Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia nos cinemas

O grande lançamento da semana nos cinemas é, de longe, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, da Marvel. Mas não será a única novidade nas telas: também estreiam After: Depois do Desencontro; Uma Noite de Crime: A Fronteira; e Patrulha Canina: O Filme.

Se Viúva Negra foi uma homenagem à heroína que mais participou da primeira década do MCU, Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o verdadeiro início da Fase 4, com a apresentação de um novo super-herói. Em quem é ele e qual seu contexto?

Shang-Chi é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais para ser uma arma viva. A primeira aparição do Mestre do Kung Fu, como era conhecido no Brasil, aconteceu nos 1973 em um quadrinho da Marvel, na revista Special Marvel Edition #15. O personagem nos quadrinhos era filho do famoso guerreiro, feiticeiro e lorde do crime Fu Manchu, personagem criado pelo inglês Sax Rohmer em novelas na primeira metade do século XX. O estereótipo do asiático vilanesco, de longos bigodes e modos melífluos obviamente não cabe nos tempos atuais, e ele foi transformado em Wenwu, que deve ser o verdadeiro Mandarim, imitado pelo ator Travor Slatery, vivido por Ben Kingsley, em Homem de Ferro 3.

Tony Leung é Wenwu, o Mandarim

Quando descobre os planos malignos de seu pai, Shang-Chi se rebela contra ele e se alia com seus inimigos. Nos quadrinhos, o personagem é, inclusive, responsável por treinar o Homem-Aranha em artes marciais.

Shang-Chi é um humano comum, sem poderes sobre-humanos, apenas habilidades que foram aperfeiçoadas com anos de treinamento e seu chi – uma energia interna que o ajuda não apenas no combate, mas também no controle de suas emoções em situações tensas.

Os Dez Anéis do título são artefatos criados por uma raça alienígena chamada de Makluans, descobertos por Wenwu nos destroços de uma espaçonave. Em cada anel foi preso um guerreiro cósmico diferente, conferindo poderes únicos a quem os usa.

Shang Chi (Simu Liu), entre Xialing (Meng’er Zhang) e Katy (Awkwafina)

Liderado pelo ator sino-canadense Simu Liu, que interpreta Shan-Chi, o elenco inclui a renomada atriz e comediante Awkwafina (Oito Mulheres e Um Segredo), o lendário ator de Hong Kong, Tony Leung (O Grande Mestre), a atriz sino-americana Fala Chen (The Undoing) e a icônica atriz malaia de origem chinesa Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão). A direção é de Destin Daniel Cretton, de Luta por Justiça.

Trilogia erótica

Em After 3 – Depois do Desencontro, embora a história de amor entre Tessa Young (Josephine Langford) e Hardin Scott (Hero Fiennes-Tiffin) tenha passado por muitas complicações, desta vez o problema é mais complexo do que nunca. Agora que Tessa tomou uma das decisões mais importantes de sua vida, tudo mudou completamente. Os segredos que vêm à tona sobre suas famílias colocam em risco seu relacionamento e seu futuro juntos. Embora a jovem saiba que Hardin a ama, os dois estão cercados de ciúme, ódio e perdão. Será que o amor entre os dois será o suficiente para manter seu relacionamento? As duas primeiras partes dessa trilogia estão no Amazon Prime Video.

Fim da distopia

O que era uma interessante distopia sobre um futuro não muito distante, em que o governo permite de 12 horas de passe livre para todo tipo de crime, foi estendido numa franquia caça níqueis, que chega ao quinto (!) filme. Uma Noite de Crime: A Fronteira aborda a situação caótica dos Estados Unidos durante uma disputa acirrada entre dois partidos políticos que lutam para tomar controle do país.

Cachorros falantes

Patrulha Canina: O Filme é uma produção Nickelodeon e a Spin Master em parceria com a Paramount Pictures. O longa acompanha um grupo de cães falantes que utilizam equipamentos especializados para investigar e resolver crimes, evitando desastres na pequena cidade onde moram.

 

 

 

Marcos Kimura http://www.nerdinterior.com.br

Marcos Kimura é jornalista cultural há 25 anos, mas aficionado de filmes e quadrinhos há muito mais tempo. Foi programador do Cineclube Oscarito, em São Paulo, e técnico de Cinema e Histórias em Quadrinhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura.

Programa o Cineclube Indaiatuba, que funciona no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá duas vezes por mês.

Leia também...

Mais deste Autor!

+ Ainda não há comentários

Add yours