O ÉPra Cantar, concurso musical do Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação no interior paulista e sul de Minas Gerais, recebeu cerca de um milhão de votos nas etapas de seleção de semifinalistas e finalista. Este é o primeiro projeto multiplataforma entre os veículos de jornalismo e de entretenimento da empresa, e integrou as emissoras EPTV (afiliada à Globo), as rádios (CBN, EP FM e Jovem Pan), os portais de notícia (g1, acidade on e Tudo EP) e as redes sociais de cada veículo. O concurso, voltado para cantores e bandas de Pop Rock, teve duração de dois meses e computou 722 inscrições. A banda vencedora Freon Rock, de São Carlos (SP), se apresentou no palco Brasil do Festival João Rock, em Ribeirão Preto (SP).
Essa foi a primeira vez que o jornalismo do Grupo EP (EPTV, g1, CBN e Jovem Pan) interagiu diretamente com as plataformas de entretenimento da empresa (Tudo EP, EP FM e o programa Mais Caminhos). A divulgação do projeto contou com uma estratégia transmídia, em que cada veículo desenvolveu o próprio conteúdo, complementar aos demais. O ÉPra Cantar também contou com apoio de mídia nas redes sociais dos veículos, além da parceria com influenciadores do mercado musical que divulgaram as datas de cada etapa do concurso e os links para votação popular.
O vencedor do concurso foi escolhido por voto popular. O processo de seleção, da semifinal até a final, acumulou cerca de um milhão de votos. A votação da semifinal aconteceu no portal Tudo EP e os votos da final foram computados pelo g1. Cada etapa durou sete dias e, ao todo, os dois portais alcançaram 232.048 visualizações de página e 70.452 usuários únicos.
A banda Freon Rock, de São Carlos (SP), foi a vencedora do ÉPra Cantar. O grupo venceu a votação final no g1 com 31,89% da preferência do público. Diego Mazzú, guitarrista da banda, conta que a Freon estava há 13 anos sem subir no palco, sem pretensão de retornar. Ao saber do concurso, decidiu inscrevê-los sem avisar os integrantes, apenas por curiosidade. “Após a notícia de que vencemos, decidimos voltar com a banda. Aquela centelha que estava apagada, foi reacesa. O projeto foi o responsável por nos unir novamente. Tocar em um evento da proporção do João Rock é um sonho se realizando. Nossa ficha ainda está caindo”, diz.
O ÉPra Cantar recebeu, ao todo, 722 inscrições. Giulia Bucheroni, produtora da EPTV e organizadora do concurso musical, explica que os jurados, importantes nomes da indústria musical brasileira, escolheram os 20 semifinalistas que foram para votação popular. “Ao fim da seleção, eles comentaram que a qualidade das músicas inscritas surpreendeu positivamente e que foi uma decisão difícil. O ÉPra Cantar conseguiu cumprir com o objetivo de revelar talentos e a dinâmica do concurso possibilitou que, mesmo aqueles que não venceram, obtivessem uma boa exposição na mídia, de forma espontânea”.
Marcelo Neves, guitarrista da banda SKIP27, de Jaboticabal (SP), uma das semifinalistas, compartilha que o projeto impactou a vida dos integrantes. “Pudemos experimentar a sensação de chegar até o ouvido das pessoas e inspirá-las com nossas canções. Tivemos o privilégio de ouvir nossa música na rádio pela primeira vez, ganhamos uma matéria de cinco minutos no jornal da EPTV, além das divulgações nos portais e nas redes sociais. Agora, ao colocar o nome da banda no Google, o resultado é uma grata surpresa”.
“O resultado do ÉPra Cantar também foi muito positivo para nós como grupo. Além da união das equipes de cada área e veículo, conseguimos trabalhar ao lado de cantores e bandas bem diversas em várias de nossas plataformas, amplificando seus talentos”, diz Giulia.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023).
Redes sociais: @negocios.ep
+ Ainda não há comentários
Add yours