Surgida em 2007, a Supercombo segue sua saga de trazer uma mistura de estilos, histórias, culturas e influências, e lança hoje nas principais plataformas digitais Adeus, Aurora, seu quinto disco de estúdio.
Formada originalmente por Leonardo Ramos (Vocais e Guitarras), Jean Diaz (Vocais e Guitarras), Marcel Klaczko (Bateria) e Jackson Pinheiro (Baixo), a banda segue apenas com Leo Ramos da formação original, que é acompanhado por Carol Navarro (Baixo e Vocais), Paulo Vaz (Teclados), Pedro “Toledo” Ramos (Guitarras e Vocais) e Andre Dea que agora assume oficialmente as baquetas.
Adeus, Aurora não apenas é o sucessor de Rogério, lançado em 2016, mas também cria um link entre os trabalhos anteriores lançados pela banda ao apresentar a história de Aurora, a tal “moça da sacada” citada em Amianto, música do álbum de mesmo nome, lançado em 2014.
Se em Rogério a banda apostou em uma narrativa para mostrar a maldade humana através de uma única figura que batiza o disco, em Adeus, Aurora, Rogério retorna ao lado de Aurora em uma HQ cheia de referências não apenas à discografia da banda, mas também a ícones da cultura pop em uma história em quadrinhos bastante interessante. Um prato cheio para o público geek. (Confira o primeiro capítulo aqui)
Ao ouvir o disco, de cara já são nítidos os novos elementos e influências, abrindo com a belíssima Guarda-Chuva, já mostrando os vocais de Leo e Carol cada vez mais alinhados e uma pegada oitentista cheia de sintetizadores e harmonias. Na sequência, O Guerreiro e a Selva é talvez a música que mais lembra as fases anteriores da banda, principalmente dos dois discos anteriores (Rogério e Amianto). Maremotos, lançada como single ainda em 2018 ganhou uma nova roupagem, misturando o peso já característico da música com beats e novos elementos.
Menina Largata (cujo clipe também foi lançado e pode ser conferido abaixo), Robozin e a também já conhecida 2 e 1 continuam abusando da mistura de sintetizadores, valorizando ainda mais os trabalhos de Paulo Vaz. Na sequência, Meu Colorista e Parafuso a Menos trazem uma pegada pop e mantém o clima, abrindo caminho para Cela, uma das melhores do disco, com grande destaque para os vocais de Carol Navarro. Por fim, Xepa das Estrelas fecha bem a trilha sonora da história de Aurora.
A HQ, lançada na CCXP 2018 em São Paulo, está à venda no site da Gritaria Produções e traz argumento e história feitos pela banda, e um incrível trabalho de arte feita por Jean Diaz, ex-integrante da banda e quadrinista cujo portfólio inclui trabalhos em HQs de 24 Horas, Mulher Maravilha, além de alguns trabalhos para a Dark Horse como Fallout e Mass Effect, entre outras publicações.
A relação entre quadrinhos e música não é exatamente uma novidade. Entre diversos títulos, podemos lembrar de Scott Pilgrim Contra o Mundo, e a famosa saga do Kiss em parceria com a Marvel.
A banda também já confirmou que o show de lançamento do disco acontecerá no Auditório Ibirapuera no dia 20 de abril, contando com interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os ingressos começam a ser vendidos no dia 05.
Confira a seguir o disco:
[…] Supercombo, que volta ao palco do festival para apresentar o show da turnê do recém lançado “Adeus, Aurora”, além dos duos Projeto Sola e Palankin, e a palestrante Andréa […]
[…] com a produção de Pedro Ramos (Toledo) e mixagem e masterização de Léo Ramos, ambos da banda Supercombo, e ganha um clipe inspirado por histórias de aventuras oitentistas, da Sessão da Tarde a Stranger […]
[…] A Supercombo, um dos principais nomes do atual cenário de rock nacional vem investindo pesado para divulgar seu último disco, “Adeus, Aurora”. […]