O Brasuca, casa mais multicultural de Campinas, recebe o novo show da Supercombo, no dia 24 de janeiro, apresentando os sucessos do novo álbum Caranguejo, que está no centro dos palcos de todo o país depois de um grande show com casa cheia em São Paulo ainda em 2025.
A banda anunciou a turnê recentemente e está rodando o Brasil, com o disco que resgata a essência do rock, flerta com ritmos brasileiros e brinca com sonoridades inesperadas. Os ingressos estão à venda neste link.
Inspirado por um comentário bem-humorado feito durante a pré-produção, Leo Ramos conta como a turnê ganhou esse nome carinhoso. “Ouvimos que algumas de nossas canções pareciam um caranguejo, que iam para um lado e depois para o outro. Por isso, o animal virou símbolo e título do álbum, aparecendo como protagonista na capa e no clipe do single”. Segundo ele, a ideia caiu como uma luva para o processo criativo no “incrível mundo na zoeira”.
O disco abre com o rock direto de “A Transmissão”, que remete aos primeiros registros da banda, e segue passeando pela versatilidade já típica do Supercombo, como é o caso de “Piseiro Black Sabbath”, single divertido que nasceu de uma gravação quase improvisada, “gravando todo mundo na mesma sala, no mesmo estúdio”. Sobre essa experiência, a baixista e vocalista, Carol Navarro, conta: “Começamos a experimentar uns ritmos brasileiros, o piseiro ficou bom e fomos encaixando a música.”
Em Caranguejo a banda alterna momentos de peso, como a irônica “Hoje Eu Tô Zen”, cujo refrão quase gritado contrasta com a letra, com faixas pop/rock de refrão pegajoso como “Alento” (escrita por Leo para sua filha Alice).
Há ainda baladas introspectivas como “Testa”, passagens com DNA oitentista em “Nossas Pitangas” e a narrativa metafórica de “Alfaiate”, que fecha a primeira parte do álbum.
Produzido com cuidado e recursos eletrônicos mais presentes do que em trabalhos anteriores, Caranguejo teve a co-produção e a pós-produção do jovem produtor Victor de Souza, o Jotta. “Ele transita muito nesse universo do pop, do hiperpop e da música urbana. O trabalho que fizemos juntos foi fundamental para esse resultado”, comenta Leo Ramos.
Pensado como um projeto em duas partes, o álbum foi organizado de modo que as músicas de uma face conversem com as da outra, numa decisão da banda para dar tempo de atenção às canções em uma era imediatista. “A primeira parte de Caranguejo é para ser saboreada com tempo e atenção a todos os detalhes. Depois fica a expectativa do que virá em 2026”, complementa o baterista André Dea.
A turnê promete levar ao público à pluralidade sonora do álbum e de clássicos conhecidos da banda: riffs de guitarra, experimentos rítmicos, refrões para cantar junto e a entrega visceral que é marca registrada da Supercombo.
Serviço:
Supercombo – Turnê Caranguejo
Quando: 24 de janeiro, sábado, a partir das 21h.
Ingressos: https://brasucamulticultural.com.br/supercombo-turne-caranguejo/
O Brasuca Multicultural fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo- Campinas/SP.
