Criado na década de 1960 por Flavio Colin (1930–2002), Vizunga é um dos pontos mais altos na história dos quadrinhos brasileiros. Fora de catálogo há anos, a obra recuperada e reunida em livro pela Editora Veneta está disponível em campanha flexível no Catarse a partir desta segunda, 29 de setembro, até 1º de novembro.
Confira detalhes da campanha de Vizunga clicando aqui
As tiras reúnem histórias do pescador e caçador Parcival de Carvalho, o Vizunga, e misturam elementos da cultura gráfica popular brasileira com o modernismo, em narrativas cheias de aventura, ironia e crítica social.
Publicadas originalmente entre 1964 e 1966 na Folha de S. Paulo, algumas das tiras chegaram a ser reeditadas nos anos 1970 na revista Eureka, mas estavam fora do alcance do público desde então.
Esta é a primeira vez que as tiras de Vizunga são reunidas em um livro, em um trabalho minucioso de pesquisa, resgate e restauração do trabalho original de Colin.
Clássico
Um dos personagens mais mais originais dos quadrinhos brasileiros, Vizunga traz histórias inspiradas no cordel e nas lendas regionais brasileiras.
Esperto e malandro, ele percorre o Brasil em aventuras que envolvem tanto animais e personagens comuns quanto figuras do imaginário popular como o Saci, o Lobisomem e o Curupira, em histórias que misturam lirismo, humor e elementos fantásticos.
Nascido em 1930, Colin iniciou sua carreira no fim dos anos 1950 com trabalhos de destaque em gibis como X-9, Aventuras do Anjo e Vigilante Rodoviário, ainda sob influência de mestres americanos como Milton Caniff, Chester Gould e Alex Raymond.
Mas aos poucos buscou incorporar mais elementos da linguagem gráfica popular brasileira e do modernismo dos anos 1960.
É nesse contexto que surge Vizunga, um tour de force no qual Colin demonstra todo o seu talento, alternando traços realistas e caricaturais para diferenciar presente e memória do protagonista.
A obra evidencia a integração entre elementos textuais e figurativos, a síntese plástica e a expressividade individual que se tornariam marcas registradas do mestre Colin, tornando Vizunga um ponto central para compreender a evolução de sua linguagem nos quadrinhos brasileiros.
Décadas depois de sua primeira publicação, a Veneta resgata Vizunga em edição especial. O material foi restaurado a partir das páginas da Folha, garantindo ao leitor a força expressiva e a energia do traço original de Colin.
O Autor
Flavio Colin (1930–2002) é um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros. Com um estilo absolutamente pessoal feito de composições ousadas e narrativas intensas, ele criou uma obra que atravessa gêneros e gerações.
Seja em histórias de terror, de aventuras ou quadrinhos eróticos, Colin procurou colocar a cultura brasileira no centro de seu trabalho.
Hoje, é celebrado como um artista fundamental na história dos quadrinhos brasileiros.
Confira algumas páginas de Vizunga: