O Topázio Cinemas e o Cineclube Indaiatuba orgulhosamente apresentam um ciclo de filmes celebrando o centenário de Ingmar Bergman. De 22 a 26 de agosto serão exibidas algumas das obras-primas do cineasta, em cópias restauradas digitalmente, em evento que conta com apoio da Embaixada da Suécia no Brasil e produção da distribuidora FJ Cines.
Confira a programação:
Dia 22 – O Sétimo Selo (1956), vencedor da Palma de Outro em Cannes
Dia 23 – Morangos Silvestres (1957), vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim e do Globo de Ouro de Filme Estrangeiro
Dia 24 – Persona: Quando Duas Mulheres Pecam (1966)
Dia 25 – Gritos e Sussurros (1972), vencedor do Oscar de Fotografia (Sven Nykvist) e indicado a Melhor Filme
Dia 26 – Sonata de Outono (1978), vencedor do Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e última indicação a Melhor Atriz para Ingrid Bergman
Todos serão exibidos às 19h10 no Shopping Jaraguá Indaiatuba e o ingresso terá preço único de R$ 15 por filme ou passaporte para todos os filmes por R$ 50. Basta adquirir o seu na bilheteria do multiplex, que fica na Rua 15 de Novembro, 1.200, no Centro, a partir de terça-feira, 14 de agosto.
Completando a homenagem ao diretor, no dia 28, o Cineclube Indaiatuba exibe o documentário Bergman – 100 Anos, de Jane Magnusson.
O Sétimo Selo
O sueco Ingmar Bergman, nascido em Upsala em 1918, é um dos maiores cineastas de todos os tempos. Paulo Francis dizia que ele foi o único a elevar o cinema à categoria de arte. Nos anos 80, era comum os cineclubes paulistanos programarem ciclos de filmes do cineasta, especialmente quando estavam precisando de dinheiro, porque eram sucesso de público garantido.
O Sétimo Selo tornou Bergman conhecido em todo o mundo e a imagem da Morte que joga xadrez entrou para a cultura pop, a ponto de ser citada em um blockbuster como O Último Grande Herói, com Arnold Schwarzenegger. A dança da morte final é reproduzida em A Última Noite de Boris Grushenko, de Woody Allen.
No século XIV, o cavaleiro Antonius Block e seu escudeiro voltam das cruzadas e encontram sua pátria devastada pela peste. Quando a Morte o procura, ele propõe apostar sua vida em um jogo de xadrez. Durante sua jornada de volta ao lar, cruza com uma trupe de artistas saltimbancos, uma feiticeira, um monge que abandonou a vida religiosa, uma procissão de flagelados, um ferreiro e sua mulher infiel. Alguns desses acompanharão Block a seu castelo, onde sua mulher o aguarda. Lá, o cavaleiro jogará sua derradeira partida com a Morte.
Graças a esse trabalho, Max Von Sydow iniciaria uma carreira internacional que inclui o papel de Jesus em A Maior História de todos os Tempos, o do padre Ferrin em O Exorcista e o do Corvo de Três Olhos no seriado Game of Thrones. Apesar de ser identificado com a obra de Bergman (não foi por ouro motivo que Woody Allen o convidou para trabalhar em Hannah e suas Irmãs), o ator com quem o diretor mais trabalhou foi Gunnar Björstrand, o escudeiro de O Sétimo Selo, em um total de 23 filmes. Bibi Anderson, que interpreta a mulher do ator mambembe, foi uma das favoritas de Bergman e se tornou uma das mais famosas atrizes suecas.
Morangos Silvestres
Morangos Silvestres foi lançado na sequência de O Sétimo Selo e o mundo passou a se perguntar como Bergman realizou duas obras-primas em tão pouco tempo. O velho professor e médico Isa Borg sai de sua reclusão para receber uma homenagem em Lund, e depois de um sonho, desiste de ir de avião e resolve ir de carro junto com a nora Marianne. No caminho, passa na antiga casa onde passava os verões com a família, e a viagem se torna um balanço de sua vida, com o peso que suas escolhas encaminharam para sua atual solitária velhice.
Assisti o filme no Cine Bijou (que anos mais tarde seria meu local de trabalho, o Cineclube Oscarito) logo que cheguei a São Paulo para cursar Psicologia na USP. Havia lido Cinco Lições de Psicanálise, uma série de palestras que Sigmund Freud havia proferido em sua primeira viagem aos Estados Unidos. Embora o próprio Bergman negue, está na cara que o filme é uma jornada psicanalítica, com suas lembranças e imagens oníricas.
