Explicando – Netflix e “A Próxima Pandemia”

É inevitável falar sobre a COVID-19. O rápido avanço da doença e seus efeitos ao redor do mundo fazem com que o assunto domine todas as áreas. Canais esportivos, de entretenimento, jornais, o assunto é um só.

 

Mas, o objetivo aqui não é falar sobre a doença em si.
Todos sabemos que a base para se combater qualquer epidemia passa pela soma: prevenção + informação. E não, não vamos falar sobre a prevenção, nem ensinar a galera a lavar as mãos (coisa que o Wash Your Lyrics está fazendo de uma forma bastante divertida), mas sim, a ideia é focar na informação.

Em 2018 a Netflix lançou em seu catálogo uma série de mini-documentários produzidos pela britânica Vox Media chamada Explicando. Narrado por diversas celebridades como Carly Rae Jepsen, Kevin Smith, Kristen Bell, LeVar Burton, entre outros, os episódios trazem assuntos atuais e relevantes como criptomoedas, música, a invasão do K-Pop, a crise global da água, maconha, politicamente correto, além de tratar assuntos históricos como porque as mulheres ganham menos, diferença de riqueza entre brancos e negros, e o que nos leva a trazer o seriado à tona hoje: um episódio sobre “A próxima pandemia”.

O episódio em questão, lançado no ultimo dia 7 de novembro, conta com a narração de J.K. Simmons e traz em pouco mais de 20 minutos diversas autoridades do assunto como Bill Gates e a Dra. Allisson McGeer (Diretora de controle de infecções do Hospital Mount Sinai – Toronto), tratando de forma clara e explicativa como os vírus surgem e como se alastram pelo planeta. Trazendo dados e informações de órgãos como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a CDC (Centers for Disease Control and Prevention), além de fatos históricos sobre o assunto, como dados de outras pandemias como a gripe de 1918, Peste Negra e a SARS em 2002, temos aqui um grande informativo sobre as doenças, sempre deixando claro que a próxima pandemia era iminente e inevitável.

“A verdade é que a tecnologia humana tornou a próxima pandemia inevitável. O desmatamento está fazendo animais silvestres entrarem em contato com mais pessoas.
E  a produção em massa está juntando animais, dando aos vírus deles mais oportunidades de se combinarem em um que possa nos infectar. E ainda damos mais meios do que nunca de se espalharem. Mas a tecnologia humana parou pandemias antes, e é nossa única chance contra a próxima.”

Ainda de acordo com informações disponibilizadas no episódio “depois da epidemia de SARS em 2002, a OMS reuniu 196 países e todos se comprometeram a melhorar a habilidade de “detectar, avaliar, avisar e relatar eventos de saúde pública”, incluindo surtos. Em 2014, só um terço deles estavam em conformidade com as regras”.
Informação essa de bastante relevância, que deve ser levada em consideração, para que possamos cobrar as autoridades a respeito.

Em tempos de tantas informações sendo difundidas, sejam elas corretas ou não, além dos cancelamento de eventos, e a informação de evitar lugares e aglomerações, que tal deixar aqueles episódios de Friends de lado e aproveitar para conferir essa série?
Inclusive, a série teve alguns derivados lançados recentemente, com Explicando a Mente, tratando de assuntos como sonhos, memória e ansiedade, e Explicando o Sexo, trazendo temas como fertilidade, parto, contraceptivos e outros assuntos.

Confira o episódio em questão no link a seguir:

A Próxima Pandemia

Para obter mais informações oficiais sobre o novo coronavírus confira o App lançado pelo Ministério da Saúde para iOS e na Google Play, e confira também o informativo da Sociedade Brasileira de Infectologia no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *