culturais e com poucas oportunidades de convívio coletivo.”, destaca Maíz Assumpção, curadoria e organizadora do Festival Susto!.
Programação
A programação foi pensada para pessoas de todas as idades, garantindo filmes mágicos e encantados que podem ser apreciados tanto pelas crianças e suas famílias, como também filmes de realidade distópica e terror, voltados para o público adulto.
A curadoria anda destaca a exibição de obras recentes, incluindo estreias nacionais que entrarão no circuito comercial durante o período de exibição no Festival Susto!
“O cinema fantástico não se limita ao sobrenatural. Ele está profundamente ligado às nossas lendas, mitos e às formas de ver o mundo presentes nas culturas tradicionais e populares do país. No Brasil, as fronteiras entre o real e o encantado são porosas — o mágico habita o cotidiano”, destaca Maíz.
Destaques
A programação deste ano apresenta obras que vão do terror psicológico à animação encantada, passando por narrativas distópicas e dramas fantásticos. Entre os destaques estão:
Enterre Seus Mortos (Ficção/Terror, 16 anos, 128 min, 2024 – Brasil)
Direção: Marco Dutra
Enterre Seus Mortos acompanha a rotina de um removedor de animais mortos chamado Edgar Wilson (Selton Mello). Edgar trabalha pelas rodovias perigosas de uma peculiar e pequena cidade fictícia conhecida pelo nome de Abalurdes.
A morte já faz parte do cotidiano de Edgar e de seu colega de trabalho Tomás (Danilo Grangheia), um ex-padre excomungado. Nete (Marjorie Estiano), chefe dos dois e namorada de Edgar, é quem passa as ocorrências de bichos atropelados pelas estradas.
Tudo parece seguir seu curso normal, até que, um dia Edgar é forçado a violar as regras do seu trabalho, e o caos passa a imperar em sua vida e na cidade. Rumos inesperados tomam conta da vida do taciturno removedor, quando sinais do apocalipse se mostram cada vez mais presentes.
Javyju – Bom Dia (Ficção científica/Realidade distópica, livre, 25 min, 2024 – Brasil)
Direção: Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães
Em um futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O Pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de resposta.
Bicho Monstro (Ficção/Terror, 12 anos, 75 min, 2024)
Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso animal que vive na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes, um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal.
As histórias se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios.
O Último Azul (Drama/Realidade distópica, 14 anos, 86 min, 2025)
Em O Último Azul, um Brasil distópico possui uma política de exílio forçado contra seus idoso. A ideia é permitir que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos, assim, o governo transfere esse grupo para colônias habitacionais onde eles possam “desfrutar” de seus últimos dias de vida.
Entra em cena Tereza, uma mulher de 77 anos que mora numa cidade industrializada na Amazônia. Quando chega sua hora e ela recebe um chamado do governo para abandonar sua casa e residir na colônia, Tereza deseja realizar seu último desejo antes de ser compulsoriamente expulsa de seu lar e enviada para longe.
Ela, então, embarca numa viagem pelos rios e afluentes da região, sem imaginar que essa viagem mudará o rumo de sua vida para sempre.
Os Bebês Heróis do Xingu (Animação/Encantado, livre, 20 min, 2023)
Os gêmeos Kwat e Jaí vivem uma jornada de aventuras em busca de sua mãe, engolida por uma sucuri que permanece presente em canções de ninar até encontrar aconchego na sua aldeia. O roteiro é uma livre leitura a partir de estórias relatadas pela Pajé Mapulu.
A mitologia Kamayurá está presente nos objetos mágicos e no encontro com os antepassados no Kwarup, ilustrados em 2D e imagens em live-action captadas e interpretadas pela comunidade do Hiulaya do Alto Xingu.
Toda a programação será oferecida de forma inteiramente gratuita. As exibições online serão realizadas pelo canal da mostra no YouTube: youtube.com/@sustofantastico
Susto! Festival de Filmes Fantásticos
Datas: de 27 de outubro a 2 de novembro
Formato: híbrido, com exibições presenciais, em Casa Branca/Brumadinho e online, pelo YouTube
Local: Galeria Cabra
Endereço: Avenida Casa Branca 400, Casa Branca, Brumadinho (MG)
Programação Gratuita – Os filmes ficarão disponíveis por 24 horas