Não é novidade alguma que a maneira de assistir TV está mudando. Com o advento do streaming, os serviços de TV a cabo ou fibra vêm perdendo cada vez mais clientes. O próximo passo desta evolução tem nome e foi anunciado ontem pelo Google: o YouTube TV, uma TV ao vivo projetada para a geração YouTube, que quer assistir o que quer, quando quer, como quer, sem compromissos. Inicialmente, o serviço será oferecido nos Estados Unidos, mas logo deve ser lançado em outros países.
Já estão confirmadas a presenças dos canais ABC, CBS, FOX, NBC, ESPN, Fox Sports Networks, Comcast SportsNet, MSNBC, Fox News, Disney Channel, Sprout, E!, Bravo, Showtime ou Fox Soccer Plus, além de redes esportivas regionais e outras dezenas de emissoras populares. Parcerias com estações de TV locais também estão em andamento. São mais de 40 redes, conforme o anúncio abaixo:
Com o YouTube TV, será possível gravar a programação ao vivo e nunca ficar sem armazenamento. O serviço irá oferecer DVR (Digital Video Recorder) em nuvem, sem limites de armazenamento, gravando sem usar dados ou espaço do telefone, guardando tudo pelo prazo de nove meses. Será possível assistir televisão em qualquer tela – celular, tablet ou computador – e transmitir a programação para a TV via Chromecast. O YouTube TV funcionará tanto no Android como no iOS.
Cada assinante terá direito a seis diferentes contas, cada uma com recomendações exclusivas e DVR pessoal, sem limites de armazenamento. Contudo, será possível assistir três contas simultâneas por vez. Entre as produções exclusivas, destaque para os filmes e séries originais do YouTube Red, que deve ganhar novidades em breve.
Nos Estados Unidos, o valor do serviço será de 35 dólares e será possível cancelar a qualquer momento. No site tv.youtube.com é possível se cadastrar para o lançamento do produto.
Reflexos
Mas o que esse anúncio significa para o mercado? Resumindo: um avanço, mas ainda não o produto ideal. A verdadeira utopia é permitir ao espectador assistir o programa que quiser, na hora que quiser. Hoje, temos um gostinho desta realidade com os serviços de streaming, como a Netflix. Mas ainda é pouco. Queremos ter liberdade total, até mesmo nos canais regionais ou locais. Algo que ainda é um sonho.
Do ponto de vista comercial, o YouTube TV tem tudo para ‘atrapalhar’ – ainda mais – o avanço dos serviços de TV a cabo ou fibra. Com um preço atraente e serviços como a gravação em nuvem, o novo produto do Google deve dar uma agitada no mercado. Como informado, o valor em terras norte-americanas será de 35 dólares. E no Brasil, quanto deverá custar? Somando-se impostos, taxas e mais alguns impostos, o preço não deve chegar perto do praticado nos Estados Unidos. Contudo, se ainda assim conseguir ser atrativo, pode também revolucionar o mercado brasileiro. Agora, o jeito é esperar a nossa vez (de novo)!
+ Ainda não há comentários
Add yours