Encontro traz grandes nomes do cinema e literatura para interior de SP

Nos dias de hoje, uma arte suporta-se solitariamente? Para o fotógrafo e diretor Marcio ‘Teriya’ Rebelo, com 36 anos de carreira e diversos prêmios nacionais e internacionais, a mistura é o verdadeiro caminho para que possamos compreender as artes em sua totalidade. Assim, este novo morador de Indaiatuba, em parceria com o Topázio Cinemas, traz para a cidade o primeiro encontro da série O Jogo das Artes, com o tema Literatura vs Cinema.

“As artes não se suportam mais, restritas somente, aos seus meios particulares de expressão. Tornam-se insuficientes em si. A atual ‘miscigenação’ dos meios é indiscutível e sem retorno. Mas há problemas fundamentais: a dialética e o paradoxo, por exemplo”, destaca Marcio. “Talvez esta série de encontros possa ajudar um pouquinho na integração e na resolução de questões idiossincráticas que esta ‘miscigenação’ gera. Vamos conversar, discutir e mostrar o que é possível se fazer com as artes se integrando e fundindo seus meios num novo amálgama sensorial”.

Beto Brant é um dos convidados de ‘O Jogo das Artes’

Neste primeiro encontro, que acontece dia 4 de agosto, no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba, a programação tem início às 19h, com a exibição do filme Crime Delicado, de Beto Brant. Em seguida, às 20h50, o diretor marca presença ao lado do escritor Sérgio Sant’anna, autor do livro que deu origem ao filme, o roteirista e jornalista Marçal Aquino e o publicitário, jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin.

Literatura vs Cinema é o primeiro ‘jogo’ da série. Como o autor se relaciona com a adaptação do roteirista e, depois, do diretor? Qual a solução para a trama? Qual o limite da adaptação? Devem, o diretor e o roteirista, se preocuparem com a opinião do autor?”, questiona Marcio. “O livro nos leva ao inconsciente individual e coletivo ao mesmo tempo. O cinema materializa isso na visão do roteirista e do diretor. Aí está o paradoxo. Este encontro trará ao debate o escritor, o roteirista, o cineasta e o crítico para discutirem a obra”.

Marco Ricca e Lilian Taublib em cena de ‘Crime Delicado1

Em Crime Delicado, Antônio (Marco Ricca) é um crítico teatral respeitado, que conduz sua carreira com dedicação e seriedade, buscando colocar em seus textos toda sua bagagem e também sua personalidade comandada pela razão. Em um encontro por acaso num bar, conhece Inês (Lilian Taublib), uma mulher desinibida e atraente que não se encaixa no modelo racional que Antônio prega para si.

Inês tem um relacionamento com José Torres Campana (Felipe Ehrenberg), um pintor mais velho que a usa como musa de seus quadros. Mas o fascínio que Inês sente por Campana faz com que Antônio sinta cada vez mais ciúmes do relacionamento existente entre eles.

Natural de Jundiaí, Beto Brant começou na carreira com curtas e videoclipes. Seu primeiro longa foi Os Matadores (1997), mas o reconhecimento viria com O Invasor (2001). Também dirigiu Cão Sem Dono (2007) e Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios (2012). De Amparo, Marçal Aquino é frequente colaborador de Brant e vencedor do Prêmio Jabuti com o livro O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (2001).

Carioca, o escritor Sérgio Sant’anna venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti com as obras Amazona, Um Crime Delicado, O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro e O Voo da Madrugada. Reconhecido internacionalmente, já teve três livros adaptados ao cinema e um quarto está em fase final de pré-produção.

O último convidado é Celso Sabadin, que já atuou como crítico de cinema na Folha da Tarde, Jornal do Vídeo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, além das revistas Cláudia, Vídeo Mercado, Vídeo Business, Íris Foto, Vídeo News, Classe News e Ver Vídeo. Produziu e apresentou programas sobre trilhas sonoras de cinema nas rádios USP, Brasil 2000 e 89FM. Lançou diversos livros e também roteirizou e dirigiu o longa Mazzaropi, lançado em 2013. É sócio-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

A participação em O Jogo das Artes é gratuita e os interessados devem acessar o site oficial em www.ojogodasartes.com e clicar em Inscrições. O número de ingressos é limitado.

Matéria originalmente publicada na Tribuna de Indaiá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *