Em 2023, os mutantes da Marvel completam 60 anos de trajetória com centenas de HQs publicadas no Brasil, diversos personagens e muitos enredos. Apesar de ser uma história tão presente na vida dos nerds, até pelos filmes mais recentes, como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Logan, a criação do grupo de mutantes aconteceu em 1963 pelas mãos de Jack Kirby e Stan Lee. Segundo os autores, a HQ contava a história “dos super-heróis mais estranhos de todos”.
Em 1975, uma edição de quadrinhos foi publicada e transformou o Universo Marvel para sempre, preparando o território para a equipe mutante dos X-Men se transformarem no que são hoje e para a fase épica de Chris Claremont.
Mas quais foram os eventos que abriram as portas para quase tudo o que conhecemos hoje sobre os X-Men? É esta pergunta que a Editora Panini busca responder em seu mais recente lançamento: Edição Especial de Aniversário dos X-Men.
Já nos anos 90, o grupo de heróis conheceu seus tempos áureos. Na época, a Marvel estava dividindo seus heróis entre os grandes desenhistas da empresa, como Rob Liefeld, que ficou responsável pela X-Force, divisão secreta e militar dos X-Men. Na época, a edição de lançamento vendeu por volta de 4 milhões de quadrinhos nos Estados Unidos, alcançando uma nova marca no mercado.
X-Men ficou aos cuidados de Jim Lee, um dos maiores desenhistas da geração. E não é à toa que a primeira HQ feita por ele com a história dos heróis mutantes vendeu oito milhões de exemplares, um marco nunca antes alcançado na história dos quadrinhos.
A maioria dos personagens de X-Men que conhecemos e amamos hoje foram criados por John Byrne e Chris Claremont. Foi em 1980 que Claremont passou a adotar um discurso necessário em suas histórias: a questão do racismo e segregação. Seus personagens, diferente de outros heróis, nasceram com seus poderes, não foram vítimas de algum experimento ou escolheram ser assim, eles apenas são.
HOMENAGEM
Em maio de 1975, Giant Size X-Men, escrita por Len Wein e desenhada por Dave Cockrum, chegava às bancas encerrando um lapso de cinco anos sem histórias inéditas dos X-Men. Na trama, a equipe original desaparece ao investigar um misterioso sinal vindo da ilha de Krakoa.
Cabe então ao Professor X escalar uma equipe de resgate, que conta com Tempestade, Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante, Wolverine, Banshee e Solaris, liderados por Ciclope, o único integrante do time original que escapou de Krakoa.
Nesta edição especial, a Marvel reúne 36 de seus principais artistas para recriar esta história, cada um desenhando uma página em homenagem à obra de Wein e Cockrum, que transformou para sempre a história dos X-Men nos quadrinhos e abriu caminho para a fase de Claremont à frente dos mutantes.
+ Ainda não há comentários
Add yours