Todos conhecem a história estrelada por Sylvester Stallone nos cinemas, mas poucos conhecem sua origem. Escrito pelo premiado autor David Morrell em 1972, com a Guerra do Vietnã dividindo a sociedade e ceifando a vida e a mente de cada vez mais jovens, Rambo: First Blood é mais um lançamento da Pipoca & Nanquim em pré-venda no site da editora.
Lançado em 30 países, o provocativo clássico literário caiu como uma bomba na cena estadunidense, tornando-se um best–seller aclamado pela crítica especializada e chegando a ser adotado como leitura obrigatória em várias universidades do país.
Na trama, um jovem andarilho de barba e cabelos longos chega a uma pacata cidadezinha no interior do Kentucky, Estados Unidos. Hostilizado pela polícia local e atormentado pelas memórias do que viveu como soldado, ele decide que está na hora de revidar.
Guerra
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Disposto a ir até às últimas consequências, Rambo deflagra uma verdadeira guerra dentro de seu próprio país, mostrando que o treinamento para matar pode ser um caminho sem volta.
Alternando entre a narração de Rambo e do chefe de polícia Teasle, dois homens fundamentalmente opostos, veteranos de guerras diferentes, mas unidos por seus traumas, Morrell cria não apenas aquilo que até hoje é definido por especialistas como “o pai do romance de ação moderno”, mas também uma narrativa densa, com personagens cheios de contradições, e uma crítica cortante ao militarismo e ao estilo de vida norte-americano.
Maniqueísta
O filme de 1982, dirigido por Ted Kotcheff e protagonizado por Sylvester Stallone, é uma via de mão dupla: se por um lado tornou o livro ainda mais popular e introduziu na cultura pop um dos heróis mais emblemáticos do século XX, por outro, até hoje muitos o acusam de ter descaracterizado o material original, com seu tratamento mais maniqueísta e seu excesso de testosterona, tendo afastado da obra os círculos acadêmicos e intelectuais que a princípio a abraçaram.
De volta às livrarias brasileiras após três décadas fora de catálogo, chega em uma edição impecável: capa dura com verniz localizado, 292 páginas em papel polén, tradução de Alexandre Callari, capa e cartão-postal exclusivo ilustrados por Thobias Daneluz e marcador de páginas no formato da icônica faca do filme.
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