Free Guy: Assumindo o controle, com Ryan Reynolds, e Caminhos da Memória, com Hugh Jackman, são os lançamentos da semana nos cinemas.
Já vimos Free Guy, em cabine de imprensa realizada no Cine Topázio do Shopping Jaraguá, na quarta-feira. O ponto de partida é mais interessante do que parece à primeira vista: em Free City, um videogame on line, Guy (Ryan Reynolds), um NPC (non-player character, ou, personagem não jogável) se apaixona por Molotovgirl (Jodie Comer), avatar de uma jogadora, e a partir daí começa a sair de seu roteiro programado. No mundo real, Molotovgirl é Millie, uma gamer que está processando Antwain (o diretor Taika Waititi), o dono de Free City, por ter roubado um jogo criado por ela e Keys (Joe Keery, de Stranger Things).
Estava curioso para ver Jodie (a sensacional Vilenelle de Killing Eve, que pode ser visto no Globoplay) em seu primeiro longa importante, e ela se sai bem num papel que mistura o lado badass e fofo da atriz. Reynolds está à vontade num personagem que explora seu talento para comédia, gênero que o projetou antes dos filmes de ação. Seu parceiro, significativamente chamado de Bud, é Lil Rel Howery, de Corra!
Free Guy é um jogo tipo GTA, em que os jogadores ganham pontos ao matar e roubar, enquanto o Free Life de Milli e Keys é um tipo de The Sims ou Second Life, uma simulação virtual da vida. Mais do que uma discussão da ética dos games, o filme enfoca também a inteligência artificial, daí sutis referências a 2001 e Exterminador do Futuro. Mas é, principalmente, uma produção de entretenimento, então, as referências da cultura pop ganham maior destaque, inclusive uma participação especial de Channing Tatum, o astro de Magic Mike.
A carreira cinematográfica do diretor Shawn Levy é marcada pela franquia Uma Noite no Museu, na qual, curiosamente, figuras artificiais também ganham vida. Há perseguições, tiroteios e brigas genéricas, assim como situações dramáticas que empacam a narrativa, mas, de modo geral, é uma boa diversão, mais para comédia romântica que para sci-fi.
Se não me falha a memória…
Caminhos da Memória, se passa em um futuro distópico no qual Miami sofreu severas consequências com o aquecimento global e tornou-se praticamente submersa. Nick Bannister (Hugh Jackman) é um investigador particular que é uma das maiores referências quando se trata de recapturar memórias perdidas ou distantes e devolvê-las a seus contratantes. Sua vida muda quando ele aceita um trabalho de uma nova cliente chamada Mae (Rebecca Fergusson, dos últimos Missão: Impossível) e o que parecia um serviço rotineiro se transforma numa obsessão, envolvendo uma conspiração sinistra.
É o primeiro trabalho em longa-metragem de Lisa Joy, co-criadora da série Westworld com o marido Jonathan Nolan. Será por isso que o trailer lembra A Origem, do cunhado Christopher? Também no elenco está Thandiwe Newton, uma das estrelas do seriado da HBO.
+ Ainda não há comentários
Add yours