A onda de dramas juvenis envolvendo doenças graves ou raras não é novidade, pode-se dizer que Um Amor Para Recordar (2002), baseado no livro de Nicholas Sparks, foi o filme que incentivou diversos autores a apostarem numa literatura de fácil absorção pelos jovens.
Não demorou muito para que essas histórias fossem adaptadas ao cinema, só nos últimos anos tivemos A Culpa é das Estrelas (2014), Como Eu Era Antes de Você (2016) e Tudo e Todas as Coisas (2017), só pra ficar nos mais famosos, filmes constantemente lembrados em discussões sobre filmes feitos para chorar.
Adaptado do livro de Rachael Lippincott, com a parceria de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis no manuscrito, A Cinco Passos de Você conta a história de Stella Grant (Haley Lu Richardson de Columbus) e Will Newman (Cole Sprouse, mais conhecido por Zack & Cody: Gêmeos a Bordo), dois jovens que possuem fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem normalmente, que se conhecem e se apaixonam nos corredores do hospital onde aguardam um transplante. Impedidos de compartilhar o toque pelo perigo da contaminação pelas bactérias um do outro, eles passam os dias a procurar meios de se distrair e de se conhecer melhor enquanto lutam contra uma doença que a qualquer momento pode lhes tirar a vida.
Sejamos francos, quem se interessa por A Cinco Passos de Você deve saber muito bem onde está se metendo.
Se você for assistir ao filme de má vontade esperando criticar os clichês de filmes onde personagens de classe média alta são retratados de maneira superficial e fazem o que bem querem, de acordo com as conveniências do roteiro, você sairá da sessão municiado.
Stella e Will, às vezes acompanhados do amigo gay – e há um esforço para mostrar essa representatividade – Poe (Moisés Arias do seriado Hannah Montana), andam pelos corredores e alas do hospital de maneira livre e irresponsável sem que ninguém os note. Apenas a enfermeira Barb (Kimberly Hebert Gregory) parece incumbida de olhar por eles e, obviamente, é constantemente enganada para que os pombinhos possam ir ao terraço viver perigosamente, fazer uma festa de aniversário na lanchonete, cair na piscina e até mesmo sair pela porta da frente do hospital em plena madrugada.
Com um roteiro formulaico em mãos, o diretor Justin Baldoni não consegue fugir da obviedade dos recentes filmes teen do circuito mais comercial, com isso, muitos dos acontecimentos são bastante previsíveis, ainda mais com o reforço dos tons pastéis da fotografia e da trilha sonora açucarada que entoa diversas cenas onde as glândulas lacrimais são exigidas.
Apesar dos pesares, é preciso destacar alguns pontos positivos do filme, um deles é quando Baldoni utiliza o recurso dos diários em vídeo que Stella produz para que saibamos mais sobre seu passado, sem que isso precise ser retirado dela por meio de diálogos, assim, ele consegue aliar identificação da juventude com os youtubers enquanto ganha tempo para dar profundidade à personagem.
Haley Lu Richardson é a grande estrela do filme e outro ponto que merece destaque. A jovem atriz vem numa ascensão em Hollywood e, mais uma vez, entrega uma atuação de onde ela tira muito de uma personagem que claramente não tem diálogos tão profundos, por isso, muitas vezes devemos nos atentar às suas expressões faciais e linguagem corporal, mesmo que sua Stella seja proibida de tocar em Will.
Depois de muito choro, A Cinco Passos de Você também reserva seu momento mensagem motivacional, destacando a importância de tocar e abraçar quem você ama e está perto de você, abrindo também os olhos do espectador para uma doença tão grave como a fibrose cística e mostrando o sofrimento dos pacientes, ainda que numa abordagem mascarada que merecia até mais destaque dentro da história em si. É um filme de apreciação rápida e programado para fazer chorar, não vai além disso, e, de forma maniqueísta, consegue, cabe a você encarar isso como positivo ou não.
[wp-review id=”11319″]
+ Ainda não há comentários
Add yours