A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. Com o tema Histórias em Todos os Sentidos, o visitante é convidado a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar.
O evento, que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016 no Anhembi, acaba de confirmar três grandes autoras que abordam reflexões de assuntos atuais. Para falar sobre direitos humanos e a questão dos refugiados norte-coreanos, o evento recebe a escritora e ativista norte-coreana Yeomni Park – com biografia publicada pela Companhia das Letras – que lutou por sua liberdade, fugindo da Coréia do Norte com apenas 13 anos.
A psicóloga e autora Becky Albertalli traz para a Bienal do Livro uma das questões mais discutidas na atualidade: a não conformidade de gênero. Após ter sido responsável, durante sete anos, por um grupo de apoio para crianças que não se identificam com seu gênero, Albertally decidiu retratar em seu primeiro livro Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens – publicado pela Intrínseca – a história de um garoto gay de 16 anos, que passa pelo dilema entre assumir ou não sua homossexualidade.
A best-seller Marian Keyes, autora de grandes sucessos como Melancia e Sushi, traz o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa, perfil de personagens já conhecidos por seus leitores. Com romances recheados de superações e um humor característico da autora, Keyes – publicada no país pela Bertrand Brasil – é uma das principais autoras a dar voz às questões das mulheres modernas.
Além das três escritoras, o evento já tem outros nomes internacionais e nacionais confirmados. São eles: Jennifer Niven, Kevin Hearne, Ava Dellaria, Tarryn Fisher, Jen Sterling, RezendeEvil, Maju Trindade, Lucas Rangel, Lucinda Riley, Amy Ewing, Mário Sérgio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Kéfera Buchmann, Jout Jout, PC Siqueira, Alexandre Matias, Bruna Vieira, Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Babi Dewet.
YEONMI PARK – 26 de agosto, 19h
Ativista de direitos humanos, nasceu em Hyesan, na Coreia do Norte, em 1993. Em sua biografia Para Poder Viver, pela Companhia das Letras, Park conta sua trajetória. Aos treze anos, quando a fome e a prisão do pai tornaram a vida impossível, Yeonmi deixou a Coreia do Norte. Era o começo de um périplo que a levaria pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas de pessoas. Atualmente, vive em Nova York e faz parte da organização Liberty in North Korea (LiNK), que resgata refugiados norte-coreanos na China, para restabelecê-los na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.
MARIAN KEYES – 28 de agosto, 11h
Marian Keyes é irlandesa e morou em Londres durante doze anos. Estudou na Universidade de Dublin, onde se formou em 1984. Hoje é uma das autoras de maior sucesso no Reino Unido, com publicações no Brasil pela editora Bertrand Brasil, pertencente ao Grupo Editorial Record. Los Angeles é o décimo terceiro romance dela lançado no Brasil. A autora de Melancia, Férias!, Sushi, Casório?! e É Agora… Ou Nunca já vendeu um milhão de exemplares no Brasil. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. Atualmente, Marian Keyes vive em Dublin com o marido.
BECKY ALBERTALLI – 3 de setembro, 19h
Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos. Simon vs. a agenda Homo Sapiens, seu primeiro livro publicado pela Intrínseca, conta a história de um garoto gay de 16 anos que passa pelo dilema de assumir ou não sua homossexualidade.
24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 26 de agosto a 4 de setembro de 2016
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
www.bienaldolivrosp.com.br
+ Ainda não há comentários
Add yours