Review – Vice Principals (1ª Temporada – Episódio 4)

Seguindo aquela que parecia ser a ideia inicial de fazer de cada episódio a oportunidade de conhecermos melhor cada um dos personagens principais, Vice Principals chega ao meio de sua primeira temporada, desta vez dando espaço para que conheçamos um pouco mais da personagem da Diretora Belinda Brown, interpretada pela atriz Kimberly Herbert Gregory.

Neste quarto episódio, que se inicia com o trabalho da perícia no local da antiga casa da nova diretora, nós podemos conhecer um pouco mais de como se dá sua relação com seus dois filhos, e o porquê dela ter se mudado para uma nova cidade, ao que tudo indica, praticamente de “uma hora pra outra”.

Neal Gamby (Danny McBride), Dra. Belinda Brown (Kimberly Hebert Gregory) e Lee Russel( Walton Goggins), o trio de protagonistas da série
Neal Gamby (Danny McBride), Dra. Belinda Brown (Kimberly Hebert Gregory) e Lee Russel (Walton Goggins), o trio de protagonistas da série

Levantando suspeitas até de seus próprios filhos, em determinado momento, Dr. Brown é uma mulher sozinha, com filhos que a acham uma asshole, com novos companheiros de trabalho que tramam por suas costas e que, vale lembrar, queimaram sua casa, nessa nova cidade que lhe é totalmente desconhecida. Mas ainda assim, ela precisa dar a volta por cima. E é disso que esse episódio trata – e de como um jogo de futebol americano com a escola rival, de quem eles não ganham há mais de nove anos, pode ajudar com isso.

Mais uma vez, a dupla de vice diretores Gamby e Russel quer atrapalhar todo e qualquer plano de redenção de Belinda – e aqui eles se infiltram em meio a alunos do colégio rival e invadem a sua própria escola para depreda-la, se aproveitando da situação para fazer ataques pessoais à Diretora. Entre cocô em fontes de água, destruição dos troféus e vaginas roxas na parede da escola, as coisas pareciam não poder piorar para Dr. Brown. Mas pioram, quando ela vai à escola rival para que sejam tomadas satisfações – e lá descobre que a diretora dessa escola, com quem aparentemente Melinda tem rusgas, tem uma turma muito empolgada de alunos, dispostos a massacrar mais uma vez a turma do North Jackson High.

Achei que esse episódio foi um dos melhores da série até aqui, pois soube muito bem dosar algumas doses de humor mais escrachado (como a hilária cena da trip de LSD em que Gamby e Russell se metem) com questões mais dramáticas e mesmo com humor mais sarcástico e irônico. Alguns personagens secundários têm ganhado um bom destaque, como é o caso da “amante” de Gamby, a professora Senhorita Abbott, o cozinheiro Dayshawn e o sempre participativo Ray, padrasto da filha de Neil Gamby.

Em entrevistas recentes, o elenco têm destacado o fato de que conheceremos um pouco mais da personalidade desse trio, o que só nós fará enxergá-los de maneiras diferentes, como já tem acontecido no decorrer da série. Ontem, sentíamos ojeriza pela personagem da diretora que chegou à escola demitindo uma funcionária amada por todos, e tomando para si o crédito por biscoitos que ela não comprou; hoje, nos simpatizamos com a figura forte da mulher que quer cumprir bem seu papel, educar seus filhos e levantar a moral dos estudantes do colégio. E assim tem sido com a dupla Gamby/Russell, que transitam entre a empatia e o desprezo, sempre em linhas muito tênues, embora nunca deixando de serem pessoas. E é disso que Vice Principals trata, sem maniqueísmos baratos. E com boas pitadas de humor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *