Review | EA SPORTS FC 24

Antes de qualquer, venho avisar: gostar ou jogar futebol no videogame é uma coisa. Mas fazer isso desde 1993 exige muita paixão e dedicação. E assim foi minha vida gamer nos últimos 30 anos, desde o lançamento de FIFA International Soccer pela Eletronic Arts em sua divisão de esportes, a EA Sports.

Quando a EA divulgou que deixaria de carregar o nome da entidade máxima em seu jogo, vieram as dúvidas: as licenças serão mantidas? Será possível jogar com jogadores reais? Como isso afetará a experiência?

Pois bem, a notícia é boa: NADA. Isso mesmo, EA SPORTS FC 24 mantém tudo que o sucessor trazia e investe em algumas novidades para continuar agradando os fãs. Eu, inclusive. Mas agora, vamos aos fatos.

O novo jogo traz novidades que, além da mudança do título, mantém a mesma identidade dos jogos anteriores, impulsionada pela tecnologia  HyperMotionV e um Frostbite Engine aprimorado, que reinventa como mais de 19.000 atletas realistas se movimentam, jogam e aparecem em todas as partidas.

Tais mudanças ocasionam, como em toda nova versão ou reformulação, certo estranhamento com os controles. Porém, os mais experientes não devem enfrentar dificuldades em se adaptar, uma vez que, em termos gerais, tudo que se é necessário para uma boa partida de futebol está lá.

A movimentação dos jogadores é mais fluída, as fintas acontecem naturalmente e a física da bola é muito próxima da realidade. Nestas últimas semanas, a EA SPORTS vem trazendo atualizações que devem resultar em um jogo mais balanceado.

Se existe algum ponto a ser melhorado, ele envolve a atuação da defesa. É difícil bloquear um adversário habilidoso e em certos momentos, é mais fácil do que se deveria adentrar ao campo adversário.

Apesar de experiente, busco sempre um jogo equilibrado, que não envolvam placares fáceis (tipo 7 a 1). Por isso, minha opção é pela nível Experiente, que proporciona partidas difíceis, mas não impossíveis. Mesmo dentro desta opção, confesso que senti certa ‘facilidade’ em passar pelas defesas.

Nada que estrague a experiência: EA FC SPORTS 24 continua sendo a melhor representação do esporte que amamos.

Quero ser treinador

Desde sempre, as principais opções de jogo que mais gosto envolvem criar seu próprio jogador ou treinador. Na primeira opção, o desafio é desenvolver um jogador equilibrado dentro da função escolhida (goleiro, defesa, meio e ataque), vencer os desafios e avançá-lo dentro das habilidades que ele mais necessitará em sua carreira. Além, é claro, de escolher um visual bacana e uma chuteira nervosa…

Aqui, tenho um ritual: encaixo meu jogador na base de um time mais ‘fraco’, digamos assim, para que ele se desenvolva em busca de um time de maior repercussão. É penoso, mas vale a pena. Aliás, aqui reside um dos grandes diferenciais desta versão.

Em EA SPORTS FC 24, o início de carreira envolve aceitar desafios do seu empregador que decidem o quanto receberá de salário semanalmente, além de desenvolver as facetas ALMA DO TIME, REBELDE e DILIGENTE. Importante manter um equilíbrio, até mesmo para liberar habilidades especiais para seu jogador.

Outra novidade é a presença do empresário, com dicas para desenvolver seu jogador em busca de contratos melhores. Os treinos agora acontecem antes das partidas, o que melhora bastante o andamento da temporada. Buscar uma vaga no time titular não é fácil.

Importante também é orientar seu jogador a participar de atividades pré e pós-jogo, como atender a imprensa, lembrando que cada resposta influencia no decorrer de sua carreira. Além disso, comprar coisas e buscar bons investimentos também são divertidos e, nesta segunda opção, podem render alguns prejuízos.

No modo treinador, as mudanças também foram poucas e as cutscenes dos dois modos de jogo trazem poucas novidades em relação ao jogo anterior. Como estamos falando de uma nova fase da franquia, esse detalhe poderia ser melhor trabalhado, mas parece que a Electronic Arts focou sua atenção no gameplay.

Ser treinador é o modo de jogo que mais me atrai. Pegar um time mediano e buscar jogadores bons e baratos ou revelações do futebol são desafios que me agradam e que, quando bem executados, rendem convites para assumir grandes times e até mesmo seleções.

Importante aqui é analisar os objetivos da diretoria. Não adianta ter um bom time se você não cumprir algumas exigências dos cartolas. Mais uma vez, equilíbrio é palavra de ordem.

O jogo conta ainda com outros modos, como o Ultimate Team, que é bastante interessante, mas não são os meus preferidos. Meu foco é dentro de campo e na possibilidade de vivenciar a temporada de um clube que conheço.

Em termos gerais, EA SPORTS FC 24 é um novo capítulo da franquia que, apesar da mudança no nome, ainda não marca aquela grande virada de chave. Porém, para ser sincero, isso não me preocupa. Nesses 30 anos, a possibilidade de se tornar um jogador ou treinador me mantém fiel à franquia. Coisas que só o futebol proporciona.

PS: o Nerd Interior testou – e ainda joga (por horas) – EA SPORTS FC 24 com uma chave cedida pela Eletronic Arts para o PlayStation 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *