Agora em versões restauradas e digitalizadas em 4K, o projeto Sessão Vitrine Petrobrás traz de volta às telonas dois grandes projetos do diretor Jorge Furtado: o curta Ilha das Flores e o longa Saneamento Básico, o Filme.

Ambos serão exibidos no Cineclube Indaiatuba na próxima terça-feira, 24 de junho, a partir das 19h30. A sessão acontece no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba e os ingressos estão à venda pelo preço único de R$ 14.

O projeto, capitaneado pela Petrobrás em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, visa valorizar a memória audiovisual brasileira e coloca novamente à disposição do público duas produções fundamentais para a compreensão do país e da linguagem cinematográfica nacional.

Lançado em 1989 e até hoje reverenciado, Ilha das Flores apresenta uma narrativa veloz e irônica para discutir temas como desigualdade, consumo e dignidade. Impactante, a produção ocupa o primeiro lugar em Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (2019), livro organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Venceu diversos prêmios no Brasil e no exterior.

A nova versão resgata o pôster original, que a Sessão Vitrine Petrobras digitalizou especialmente para a reestreia. Ao longo dos anos, a imagem do porco à mesa ganhou notoriedade, mas agora o público poderá ver a arte com fidelidade à proposta inicial.

Crítica social

Lançado em 2007, Saneamento Básico, o Filme aposta no humor e na crítica social. Furtado assina também o roteiro, que gira em torno de uma comunidade do interior do sul do Brasil que enfrenta a falta de uma fossa séptica e descobre uma verba pública disponível, mas com destino obrigatório: a produção de um filme.

Em vez de desperdiçar a chance, os personagens decidem transformar a obra de saneamento em um projeto cinematográfico. A história mistura criatividade, ironia e reflexões sobre a burocracia.

No elenco estão Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui, e Wagner Moura, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 pelo inédito O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, além de Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Paulo José, Tonico Pereira, Janaína Kremer e Bruno Garcia.

“Queremos garantir que novas gerações se conectem com a riqueza do nosso cinema. Preservar essas obras é essencial para fortalecer nossa identidade cultural”, destaca a preservadora audiovisual Débora Butruce, responsável pela curadoria dos filmes da Sessão Vitrine Petrobrás, que planeja relançar outras produções históricas do audiovisual brasileiro.

por Fábio Alexandre

No jornalismo desde 2000, já passou por diversas redações, sempre envolvido com a cultura de Indaiatuba (SP) e Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fã de cinema, games, séries, literatura e histórias em quadrinhos, é co-editor do portal Nerd Interior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *