Com o anúncio dos indicados ao Oscar nesta terça-feira, começa oficialmente a temporada da maior premiação audiovisual do mundo. Os cinemas de Indaiatuba recebem nesta semana dois dos principais filmes que concorrem às estatuetas: Anatomia de uma Queda e Os Rejeitados, ambos com cinco indicações.
Em Anatomia de uma Queda, um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma “morte suspeita”: é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado.
A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.
Esta produção francesa, vencedora da Palma de Ouro em Cannes, está indicada ao Oscar de Filme, Direção (Justine Triet), Atriz (Sandra Huller, que está em outro indicado, Zona de Interesse), Roteiro Original (Justine Triet e Arthur Harari) e Edição (Laurent Sénéchal).
Curiosamente, a Academia Francesa indicou outra produção para concorrer à categoria de Filme Estrangeiro, O Sabor da Vida, talvez na esperança de ter dois filmes no Oscar, mas a produção com Juliette Binoche não ficou entre os finalistas. Assim, o país corre o risco de não levar nenhum prêmio. Tipicamente francês.
Na data mais esperada do fim do ano, os alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy se preparam para passar suas férias com as famílias e amigos. No entanto, um grupo conhecido como Os Rejeitados fica para trás, sem lugar ou pessoas para visitar.
Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor altamente desgostado pelo corpo docente, sempre fica para trás e contra a sua vontade, é o responsável por cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado.
Durante a tarefa, ele precisa lidar especificamente com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida com a ajuda da cozinheira-chefe da escola, Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph, de Only Murders in the Building).
O cineasta Alexander Payne e o ator Paul Giamatti voltam a se encontrar 20 anos após Sideway: Entre Umas e Outras, e desta vez foi feita justiça ao intérprete com a primeira indicação da carreira.
Embora Payne tenha sido esnobado ao Oscar como Diretor, Da’Vine Joy Randolph é barbada como Atriz Coadjuvante e Giamatti surge como único desafiante sério a Cillian Murphy como Ator.
As demais indicações são de Filme, Roteiro Original (David Remingson) e Edição (Kevin Tent). Os Rejeitados será exibido no Cine Cult, em princípio em sessão única na terça-feira, 30 de janeiro.
Outros lançamentos
Outras estreias da semana em Indaiatuba são o espírita nacional Nosso Lar 2: Os Mensageiros; a comédia Todos Menos Você; e a aventura brasuca Príncipe Lu e a Lenda do Dragão.
Sequência de Nosso Lar (2010), nesse novo longa, André Luiz (Renato Prieto) entra para um grupo de espíritos liderado por Ancieto (Edson Celulari) com a missão de ser mensageiros.
Eles partem para a Terra para acompanhar uma missão que tem o risco de fracassar. O propósito é ligar o mundo espiritual e a Terra. Juntos, o grupo se dedica a cuidar de três pessoas que fazem parte dessa missão, sem saber que são os escolhidos.
Otávio (Felipe de Carolis), um jovem médium que não vem cumprindo com sua missão, Isidoro (Mouhamed Harfouch), um líder de casa espírita e Fernando (Rafael Sieg), um empresário. A direção é do especialista no subgênero Wagner de Assis (Nosso Lar, Kardec, Chico para Sempre).
Baseado no comédia de William Shakespeare, Muito Barulho por Nada, Todos Menos Você acompanha Bea (Sydney Sweeney, de Euphoria e The White Lotus) e Ben (Glen Powell, de Top Gun: Maverick), dois jovens que combinam um encontro após se esbarrarem nos corredores da faculdade em que estudam.
Em uma noite quase perfeita, o jovem casal possui tudo para manter o contato: química, uma boa conversa e um incrível desejo um pelo outro. No entanto, o primeiro encontro não passa disso, e a relação de ambos se esfria até pararem de se falar.
Anos após a formatura, os dois acabam coincidentemente sendo convidados para o mesmo casamento na Austrália. Longe de casa e dos problemas, os dois acabam fazendo um trato, fingindo ser um casal para todos até o casamento acabar.
Mas a tarefa se torna complicada quando os convidados e familiares percebem a antipatia que nutrem um pelo outro, fazendo com que tornem o trabalho mais convincente e os encontros mais frequentes. A direção é de Will Gluck, de Amizade Colorida e A Mentira.
Em Príncipe Lu e a Lenda do Dragão, o herdeiro de um reino encantado precisa combater um dragão para proteger todos, mas ele prefere pregar peças na família e nos amigos. O Príncipe Lu (Luccas Neto) vai assumir o trono no Reino de Lucebra quando fizer 18 anos e, segundo a lenda, precisará combater o misterioso Dragão da Maldade (alô, Glauber Rocha!) e salvar o povo da Terra Média (oi?).
Porém, ele não acredita na profecia e segue vivendo tranquilamente enquanto faz suas brincadeiras e pegadinhas pelo palácio, principalmente sua irmã, a Princesa Encantada (Gi Alparone).
Depois de uma tragédia, ele precisará amadurecer e sair em uma grande missão. A direção é de Leandro Neri, de Carnaval, e o elenco conta ainda com Renato Aragão (sim, o Didi Mocó), Maurício Mattar, Flávia Monteiro (Chiquititas) e Zezé Motta.
+ Ainda não há comentários
Add yours