O ano de 2025 marca o aniversário de duas décadas da primeira publicação de Crepúsculo, primeiro volume da série literária que se tornou um dos maiores fenômenos culturais do nosso tempo, com mais de sete milhões de exemplares vendidos somente no Brasil.
E a Intrínseca, como editora que ajudou a escrever essa história, celebra os 20 anos da saga de Stephenie Meyer com novidades muito especiais.
A editora traz ao Brasil, em lançamento simultâneo aos EUA, Crepúsculo em edição luxo de colecionador, que conta com capa dura em estilo vintage, fitilho, pintura trilateral dourada com efeitos especiais e outros elementos exclusivos.
Além disso, também chega às livrarias o novo box que reúne pela primeira vez, com novas capas e impressão trilateral especial, os cinco livros da série: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer e Sol da Meia-Noite.
Marco
Quando sonhou com o encontro entre um vampiro de pele cintilante e uma jovem humana, Stephenie Meyer não imaginava que já tinha em sua mente o primeiro rascunho da história que se tornaria um marco na literatura mundial.
Ao nos apresentar ao amor proibido entre Bella Swan e Edward Cullen, Crepúsculo foi pioneiro entre os romances sobrenaturais que definiram toda uma geração.
Sucedida por quatro sequências igualmente fenomenais, a obra também foi imortalizada nos cinemas com a série de filmes protagonizados por Kristen Stewart e Robert Pattinson, que acabaram se tornando algumas das celebridades mais populares do mundo, tamanha a projeção das produções.
Além de impactar milhões de leitores, muitos dos quais tiveram por meio da série seu primeiro contato com a literatura fantástica, a saga Crepúsculo abriu caminho para a publicação de outras franquias de enorme sucesso e serviu de inspiração para livros como os da série Cinquenta Tons de Cinza, de E L James.
Segundo o jornal britânico The Guardian, os fãs da obra de Meyer criaram uma nova demografia de consumo cultural, formada especialmente por adolescentes e suas mães. Os livros também inauguraram uma “febre vampiresca”, conferindo uma nova face às criaturas imortais, que deixaram de ser um elemento exclusivo de horror.
Seja levando multidões de fãs às livrarias e aos cinemas, promovendo debates acalorados entre fãs de Edward e Jacob ou até mesmo atraindo caravanas à chuvosa e bucólica cidade de Forks – local onde a série se passa, que virou ponto turístico em Washington -, Crepúsculo ainda causa muita comoção mais de 20 anos após o sonho de Meyer.
A Autora
Stephenie Meyer é autora best-seller de Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer e Sol da Meia-Noite, saga que vendeu mais de 160 milhões de exemplares no mundo e deu origem a cinco filmes que bateram recordes de bilheteria.
Publicado originalmente em 2005, Crepúsculo se tornou um clássico moderno, redefinindo a literatura jovem adulta. Ela mora com o marido no Arizona. Pela Intrínseca, também publicou A Hospedeira e A Química.
BOX CREPÚSCULO – EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 20 ANOS, de Stephenie Meyer
Tradução: Carolina Rodrigues, Flora Pinheiro, Giu Alonso, Maria Carmelita Dias, Marina Vargas, Ryta Vinagre, Viviane Diniz
Páginas: 2.592
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 399,90
CREPÚSCULO – EDIÇÃO LUXO DE COLECIONADOR, de Stephenie Meyer
Tradução: Ryta Vinagre
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 159,90