Na manhã dessa terça-feira, 8 de fevereiro, foram revelados os indicados à 94ª edição do Oscar, direto do canal oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood no YouTube.
Dentre os 34 longas-metragens, que disputam 19 categorias, Ataque dos Cães, da Netflix, se destaca como favorito, com merecidas 12 indicações.
O velho oeste desconstruído da neozelandesa Jane Campion – já indicada em 1994 por O Piano – conta a história de Peter lidando com o preconceito de homens rudes. A atmosfera tensa do filme revela sua riqueza em sutilezas narrativas e nos pequenos detalhes das cenas bem trabalhadas.
Ele concorre com o incrível épico de ficção científica Duna, que foi indicado a 10 categorias e deve vencer os prêmios técnicos, apesar de seu diretor, Denis Villeneuve, não ter sido lembrado.
Seguem ainda, com sete indicações cada, o drama de época, em preto e branco, Belfast, sobre os conflitos civis na Irlanda do Norte da década de 1960, e Amor, Sublime Amor, refilmagem do musical de 1961, agora aos olhos do consagrado Steven Spielberg, já indicado 11 vezes como produtor e sete como diretor.
Outra refilmagem presente é o suspense noir O Beco do Pesadelo, cujo tom glamoroso vai ao embate contra o também belíssimo No Ritmo do Coração, que rendeu a primeira indicação a um ator surdo, no papel de um pai de família cuja filha sonha em ser cantora.
King Richard, a bonita história de ascensão das irmãs tenistas Vénus e Serena Williams, também dá a oportunidade a um pai ser agraciado com o prêmio por atuação: Will Smith como Richard, o pai e empresário das esportistas.
A produção enfrenta a sátira das fake news sobre um desastre ambiental, Não Olhe para Cima e o japonês Drive my Car, ambos com quatro indicações, além da comédia dramática Licorice Pizza.
Situações inéditas
Quase centenário, o Oscar ainda celebra situações inéditas. É a primeira vez que um filme concorre, ao mesmo tempo, nas categorias de Animação, Documentário e Filme Internacional. Esse é o caso do dinamarquês Flee, sobre uma família de refugiados enfrentando duros percalços e lidando com a descoberta da sexualidade do filho.
O filme inovador corteja a estatueta tanto quanto a Disney com suas animações Encanto, Raya e o Último Dragão e Luca.
O estúdio se garante na festa também com Cruella, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e sua parte no mega sucesso Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que encontram no caminho o último 007 de Daniel Craig e Casa Gucci, cuja atuação de Lady Gaga foi esnobada, para dar espaço à Lady Di de Kristen Stewart em Spencer, à incrível Olivia Colman no tocante A Filha Perdida e à televangelista Tammy Faye de Jessica Chastain, que contracena com Andrew Garfield, mas cuja indicação se dá por Tick, Tick… Boom!, um musical sobre o criador da peça Rent.
O filme inspirado na peça moderna concorre, aliás, contra Denzel Washington numa nova visão sobre a peça clássica shakespeariana Macbeth, onde as imagens são um deleite aos olhos, remetendo ao expressionismo alemão.
Com muita diversidade técnica e artística, a cerimônia da entrega de prêmios será realizada dia 27 de março, garantindo 48 dias para os amantes do cinema maratonarem as produções e se prepararem para os bolões. A todos nós, boas sessões e bons filmes!
Confiram as indicações:
MELHOR FILME
Belfast (10 de março nos cinemas)
No Ritmo do Coração (Amazon Prime Video)
Não Olhe Para Cima (Netflix)
Drive My Car (Mubi, em breve)
Duna (HBO Max)
King Richard: Criando Campeãs (HBO Max)
Licorice Pizza (17 de fevereiro nos cinemas)
O Beco do Pesadelo (em cartaz nos cinemas)
Ataque dos Cães (Netflix)
Amor, Sublime Amor (2 de março no Disney+)
MELHOR DIREÇÃO
Kenneth Branagh, por Belfast
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
Jane Campion, por Ataque dos Cães
Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
MELHOR ATOR
Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos (Amazon Prime Video)
Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom! (Netflix)
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth (Apple TV+)
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye (em breve no Star+)
Olivia Colman, por A Filha Perdida (Neflix)
Penélope Cruz, por Mães Paralelas (18 de fevereiro na Netflix)
Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
Kristen Stewart, por Spencer (em cartaz nos cinemas)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds, por Belfast
Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessie Buckley, por A Filha Perdida
Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
Judi Dench, por Belfast
Kirsten Dunst, por Ataque dos Cães
Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Kenneth Branagh, por Belfast
Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Siân Heder, por No Ritmo do Coração
Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR FOTOGRAFIA
Greig Fraser, por Duna
Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
Ari Wegner, por Ataque dos Cães
Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA SONORA
Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
Hans Zimmer, por Duna
Germaine Franco, por Encanto
Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Be Alive” (King Richard: Criando Campeãs)
“Dos Oruguitas” (Encanto)
“Down to Joy” (Belfast)
“No Time to Die” (007 – Sem Tempo Para Morrer)
“Somehow You Do” (Four Good Days)
MELHOR EDIÇÃO
Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
Joe Walker, por Duna
Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!
MELHOR FIGURINO
Jenny Beavan, por Cruella
Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
Um Príncipe em Nova York 2
Cruella
Duna
The Eyes of Tammy Faye
Casa Gucci
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Patrick Vermette, por Duna
Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
Grant Major, por Ataque dos Cães
Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Drive My Car (Japão)
Flee (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
The Worst Person in the World (Noruega)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
Ascension
Attica
Flee
Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Writing with Fire
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Three Songs for Ben Azir
When We Were Bullies
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
Encanto
Flee
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o Último Dragão
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
Affairs of the Art
Bestia
Boxballet
Robin Robin
The Windshield Wiper
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
Ala Kachuu – Take and Run
The Dress
The Long Goodbye
On My Mind
Please Hold
MELHOR SOM
Belfast
Duna
007 – Sem Tempo Para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Duna
Free Guy: Assumindo o Controle
007 – Sem Tempo Para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
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