Influenciado pelo expressionismo alemão, o subgênero cinematográfico denominado film noir – termo usado pela primeira vez nas palavras do crítico de cinema francês Nino Frank, em 1946 – trouxe histórias policiais cercadas de suspense em narrativas não-lineares e com imagens realçadas pelo alto contraste entre o preto e o branco. O termo veio do roman noir, gênero literário encabeçado por Dashiell Hammett e Raymond Chandler, que foi uma resposta ao policial cerebral inglês representado por Conan Doyle e Agatha Christie.
A estética inspirou diretores como Orson Welles, Billy Wilder e Stanley Kubrick, entre as décadas de 40 e 50, e posteriormente Alfred Hitchcock, Ridley Scott, Quentin Tarantino e os irmãos Coen. No domingo (21), o Festival 125 Anos de Cinema exibe filmes do período clássico do cinema noir no Cult; conteúdo que pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.
Destaque para O Grande Golpe (1956), um dos primeiros trabalhos de Stanley Kubrick, que serviu de inspiração para Cães de Aluguel (1992), de Quentin Tarantino; A Marca da Maldade (1958) escrito, dirigido e estrelado por Orson Welles, com o famoso plano-sequência da abertura, que hoje em dia todo mundo tenta fazer (veja acima); Crepúsculo dos Deuses (1950) de Billy Wilder, um dos filmes mais cruéis sobre a indústria do cinema, com a participação de grandes nomes esquecidos do cinema mudo, como a estrela Gloria Swanson, o ex-diretor Erich von Stronhein e o gênio da comédia Buster Keaton (veja a cena final memorável abaixo); e Pacto de Sangue (1944), do mesmo Wilder e um dos filmes mais representativos do film noir, junto com Relíquia Macabra (1941), À Beira do Abismo (1946) entre outros.
Essas, entre outras obras-primas da sétima arte, estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.
DOMINGO (21)
Festival 125 Anos De Cinema: Film Noir
Vive-se Uma Só Vez
No Telecine Cult, dia 21, às 13h30
Após passar um bom tempo na cadeia, Eddie Taylor tenta reconstruir a vida com a namorada Joan como funcionário da Defensoria Pública. Quando se depara com o preconceito e as dificuldades da vida, seu passado violento começa a ressurgir. Dirigido por Fritz Lang.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Henry Fonda, Sylvia Sidney, Barton Maclane
Alemanha. 1937. Drama. 86 min.
Um Retrato De Mulher
No Telecine Cult, dia 21, às 15h05
O professor Richard Wanley conhece Alice Reed, mulher retratada numa linda obra de arte. Eles iniciam uma conversa e ela o convida para ir ao seu apartamento para ver outros retratos. Percebendo as verdadeiras intenções do professor, um homem resolve protegê-la e acaba morto. Agora, o professor é o principal suspeito. Dirigido por Fritz Lang e indicado ao Oscar de Trilha Sonora.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Edward G. Robinson, Joan Bennett, Raymond Massey
Alemanha. 1944. Drama. 99 min.
O Estranho
No Telecine Cult, dia 21, às 16h55
Charles Rankin, um ex-chefe de campo de concentração nazista, vive sob a identidade de um correto professor universitário em uma pequena cidade. Ele deve tomar cuidado, pois toda a verdade está para vir à tona. Dirigido por Orson Welles e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Direção: Orson Welles
Elenco: Edward G. Robinson, Loretta Young, Orson Welles
EUA. 1946. Suspense. 95 min.
O Grande Golpe
No Telecine Cult, dia 21, às 18h40
Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida. No entanto, a intervenção de uma pessoa pode pôr tudo a perder. Dirigido por Stanley Kubrick e indicado ao BAFTA de Melhor Filme.
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards
EUA. 1956. Drama. 84 min.
A Marca Da Maldade
No Telecine Cult, dia 21, às 20h15
Após a explosão de um carro na fronteira dos Estados Unidos com o México, uma investigação coloca frente a frente o chefe de polícia mexicano Ramon Vargas e o corrupto detetive americano Hank Quinlan.
Direção: Orson Welles
Elenco: Charlton Heston, Orson Welles, Janet Leigh, Barbara Harris
EUA. 1958. Suspense. 95 min.
Link d o Telecine
Crepúsculo dos Deuses
No Telecine Cult, dia 21, às 22h
Com a carreira indo mal, o roteirista Joe Gillis refugia-se na casa de Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo. Endividado, ele aceita trabalhar para ela ajudando-a em sua volta às telonas. Mas o comportamento fantasioso e conturbado da atriz faz a situação sair do controle completamente.
Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim
EUA. 1950. Drama. 110 min.
Pacto de Sangue
No Telecine Cult, dia 21, à 00h
Apaixonado pela sedutora e misteriosa Phyllis Dietrickson, o vendedor de seguros Walter Neff é manipulado a forjar um acidente que mate o marido da mulher para que ela receba o dinheiro do seguro em dobro. Certo de que cometeram o crime perfeito, Walter não percebe que um investigador da seguradora está cada vez mais próximo da verdade. Dirigido por Billy Wilder e indicado a sete Oscars, incluindo os de Melhor Roteiro e Melhor Diretor.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Fred Macmurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson
EUA. 1944. Suspense. 107 min.
+ Ainda não há comentários
Add yours