Para o papel do velho professor, Bergman escalou o decano Victor Sjöstrom, maior nome do cinema mudo sueco. A bela Ingrid Thulin faria vários trabalhos com Bergman, além de filmes internacionais como Deuses Malditos, de Luchino Visconti; e Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de Vincent Minelli.
Persona
Persona, ou Quando Duas Mulheres Pecam (título brasileiro com óbvia conotação apelativa), é outro triunfo de Bergman, e ainda por cima o trabalho no qual conheceu sua mais famosa companheira, Liv Ullman, apesar de ter namorado também as atrizes Harriet Anderson e a própria Bibi Anderson.
A enfermeira Alma (Anderson) é encarregada de cuidar da atriz Elisabet (Ullman), que se recusa a falar e levantar da cama. A cuidadora resolve levar sua paciente para uma casa no litoral em busca de uma melhora. As duas acabam se aproximando e confundindo suas personas em uma sequencia de closes memoráveis do fotógrafo Sven Nykvist, que ganhou dois Oscars com filmes de Bergman.
De novo, nos anos 80, um dos bares mais populares do Bixiga – na época, o que mais se aproximava de um Greenwitch Village em São Paulo – era o Persona, que era decorado com espelhos. Nenhum frequentador do Cineclube Bixiga que se prezasse chamava o filme pelo título nacional. Se Morangos Silvestres flertava com Freud, desta vez a referência parece ser seu ex-discípulo, Carl Gustav Jung. Persona e Anima (ou Alma, nome da protagonista) são termos jungianos. Bergman confessaria mais tarde que se apaixonou à primeira vista por Liv Ullman no set de filmagens, e com ela faria mais nove filmes. A escritora Susan Sontag afirma que este é maior filme já feito.
Gritos e Sussurros
Gritos e Sussurros é considerado pelo crítico Luiz Zanin Oricchio, de O Estado de São Paulo, a obra-prima de Ingmar Bergman. Durante os anos 20, Agnes (Harriet Anderson) está com câncer terminal e recebe as irmãs Karin (Ingrid Thulin) e Maria (Liv Ullman) em seu leito de morte. No entanto quem realmente cuida da moribunda é a empregada Anna (Kari Sylvan). Na agonia de Agnes, as quatro mulheres experimentam a dor física, existencial e espiritual, em uma casa com interior vermelho, que contrasta com as figuras vestidas de branco.
Como o próprio Bergman disse, todos os seus filmes poderiam ser em preto e branco, menos este, que é o auge da colaboração entre o cineasta e o fotógrafo Sven Nykvist, que ganhou o Oscar pelo trabalho. No elenco também está Erland Josephson, um dos melhores amigos de Bergman, e que seria presença constante na fase final de sua cinematografia.
Sonata de Outono
Sonata de Outono foi lançado na época com o apelo do primeiro encontro entre os Bergman mais famosos do mundo: o diretor Ingmar e a lenda de Hollywood, Ingrid (coincidentemente, o cineasta havia se casado em 1971 com uma mulher chamada Ingrid, sem qualquer parentesco). Ela interpreta Charlotte, uma pianista famosa, que recebe um convite da filha Eva para visitá-la, após sete anos sem contato.
Ambas sofreram perdas recentes: Charlotte ficou viúva e o filho de Eva morreu antes dos quatro anos. O encontro que começa cordial, aos poucos se torna um ajuste de contas entre uma mãe distante e uma filha carente. Um terceiro elemento é Helena, a outra filha, que sofre de distúrbios nervosos, e que também está hospedada na casa.
Pouco antes de rodar este filme, Ingrid Bergman foi diagnosticada com câncer, que viria a matá-la pouco depois, aos 67 anos. Apesar de um telefilme em que ela interpretou Golda Meir, pode se dizer que este foi a Sonata de Outono de uma das maiores estrelas dos anos dourados de Hollywood, justamente em seu país natal. Fazia tanto tempo que havia deixado a Suécia que ela teve que reaprender o idioma para fazer o papel de uma governanta sueca em Assassinato no Expresso do Oriente, dois anos antes, que lhe rendeu o último de seus três Oscar.
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