Review | Plano em Família (Apple TV+)

Ah, as férias escolares. Aquela época do ano em que as crianças se divertem em casa e os pais se desesperam sem saber como entreter os filhos a cada dia. Brincadeiras à parte, esta época também traz uma particularidade: os filmes de família.

Foram diversos os astros que se aventuraram neste nicho. Arnold Schwarzenegger em Um Herói de Brinquedo e Vin Diesel em Operação Babá são apenas dois exemplos deste subgênero que acaba de ganhar mais um exemplar: Plano em Família, protagonizado por Mark WahlbergMichelle Monaghan (Missão: Impossível – Efeito Fallout), disponível no Apple TV+.

Dan Morgan (Wahlberg, de Uncharted: Fora do Mapa) é um marido dedicado e pai de três filhos que não troca sua vida no subúrbio por nada. Vendedor de carros com orgulho, esse pacato cidadão esconde um segredo: é um ex-assassino de elite com diversas missões de extermínio no currículo, contratadas pelo governo norte-americano.

Para esconder esse passado nebuloso de todos – incluindo sua família – Dan se esforça para não deixar sua foto ‘escapar’ pelas redes. Até que, certo dia, alguns inimigos o encontram e ele resolve colocar a família em uma minivan para cruzar os Estados Unidos em uma viagem inesperada até Las Vegas.

Se você leu a sinopse completa, deve estar pensando: “eu já vi isso antes”. Sim, você já viu, contado de outras formas, mas sempre com o mesmo fim: gerar cenas de ação, piadas e momentos de reflexão e fofura. Está tudo lá em Plano em Família.

Núcleo

O trunfo deste filme para a família se concentra exatamente na… família. Michelle Monaghan é uma esposa dedicada, tentando entender o que acontece com seu marido.

Nina (Zoe Margaret Colletti, de Um Menino Chamado Natal) é a filha que quer mudar de universidade para ficar perto do seu futuro (estranho) namorado e Kyle (Van Crosby, de Dollface) é o filho que esconde uma carreira como pro player de um conhecido jogo online. E tem o bebê, única testemunha ocular dos talentos obscuros de Dan.

Os vilões do filme merecem destaque, com Gwen (Maggie Q, de A Profissional) e McCaffrey (Ciarán Hinds, de Belfast) se revezando na tarefa de eliminar Dan. A direção de Simon Cellan Jones (A Diplomata) é precisa: não se arrisca e não erra.

Ciarán Hinds vive mais um vilão em sua filmografia de maldades

Aos poucos, como é de se imaginar, estes personagens evoluem, enquanto Dan tenta equilibrar a faceta de pai pacato com os constantes perigos que a viagem proporciona, sem que ninguém desconfie.

No final, como era de se esperar, esta família vai ter que se unir e fazer uso de seus principais talentos – alguns esquecidos ou escondidos – para escapar com vida, mesmo que isso mude o futuro de todos.

Clichezão, né? Mas assim é Plano em Família, que se não chega ao streaming para revolucionar os filmes de férias para a família, pelo menos é suficientemente competente para entreter a todos por quase duas horas. E isso, podem crer, não é pouca coisa nas férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *