Com o objetivo de oferecer cultura, entretenimento e conhecimento acessíveis a um público cada vez maior, a Livraria Leitura anuncia a inauguração da sua 126ª unidade no próximo dia 25 de julho, no Polo Shopping Indaiatuba.
A nova loja contará com uma área total de 220m² e além de um amplo portfólio com mais de 100 mil itens, entre livros e materiais de papelaria, oferecerá espaços de convivência como área geek, ambientes especiais para leitura e locais para eventos culturais e sessões de autógrafos. A unidade vai gerar cerca de 12 empregos diretos.
Atualmente, cerca de 35% dos clientes do shopping vêm de outras cidades, com destaque para Salto e Itu. Também é expressivo o número de visitantes vindos de São Paulo e Campinas, seja a negócios ou a lazer, o que amplia ainda mais o alcance da nova unidade da Leitura.
“Estamos muito felizes em inaugurar a 126ª unidade da Livraria Leitura em Indaiatuba. Levar nosso compromisso com a cultura, a educação e o acesso à leitura para mais uma cidade paulista é motivo de orgulho. Queremos que a nova loja seja um espaço de encontro, inspiração e descobertas para toda a comunidade local”, afirma Pedro Teles, gerente de loja da Livraria Leitura.
Atualmente, a Leitura, que completou 58 anos de sucesso, investe na capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos regulares, garantindo o constante aprimoramento profissional e excelência no atendimento.
No último ano, a rede superou suas próprias expectativas, alcançando 121 lojas ativas e um crescimento expressivo nas vendas, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos.
Unidade de Indaiatuba inaugura em julho, com diversas novidades para o público
Mercado
Segundo informações da Publishnews, portal especializado no mercado editorial brasileiro, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 12 a 22 de junho, reuniu 740 mil pessoas pelos pavilhões do Riocentro, 23% a mais que em 2023.
Esse foi o maior público desde a criação do evento, em 1983. Além disso, cerca de 6,8 milhões de livros foram vendidos pelas mais de 700 editoras presentes no evento. Coincidentemente, o valor também é 23% maior se comparado a 2023.
Os expositores registraram recordes de vendas e alguns chegaram a 100% de crescimento em comparação com o evento de 2023. A HarperCollins Brasil, por exemplo, dobrou seu faturamento em comparação com a edição anterior.
Na Globo Livros, o crescimento foi de 70%, enquanto Companhia das Letras e Record alcançaram um aumento de cerca de 65%. As editoras Sextante e Arqueiro tiveram alta de 60%, seguidas por Intrínseca e Ediouro, com avanço de 45% nas vendas. Já a Rocco registrou um incremento de 62%.
“O sucesso da experiência mais imersiva apresentada nesta edição da Bienal deixou claro que a literatura precisa ir até o público sob diferentes abordagens”, destaca Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).