Antes de tudo, algumas colocações: a franquia de futebol da Electronic Arts faz parte do meu currículo gamer desde a sua primeira versão. Tentei outros jogos, em vão. É aqui que me sinto bem.
Segundo ponto: aprecio e venero as evoluções de qualquer jogo, mas sou 100% analógico, digamos assim. Minhas paixões são as carreiras de Manager e Atleta, onde assim como muitos, começo de baixo em busca de um lugar de destaque. E faço isso TODOS os anos…
Dito (tudo) isso, vamos a EA FC Sports 26, segunda edição do jogo sem o nome da principal entidade futebolística do mundo – algo que não fez muita diferença no resultado final, aliás. E ainda bem.
O novo simulador de futebol da EA segue evoluindo quando o assunto é gameplay. As partidas seguem fluindo de maneira satisfatória e dribles, defesa, passes e movimentos parecem mais ‘orgânicos’.
Aqui, o primeiro ponto positivo desta nova versão de EA FC: os modos de jogabilidade. Criado para modos online como FUT e Clubs, a jogabilidade Competitiva é o modo arcade do futebol, com partidas mais aceleradas e possibilidades de placares mais elásticos.
Já a jogabilidade Autêntica é ideal para quem curte os modos Carreira e oferece uma experiência de simulação mais próxima da realidade, com jogadores mais preocupados com posicionamento, sentindo o cansaço em campo e até mesmo enfrentando as dificuldades impostas pela condição climática.
Em jogos com chuva, a preocupação é redobrada, já que as condições de campo mudam, muitas vezes, drasticamente. Em dias de sol, o cansaço vem mais rápido. Ou seja, é imersão total, algo que me agrada muito e já conquistou meu coração gamer.
Comunidade
Estas mudanças fazem parte de uma campanha da Electronic Arts voltada a ouvir o feedback da comunidade, algo extremamente importante para um jogo com tantos anos de estrada e que briga para se manter no topo.
Na carreira de Manager, destaque para os Desafios, que levam o jogador a buscar algo mais do que a simples vitória. Na carreira de Atleta, destaque para os Arquétipos, que oferecem ao jogador uma maneira mais democrática de distribuir atributos.
E o mais interessante: cada Arquétipo homengeia um grande craque dos campos, com base em seu ponto forte. Eu? Quero me tornar um sucessor de Iniesta o mais rápido possível.
Ainda falando da carreira de Atleta, outra adição interessante está na criação do jogador, quando é possível determinar, digamos assim, detalhes de sua origem. Se ele é um completo desconhecido que vai se tornar um astro, se ele é filho de um grande ex-jogador, entre outros.
Cada opção escolhida ajuda na ‘construção’ da história do seu jogador e altera as reações do público nas redes sociais, por exemplo. Nada muda em campo, mas quem gosta de vivenciar o futebol gostará de conferir como a atmosfera das disputas é diversificada.
Não vou fugir aqui de falar do FUT, modo de jogo em que estou inserido, mas como já disse antes, apenas para desenvolver o jogo ao longo da temporada (até a chegada do próximo… kkk).
Percebe-se uma preocupação maior em distribuir melhor as cartas que conferem jogadores de excelências aos clubes do FUT. Isso garante que o jogador precise se esforçar mais para alcançar bons resultados, o que só amplia a vontade de seguir em campo.
Ambientação
Se dentro de campo EA FC Sports 26 segue evoluindo, fora dele ainda precisa de ajustes. Como disse, meus modos de jogo preferidos envolvem a simulação e as cutscenes que constroem essa trama.
Aqui, elas continuam as mesmas da versão anterior do jogo, em sua maioria, com algumas adições no pré-jogo. Esta ‘continuidade’ acaba com o sentimento de frescor e devolve ao jogador, mesmo sem querer, aquela ideia de que esta versão do EA FC poderia ser apenas uma atualização da versão anterior e não um jogo vendido como algo totalmente novo.
Polêmicas à parte, EA FC Sports 26 segue evoluindo seu gameplay, que é o que realmente importa. Se você, assim como eu, nasceu sem o talento necessário para jogar futebol com qualidade suficiente dentro das quatro linhas, o simulador da Electronic Arts continua sendo a melhor opção para que você possa sentir-se um astro do esporte.
Para cada Musiala, jovem astro do Bayern Munique, existem centenas de milhares de pés tortos, como eu… para todos esses, existe um EA FC Sports 26 só pra você.

 Por Fábio Alexandre
 
                Por Fábio Alexandre            

 Marcos Kimura
Marcos Kimura