Um dos profissionais mais renomados e queridos do universo do quadrinhos, Sidney Gusman prepara o lançamento de sua primeira HQ autoral, Domingos, desenhada por Jefferson Costa e que chega aos leitores pela editora Pipoca & Nanquim.
A obra, inclusive, já está em pré-venda pelo site da editora, com bookplate autografado, e pela Amazon.
Muita coisa acontece aos domingos. Famílias se reúnem, os parques lotam de gente, as rodadas de futebol levam torcidas à loucura. As pessoas aproveitam para descansar e se preparar para o início de uma nova semana de trabalho e estudo.
Em um desses domingos, numa casa no bairro da Mooca, em São Paulo, nascia Domingos Gusman Gimenez. Décadas mais tarde, seu primogênito quase repetiu a dose: em uma madrugada de domingo para segunda-feira, veio ao mundo o pequeno Sidney. Sidney Domingos, em homenagem ao pai.
Desde então, foram muitos outros domingos. Alguns corriqueiros, alguns memoráveis. Uns alegres, outros nem tanto. Mas todos foram certamente especiais, tecendo a história de uma típica família brasileira, com seus altos e baixos, encontros e perdas, erros e acertos, e, acima de tudo, muito amor.

E foram alguns desses dias que Sidney Domingos Gusman selecionou para compartilhar com o mundo em seu primeiro quadrinho autoral, Domingos, um Original Pipoca & Nanquim que ganha forma com o cativante traço de Jefferson Costa (Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias).
A edição tem formato grande, 204 páginas coloridas e impressas em papel pólen de alta gramatura, capa dura com verniz localizado, lombada redonda e posfácio de Filipe Melo, autor de Balada para Sophie.
Em vídeo recenete no canal do YouTube da Pipoca & Nanquim, Sidão, como é carinhosamente chamado, revelou que a quarta capa da HQ será assinada pelo quadrinista espanhol Paco Roca, autor de Regresso ao Éden, A Casa e O Abismo do Esquecimento.
Confira algumas páginas de Domingos:
O Autor
Sidney Gusman nasceu em 1966. Paulistano da Mooca, é jornalista e desde 1990 escreve sobre quadrinhos nos principais jornais e revistas do Brasil. Além disso, é editor-chefe do site Universo HQ e host do podcast Confins do Universo.
Na Conrad, de 2001 a 2003, editou obras como Sandman, Zap Comix, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece, entre outras.
De 2003 a 2006, editou a revista Wizard, da Panini, e lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Abril.
Em 2006, lançou o livro Mauricio – Quadrinho a Quadrinho, pela Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis.
Desde outubro de 2006, Sidney Gusman é editor da MSP Estúdios, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50, MSP Novos 50, Ouro da Casa, Mônica(s), Memórias do Mauricio, Graphic MSP, Biblioteca Mauricio de Sousa e MSP 90 (todas pela Panini) e Horácio Completo (Pipoca & Nanquim).
Considerado um dos maiores especialistas em quadrinhos do Brasil, em 2022 foi eleito Profissional do Ano – Endêmico, do mercado de Cultura Pop nacional, pela CCXP Awards.
O Ilustrador
Jefferson Costa nasceu em São Paulo, em 1979. Além de ter participado de várias coletâneas, desenhou os álbuns A Dama do Martinelli (Devir), com roteiro de Marcela Godoy; A Tempestade, de William Shakespeare (Nemo); e La Dançarina, escritos por Lilo Parra, – a obra saiu pela Quadro a Quadro, Marsupial e recentemente pela Harper Collins.
Vencedor de diversos prêmios, ganhou o Jabuti em 2019, com Jeremias – Pele (Panini), escrito por Rafael Calça, e foi finalista com as duas sequências, Jeremias – Alma e Jeremias – Estrela, com Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias (Pipoca & Nanquim) e com Quando Nasce a Autoestima? (Trem Fantasma), com roteiro de sua esposa Regi Braz.
Para o mercado americano, adaptou para HQ o livro Kiss me Judas (Terra Major), desenhou duas graphic novels de Arcane Sally and Mr. Steam, escritas por David Hedges e a biografia de Fela Kuti (escrita por Nathalia Thomaz), para a Edebê.
Nos últimos anos, desenhou a HQ Amantikir, escrita por Lilo Parra (Trem Fantasma), relançou Feliz Aniversário, Feliz Obituário (Conrad), adaptou A Odisseia para os quadrinhos (FTD) e ilustrou a biografia de Lima Barreto (Mostarda).

