Assim como fez com Evidências, música de José Augusto e Paulo Sérgio Valle eternizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó, que se tornou um novo ‘hino’ brasileiro, a internet reverenciou um (nem tão) novo ícone: o cachorro Caramelo.
Presença marcante em quase todos os municípios brasileiros, este simpático e esperto cãozinho, frequentemente associado à raça street dog (porque vira-lata é ofensivo), acaba de ser homenageado também no streaming com o lançamento de Caramelo na Netflix.
Com direção de Diego Freitas (Depois do Universo), o filme protagonizado por Rafael Vitti e o cão Amendoim não tem nada de inovador, mas gera empatia e emociona, carregando o público do início ao fim do filme, já disponível na plataforma de streaming.
Encrenca
No filme, Pedro (Rafael Vitti) trabalha em um renomado restaurante e sonha em se tornar chef. Certo dia, em uma visita ao mercadão, conhece Caramelo, que para escapar de uma encrenca, resolve seguir o novo amigo.
Na porta de entrada da cozinha do restaurante, Caramelo aproveita uma oportunidade e adentra o estabelecimento. A confusão está armada e o cãozinho só sai ileso graças a Pedro, dando início a uma grande amizade.
Depois de recolher Caramelo da chuva e levá-lo para dentro de seu apartamento, o agora chef aprenderá que não é fácil ter um novo amigo em casa… mas que sua amizade e carinho são excepcionais.
Quando tudo parece caminhar bem, um diagnóstico inesperado vira tudo de cabeça para baixo, e Pedro terá que reavaliar suas expectativas. Ao mesmo tempo, conhecerá novos amigos e um novo amor, mostrando que a vida nos surpreende a todo instante.
Com a ajuda de Caramelo, Pedro embarca em uma tocante jornada de redescoberta e conexão, encontrando significado e inspiração no agora – além de uma amizade para a vida toda.
Caramelo também traz no elenco Arianne Botelho, Noemia Oliveira, Ademara, Kelzy Ecard, Bruno Vinicius, Roger Gobeth e Olívia Araújo, além de Cristina Pereira, Carolina Ferraz, e uma participação especial da chef Paola Carosella.
Produzido pela Migdal Filmes em sua primeira parceria com a Netflix, o roteiro do longa é assinado por Diego Freitas (ideia original), Rod Azevedo e Vitor Brandt, com colaboração de Carolina Castro e consultoria de Marcelo Saback.
O filme conta ainda com o treinador de animais Luis Estrelas, responsável também pelo bem-estar animal no set, bem como a consultoria do treinador americano Mike Miliotti (Garfield – O Filme).
Clichê… e daí?
Feitas as apresentações, vamos ao que interesse: Caramelo é uma sucessão de clichês vistos em dezenas de outras produções. Mas e daí, qual o diferencial? Oras, ninguém menos que o próprio Caramelo, vivido em sua maior parte pelo cão-astro Amendoim.
Se por vezes ‘enxergamos’ o mundo por meio das aventuras de Caramelo, é quando ele e Pedro estão juntos que a história se desenrola. Cabe ao cachorro ‘descobrir’ a doença de Pedro e também reconfortá-lo, em um momento em que alegria e tristeza se misturam, junto à incerteza do amanhã.
E se não bastasse ‘cuidar’ da saúde do novo amigo, cabe ainda a Caramelo a tarefa de apresentar a Pedro o novo amor de sua vida. Oras, vai dizer que não esperava por isso?
Acompanhar o desenrolar da trama de Caramelo é como revisitar um velho amigo e ter a certeza que já viu aquilo em algum lugar. A amizade improvável, a jornada de recuperação do protagonista, a incessante busca por uma segunda chance. Está tudo lá.
Mas então, porque assistir? Oras, a resposta é clara: porque são nos momentos em que revisitamos situações guardadas na memória que vivem as boas lembranças, sejam elas envoltas de drama, comédia ou suspense.
É o lugar de conforto, aquele filme que já vimos dezenas de vezes, mas continuamos revendo justamente porque nos sentimos bem dentro dele. E está tudo certo, não há mal nenhum nisso, ainda mais hoje em dia, onde são tantas opções que escolher virou um infortúnio do qual muitos tentam fugir.
Em uma colagem de ideias que levam a uma jornada já vista antes, Caramelo agrada e ganha destaque entre as produções nacionais da plataforma de streaming.
Em tempos nos quais Krypto (Superman) levou milhares de norte-americanos a buscar um cãozinho para adoção, quem sabe não cabe ao simpático Amendoim mostrar que o amigo que você procura pode estar bem ao seu lado? Basta assoviar e o Caramelo ali estará, feliz e pronto para aprontar.
Ponto positivo para a Netflix, que levou ao estrelato mais este ícone brasileiro. Dê uma chance a(o) Caramelo.