Brendan Fraser é o favorito na corrida ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em A Baleia, filme que assistimos em cabine realizada pelo Topázio Cinemas na manhã desta quinta-feira, dia 16. Além do astro da trilogia A Múmia, também foram indicado Hong Chau como Atriz Coadjuvante a equipe de Maquiagem. Por que não foi indicado como Filme e Direção para Darren Aronofsky? Well…
O Maneirismo foi uma escola das artes plásticas que sucedeu o Barroco, e que era marcada pela afetação e artificialismo para obter determinados efeitos emocionais. Pode-se dizer o mesmo do cinema de Darren Aronofsky.
O talento para filmar está ali, nos enquadramentos, iluminação e direção de atores (com essas duas, são cinco indicações de atuação em filmes dirigidos por ele, incluindo o Oscar para Natalie Portman em Cisne Negro). Mas há uma pretensão, uma megalomania embutida na sua obra, que culminou no pavoroso Mãe! em 2017.
A Baleia é seu filme seguinte, cinco anos depois, e agora sem ser ele o roteirista, o que é ótimo. O roteiro é baseado numa peça de Samuel D. Hunter, que fez sua estreia escrevendo para o cinema. É evidente a origem teatral, com a ação se passando quase toda no apartamento de Charles.
Logo no início do filme, o protagonista tem uma crise de hipertensão e acaba sendo socorrido por acaso pela chegada do jovem missionário Thomas (Ty Simpkins, ex-ator mirim de Homem de Ferro 3 e Jurassic World), que bateu à sua porta para levar a mensagem de sua seita apocalíptica.
Essa coincidência faz com que o rapaz ache que Deus o enviou para salvar a alma de Charlie e retorne constantemente, mesmo com a hostilidade de Liz (Hong Chau), a amiga enfermeira que cuida do professor.
Com a perspectiva da morte, este resolve se aproximar da filha Ellie (Sadie Sink, a Max de Stranger Things), a quem abandonou junto com a mãe (Samantha Morton, de Minority Report) para se envolver com um ex-aluno.
Uma série de coincidências e conexões encaminham a história para a redenção de Charlie e todos em volta dele, de forma forçada e até desonesta, como a sequencia final que, aí sim, remete à megalomania e cafonice de Mãe!
Se Brendan Fraser de fato ganhar seu Oscar por este trabalho, será muito mais por seu esforço e talento que pelas intenções de seu diretor.
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