Festival de Gramado anuncia longas brasileiros e estrangeiros

Sete longas-metragens brasileiros (LMB) e outros sete estrangeiros (LME) integram a lista de indicados para o 48º Festival de Cinema de Gramado. Este ano, 146 longas-metragens brasileiros e 93 estrangeiros participaram da seleção.

Preparativos para o 47º Festival de Cinema de Gramado – Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto

São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o Distrito Federal e 14 países.

“Sempre tivemos orgulho do Festival que construímos, mas este ano tem um sabor ainda mais especial. Sabemos o impacto que o Festival de Cinema de Gramado tem para a carreira dos filmes”, avalia o presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival, Rafael Carniel.

“Manter a realização do evento e essa janela aberta para o mundo é, sobretudo, um compromisso que há 48 anos mantemos com o setor. E como sempre podemos tirar o melhor das situações adversas, não podemos deixar de comemorar o alcance extraordinário que o Festival de Cinema de Gramado terá a partir da exibição pela televisão e por streaming. Esta já é uma edição histórica”, completa.

Tradição do evento, os homenageados serão a diretora Laís Bodanzky, que recebe o Troféu Eduardo Abelin; o ator Marco Nanini, homenageado com o Troféu Oscarito; a atriz Denise Fraga, com o Troféu Cidade de Gramado; e o ator uruguaio César Troncoso, agraciado com o Kikito de Cristal.

Como acompanhar o Festival?

Gramado Film Market
O espaço do Festival de Gramado dedicado ao mercado também acontece de forma virtual. Já na sua 4ª edição, o Gramado Film Market mantém as tradicionais rodadas de negócios. Este ano, a edição acontece em sinergia com o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Mais informações sobre a programação, em breve.

Debates e Coletivas
Os tradicionais debates e coletivas dos filmes em disputa desta vez acontecem pela internet. As conversas serão transmitidas pelo site, pelo YouTube e pelo Facebook do Festival de Cinema de Gramado. Acompanhe, siga e se inscreva para não perder nenhum conteúdo.

Podcast
Os programas são produzidos pela Pauta Conexão e Conteúdo, agência que coordena a comunicação do evento, e vão repercutir as principais notícias e etapas do FCG. Dois episódios já estão no ar e podem ser conferidos no Spotify. Pesquise por Festival de Cinema de Gramado.

Festival é Multiplataforma
Os filmes concorrentes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela televisão quanto pelo serviço de streaming, na GloboSat. Os filmes têm suas peculiaridades de exibição, conforme a categoria.

Os longas-metragens brasileiros (LMB) e estrangeiros (LME) terão uma única exibição pela TV. Os curtas-metragens brasileiros (CMB) serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming.

Os curtas-metragens gaúchos (CMG) serão exibidos pelo streaming em quatro programas, com títulos agrupados conforme a classificação indicativa. Os programas serão disponibilizados às 14h do dia 19 de setembro e seguem no ar até as 23h59 do dia 22 de setembro.

Já os longas-metragens gaúchos (LMG), cujos títulos ainda serão divulgados, terão exibição por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. A programação do Festival de Cinema no Canal Brasil inicia todas as noites, às 19h.

Confira como assistir na televisão:

NET: canal 650 HD e canal 150 SD
Oi TV: canal 806 HD e canal 66 SD
SKY: canal 113 ou 513
Claro TV: canal 650 HD e canal 67 SD
GVT | Vivo TV: canal 103
Vivo TV (DTH): canal 806 HD  e 566 SD
Vivo TV (fibra | cabo) Canal 656 HD  e 156 SD

Coletiva de lançamento com Roger Lerina ( apresentador), Marcos Santuário (curador) e Rafael Carniel (presidente da Gramadotur) – Foto: Edison Vara/Pressphoto

OS INDICADOS

Longas-metragens brasileiros (LMB):

Aos Pedaços – Rio de Janeiro
92’ – Drama ficção experimental
Direção: Ruy Guerra

King Kong em Asunción – Pernambuco
90′ – Ficção
Direção: Camilo Cavalcante

Me Chama que Eu Vou – São Paulo
70’10 – Documentário
Direção: Joana Mariani

O Samba é Primo do Jazz – Rio de Janeiro
70’06″ – Documentário
Direção: Angela Zoé

Por que Você Não Chora? – Distrito Federal
98′ – Ficção / Drama
Direção: Cibele Amaral

Todos os Mortos – São Paulo
120’ – Drama
Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra

Um Animal Amarelo – Rio de Janeiro
115’ – Ficção
Direção: Felipe Bragança

Longas-metragens estrangeiros (LME):

Dias de Inverno – México
90’ – Ficção
Direção: Jaiziel Hernández

El Gran Viaje al País Pequeño – Uruguai
105’47” – Documentário
Direção: Mariana Viñoles

El Silencio del Cazador – Argentina
103’20” – Drama/Thriller
Diretor:  Martin Desalvo

La Frontera – Colômbia
89’36” – Drama social
Direção: David David

Los Fuertes – Chile
98’ – Drama, Romance, LGBT
Direção: Omar Zúñiga

Matar a un Muerto – Paraguai
87’ – Drama
Direção: Hugo Giménez

Tu Me Manques – Bolívia
105’ – Drama
Direção: Rodrigo Bellott

 

 

Da Redação http://www.nerdinterior.com.br

Somos um coletivo de apaixonados por cinema, séries, games, quadrinhos e muito mais. Porque ser nerd é mais do que um rótulo, está no seu interior. Que a Força esteja com você!

Leia também...

Mais deste Autor!

+ Ainda não há comentários

Add yours