Foram cerca de quatro meses de análise dos mais de 1.500 itens inscritos entre produções na área de quadrinhos, para o júri especializado da 37ª edição do Troféu HQMIX selecionar os indicados de cada categoria.
Na segunda fase, com o apoio de cerca de dois mil profissionais, o troféu selecionou os melhores de 2024, que já podem ser conferidos no Portal HQMIX. O Nerd Interior foi um dos veículos que colaborou com a seleção.
A cerimônia de premiação acontece dia 10 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK. A 37ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Sesc São Paulo.
O troféu desta edição é a estatueta da personagem Tiodora, do livro Mukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete, que neste ano também ganha o troféu Grande Mestre dos Quadrinhos junto com o artista e jornalista Maurício Pestana.
Os dois são ícones na produção de quadrinhos com temática sobre a história do negro no Brasil e no mundo. A estatueta foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Comissão
A Comissão Julgadora do 37º HQMIX foi composta pelos profissionais: Daniela Baptista, produtora cultural e presidente da Comissão Julgadora e IMAG (Instituto do Memorial das Artes Gráficas do Brasil); Anne Quiangala, pesquisadora na área de quadrinhos; Nara Bretas Lage, pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos; Thiago de Barros Carneiro, profissional de comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd; Natania Aparecida da Silva Nogueira, doutora em História e pesquisadora; e José Alberto Lovetro, o JAL, jornalista, cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB).
A Comissão de Teses é presidida por Sonia M. Bibe Luyten, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, escritora e pesquisadora de quadrinhos; e tem como integrantes Ricardo Jorge, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-doutorando em Informação e Cultura na ECA-USP; Waldomiro Vergueiro, livre-docente e doutor em Ciências da Comunicação da USP, coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP; Carlos Alberto Machado, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pedagogo e artista visual; e Nobuyoshi Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professor dos cursos de Publicidade e de Design do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo).
Indaiatuba na lista
Gravado em Indaiatuba, interior de São Paulo, sede do Nerd Interior, e produzido pela Monolito Produções, o longa-metragem Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso, prequel da HQ Ogiva, escrita por Bruno Zago, desenhada por Guilherme Petreca e lançado pela editora Pipoca & Nanquim, levou o prêmio de Melhor Produção para Outras Linguagens.
O filme segue carreira em diversos festivais pelo Brasil e em breve deve ser diponibilizado ao público.
OGIVA, gravado em Indaiatuba, é selecionado para Cinefantasy
Vencedores do 37º Troféu HQMIX
Desenhista Nacional: JEFFERSON COSTA (por QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
Roteirista Nacional: REGIANE BRAZ (por QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
Novo Talento – Desenhista: DÉBORA SANTOS (por VIDAS SECAS)
Novo Talento – Roteirista: TAI (por ONDE HABITA O MEDO)
Arte-finalista Nacional: JEFFERSON COSTA (por QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
Colorista Nacional: VERÔNICA BERTA (por MARINA – EXPRESSÃO)
Grande mestre do Quadrinho Nacional: MARCELO D’SALETE
Grande mestre do Quadrinho Nacional: MAURICIO PESTANA
Relevância Internacional: ANDERSON SHON e DANIEL CESART
Adaptação para os Quadrinhos: HQ QUARTO DE DESPEJO
Publicação de Aventura/Terror/Fantasia: ONDE HABITA O MEDO
Publicação de Clássico: O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
Publicação de Humor: LINHA DO TREM – MAS, DOUTOR
Publicação Independente de Grupo: CAFÉ ESPACIAL #22: TERROR
Publicação Independente de Grupo: ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTAS
Publicação Independente Edição Única: ONDE HABITA O MEDO
Publicação Independente Seriada: NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
Publicação Infantil: DO CONTRA: HERANÇA (GRAPHIC MSP)
Publicação Juvenil: QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?
Publicação em Minissérie: TOOLS CHALLENGE VOL. 02
Publicação Mix: GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE
Publicação de Tira: CERRADO EM QUADRINHOS
Mangá e Produções Correlatas: DARUMA: PERSEVERANÇA
Mangá e Produções Correlatas: AMARELO SELETIVO
Produção para Outras Linguagens: ESPETÁCULO TEATRAL CABEÇA OCA NO MUNDO DE CORA CORALINA
Produção para Outras Linguagens: OGIVA – O MUNDO NÃO É MAIS NOSSO
Edição Especial Estrangeira: O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
Edição Especial Nacional: QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?
Web Quadrinhos: HOMEM-GRILO
Web Tira: CERRADO EM QUADRINHOS
Projeto Editorial: SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS
Projeto Gráfico: MINHA COISA FAVORITA É MONSTRO – LIVRO 2
Homenagem Especial: MAY SOLIMAR (pelo G20 em Quadrinhos)
Grande Contribuição: MINC (pela Lei que reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura)
Editora do Ano: BRASA EDITORA
Evento: 12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE BELO HORIZONTE – FIQ BH
Exposição: SANGUE, SUOR E NANQUIM
Livro Teórico: ARQUIVO OTA: UM MERGULHO NA MENTE MAIS MALUCA DA HQ BRASILEIRA
Trabalho de Conclusão de Curso: LABORATÓRIO DE QUADRINHOS: MEMÓRIAS E MODOS EXPERIMENTAIS DE CONSTRUIR NARRATIVAS (por CARLOS VINICIUS JENISCH DA SILVA)
Dissertação de Mestrado: OBRAS ABERTAS EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIAS SEMIÓTICAS DE ABERTURA NO CAMPO DA MANUALIDADE (por LYA BRASIL CALVET)
Dissertação de Mestrado: PURGATÓRIO: A CONSTRUÇÃO DE SI NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUTOBIOGRÁFICAS (por ANA CAROLINA OLIVEIRA)
Tese de Doutorado: QUADRINHOS FAMINTOS: A 9ª ARTE COMO LINGUAGEM DO LIMIAR (por NATHALIA XAVIER THOMAZ)
Homenageados
Marcelo D’Salete é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico e é graduado e mestre em artes plásticas. Publicou o álbum Cumbe (Veneta, 2014), que foi publicado em Portugal, França, Áustria, Itália, Espanha e EUA (Fantagraphics).
Cumbe foi selecionado pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio, Plano Ler + como recomendação de leitura para escolas de Portugal e premiado no Eisner Awards 2018 na categoria Best U.S. Edition of International Material.
Angola Janga – Uma História de Palmares (Veneta, 2017) foi agraciado pelo Prêmio Grampo Ouro 2018, HQMIX 2018, Jabuti 2018 e o Rudolph Dirks Award 2019 (Melhor Roteiro América do Sul). O livro foi publicado também na França, Portugal, Áustria, Espanha, Polônia.
Encruzilhada (Veneta, 2016) e Mukanda Tiodora (Veneta) vieram a seguir. Luanda no Terreiro é o primeiro livro infantil com texto e ilustrações de Marcelo D’Salete.
Maurício Pestana é cartunista, jornalista, CEO do Fórum Brasil Diverso e presidente do Conselho Editorial da Revista RAÇA. Jornalista, há mais de 30 anos atua na área de inclusão e diversidade e atuou como Secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo.
Atualmente trabalha nas áreas de educação e diversidade com consultoria para organismos públicos e privados organizando cursos, exposições, workshops com foco em inclusão e diversidade. Faz parte do Conselho Deliberativo do Baobá – Fundo para Equidade Racial, e foi membro do Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil.
Bruno Braga é pernambucano de Recife, formado em Administração de Empresas (UniFG/Universidad Eureopea de Madrid) e fundador e sócio-diretor do Instituto Impressão 3D.
Criou o Instituto Impressão 3D com o intuito de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promove não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e pesquisas sobre o setor e em nosso país.
“O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. Prezamos pelo fortalecimento da cultura Maker (faça, compartilhe, doe, aprenda, se equipe, brinque, participe, apoie e modifique)”, completa Bruno Braga.
Cerimônia de premiação do 37º Troféu HQMIX
Onde: Teatro Raul Cortez do Sesc 14 Bis
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo (SP)
Quando: 10 de dezembro, às 19h
Entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora e por ordem de chegada
Classificação livre