Review | Conclave

O cineasta alemão Edward Berger entrou no radar da indústria cinematográfica com Nada de Novo no Front, vencedor de quatro Oscar em 2023 entre nove indicações, e graças ao prestígio adquirido, teve um orçamento mais polpudo para realizar Conclave.

Para mim, a opção por finais bombásticos nas duas produções quebrou as narrativas. Mas me adianto.

Ralph Fiennes, indicado ao Oscar de Melhor Ator, é o cardeal decano Lawrence, que, com a morte do Papa, tem como missão organizar o conclave que vai eleger o novo Sumo Pontífice.

Ele é muito próximo de um dos postulantes ao trono de São Pedro, Bellini (Stanley Tucci), e desconfia de outros dois, o ambicioso Tremblay (John Lithgow) e o ultraconservador Tedesco (Sergio Castelitto).

Na última hora, surge um cardeal nomeado em segredo pelo falecido papa, Benitez (Carlos Diehz), um mexicano que atua no Afeganistão do Talibã. Nas primeiras votações, o africano Adeyeme (Lucien Msmati, de Gangs of London) aparece como possível candidato, além do próprio Lawrence.

As intrigas a portas literalmente fechadas – os cardeais eleitores devem ficar sem acesso ao mundo externo durante o Conclave – giram em torno desses possíveis papas, que precisam de dois terços do sufrágio dos colegas para vencer.

Chefiando as freiras que cozinham, limpam e atendem esse clube de homens poderosos está a irmã Agnes (Isabella Rossellini, indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante) que, obviamente, sabe muito mais do que a maioria deles sobre o que acontece por ali.

A partir daqui, spoilers!

Em que pese a o excelente artesanato da produção – as indicações aos Oscars de Design de Produção, Música, Figurino e Edição são totalmente merecidas – tenho problemas com a Direção e Roteiro (adaptado) que também concorrem ao prêmio.

Berger é responsável por coordenar todos esses elementos e também a condução do elenco, que está bem mas, sejamos francos, são na maioria veteranos de guerra.

Ralph Fiennes merece a indicação, mas ele quase sempre está ótimo. Stanley Tucci e Isabella Rossellini passeiam em seus papéis e John Lithgow, bem, quem o escala em geral já tem em mente que ele será um FDP, mesmo com a versatilidade que lhe permitiu protagonizar cinco temporadas da sitcom 3rd Rock from the Sun.

O roteiro adaptado que ganhou o Globo de Ouro e está indicado ao Oscar é responsável pelos bons diálogos desses intérpretes consistentes, mas também pelas reviravoltas pouco convincentes no terço final.

O cineasta alemão Edward Berger e o protagonista Ralph Fiennes

Pode ser culpa do romance original? Pode, mas até o filme Anjos e Demônios consertou inverossimilhanças do livro de Dan Brown, e olha que a trama incluía antimatéria.

A explosão me lembrou o tão malhado Coringa: Delírio a Dois, que usa recurso similar para reunir os dois protagonistas a sós. Aqui, a bomba é uma forma do mundo exterior invadir o Conclave e provocar o debate entre Tedesco e Benitez, e a consequente eleição do segundo.

A revelação final é ainda mais forçada para cumprir agenda, mas aparentemente não incomodou a maior parte do público e da Academia de Hollywood.

Marcos Kimura http://www.nerdinterior.com.br

Marcos Kimura é jornalista cultural há 25 anos, mas aficionado de filmes e quadrinhos há muito mais tempo. Foi programador do Cineclube Oscarito, em São Paulo, e técnico de Cinema e Histórias em Quadrinhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura.

Programa o Cineclube Indaiatuba, que funciona no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá duas vezes por mês.

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