O chileno Sebastián Lelio – vencedor do Oscar de filme estrangeiro por Uma Mulher Fantástica – vem se mostrando um nome promissor do cinema latino. Se em seu último filme ele abordou um tema delicado de forma dramática, bela e sensível, em Desobediência parece não se decidir entre contar uma história à frente de seu tempo ou ser apenas uma afronta aos ortodoxos judaicos.
Na história, Ronit (Rachel Weisz de Minha Prima Raquel) volta para sua cidade natal após a morte de seu pai – um rabino. Mas ela causa um rebuliço com sua chegada, principalmente no ciclo familiar entre sua amiga de infância (Rachel McAdams de A Noite do Jogo) e seu primo Dovid (Alessandro Nivola de Demônio de Neon).
Lelio conduz a primeira hora muito bem, até por isso é melhor assisti-lo sem saber muito sobre ele (apesar do poster-spoiler). Fica nítida a intenção de Lelio em nos envolver no dia a dia daquela comunidade judaica, ir descobrindo pouco a pouco o que Ronit traz consigo e o porquê de não ser bem vinda ali.
Toda a parte técnica do filme nos envolve em um clima pesado, a montagem deixa a história lenta, a trilha sonora é triste, os closes nos rostos dos atores e atrizes mostram cada detalhe de suas expressões cansadas, os discursos dos rabinos são opressivos e machistas, as mulheres tratadas como submissas, tudo isso pode ser visto como uma forma intrusiva e maniqueísta de Lelio conduzir a história e também nos envolver mais com alguns personagens e menos com outros.
A química entre as Rachel é imensa, não à toa a cena do poster é uma das mais belas do ano, uma entrega incrível de ambas as partes e que poderá causar incômodo em alguns espectadores, já que são minutos intensos poucas vezes vistos entre duas atrizes hollywoodianas.
O terço final pode parecer um pouco exagerado e difícil de se comprar, algumas escolhas não condizem com atitudes antes vistas justamente pela forma com que Lelio conduzira a história.
Ao final vale por Rachel Weisz e Rachel McAdams, em duas atuações grandiosas que nos tiram o fôlego e fazem torcer por ambas.
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