Nos últimos anos, a escritora sino-americana R.F. Kuang se firmou como um dos maiores nomes da literatura contemporânea.
Vencedora dos prêmios Nebula e Locus, a autora da sátira racial Impostora: Yellowface e das consagradas fantasias A Guerra da Papoula e Babel ou a necessidade de violência, todas publicadas pela Intrínseca, agora lança seu muito esperado novo livro, uma semana após a publicação nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Katábasis, que chega às livrarias em setembro, é uma narrativa fantástica que une romance, lógica, filosofia e as mitologias grega e chinesa a um debate profundo sobre misoginia e estruturas de poder.
Alice Law abriu mão de muito para alcançar o objetivo de se tornar uma das mentes mais brilhantes da área de magia analítica: orgulho, vida amorosa e até mesmo a sanidade. E tudo parecia caminhar para que ela conquistasse seu desejo.
Estudante de pós-graduação em Cambridge e doutoranda orientada pelo mundialmente renomado professor Jacob Grimes, Alice estava cada vez mais perto de receber a carta de recomendação que a permitiria alçar os voos que quisesse.
Por isso, quando um acidente terrível leva à morte do orientador, ela não titubeia em tomar uma decisão: resgatar a alma de Grimes no Inferno. E, contra a sua vontade, ela terá a companhia do outro orientando do mago: Peter Murdoch, seu principal rival ao estrelato acadêmico.
Impiedoso
No árido e impiedoso Inferno, Alice e Peter precisam procurar o professor pelos sete tribunais que correspondem aos pecados humanos: orgulho, desejo, ganância, ira, violência, crueldade e tirania — além de um oitavo território misterioso.
Guiados pelos relatos históricos de figuras como Dante e Orfeu e ancorados em seus conhecimentos em Lógica e Linguística, que os permitem criar encantamentos, os dois enfrentarão as condições inóspitas do submundo, criaturas sanguinárias e deidades diabólicas.
Mas o pior dos desafios poderá ser encarar o peso dos próprios pecados e os sentimentos conflitantes que nutrem um pelo outro.
Ácida, reflexiva e envolvente, a narrativa de Katábasis mostra o porquê de R.F. Kuang ter se tornado referência quando o assunto é histórias inovadoras e audaciosas.
A obra é resultado de uma extensa imersão da autora no universo da Filosofia, além de um retrato sem igual daquela que talvez seja a mais fundamental das preocupações humanas: a busca por sentido em um mundo intrinsecamente imperfeito.
A Autora
R.F. Kuang é escritora, tradutora de mandarim e bolsista da Marshall Scholarship. Mestra em Filosofia na área de Estudos Chineses por Cambridge e em Estudos Chineses Contemporâneos por Oxford, atualmente cursa o doutorado em Literatura e Línguas do Leste da Ásia em Yale.
Vencedora dos prêmios Nebula e Locus por Babel ou a necessidade de violência, Kuang também é autora da trilogia best-seller A Guerra da Papoula — que foi indicada a diversos prêmios, incluindo o Hugo — e por dois anos consecutivos recebeu o British Book Awards, por Babel e Impostora: Yellowface.