Review | Estrelas Além do Tempo

Numa temporada de premiações em que filmes dramáticos vêm chamando a atenção, Estrelas Além do Tempo surge como uma deliciosa alternativa para aqueles que preferem fugir do drama e assistir algo mais leve.

São essas as características que definem o longa de Theodore Melfi, que constrói de forma extremamente tradicional a até então desconhecida história de três mulheres negras, que em plena Guerra Fria ajudaram os Estados Unidos a darem um importante passo na conquista espacial.

O roteiro bem acabado do filme consegue prender a atenção mostrando as mulheres em questão, responsáveis por esse feito histórico. São elas, a matemática Katherine Johnson (Taraji P. Henson), a engenheira Mary Jackson (Janelle Monáe) e a supervisora Dorothy Vaughn (Octavia Spencer, indicada ao Oscar). Katherine se torna uma peça fundamental no lançamento do foguete que colocou o astronauta John Glenn em órbita, Dorothy vira a primeira supervisora mulher e negra da NASA, enquanto Mary Jackson conquista o direito de frequentar uma universidade de brancos, requisito para se promover no trabalho. Tudo isso numa época de segregação racial em que ser mulher e negra era quase uma afronta a sociedade majoritariamente branca e machista.

O filme mescla a vida pessoal e profissional das protagonistas de forma precisa, sem que um arco dramático roube o espaço do outro. Os elementos familiares servem para humanizar ainda mais aquelas mulheres, que de forma otimista e honesta, são retratadas no filme como heroínas, mostrando suas lutas pela igualdade, dando espaço para discursos inflamados e momentos de superação.

Acertando em cheio na escalação de suas atrizes, o filme consegue acompanhar todas as conquistas das personagens, dando o tempo necessário para cada uma delas, sem esconder a triste realidade da época, mas também não fazendo disso o fio condutor da trama. A simpatia das personagens e suas vitórias obtidas mediante a um cenário social racista, deixa o público emocionado e pronto para torcer por elas.

Estrelas Além do Tempo consegue equilibrar elementos necessários para se contar uma grande história. Faz um retrato simples e divertido, que emociona e informa. Consegue ser popular e de fácil comunicação com o público. Uma história onde o valor humano é a mensagem mais importante.

[wp-review id=”4356″]

Joel Junior http://www.nerdinterior.com.br

Professor, divide o tempo que tem entre o aprendizado das crianças com sua paixão pelo cinema, sua obsessão por séries, sua coleção de livros e fixação por música. Mistura toda a cultura pop e ainda acha tempo para escrever e se divertir.

Leia também...

Mais deste Autor!

+ Ainda não há comentários

Add yours