Review – Game of Thrones e a Batalha dos Bastardos

ATENÇÃO: o texto a seguir contém spoilers da sexta temporada da série.

Got3

 

[pullquote align=center]

Winter is Coming! Temporada de Game of Thrones está terminando…

[/pullquote]

Por Marcos Kimura

Nos últimos nove domingos, milhões de fãs em todo o mundo ficaram em casa aguardando um novo episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Imediatamente após o final do capítulo, a internet é inundada com memes sobre o que acabou de ser exibido, aumentando o interesse sobre o programa e, consequentemente, a audiência.

A série Crônicas de Gelo e Fogo começou a ser publicada há 20 anos, e em 2005, o quarto volume, Festim dos Corvos, encabeçou a lista dos livros mais vendidos do The New York Times. Dois anos depois, a HBO comprava os direitos de adaptação para a TV. A primeira temporada foi exibida em 2011 e rapidamente substituiu e ultrapassou A Família Soprano como programa mais visto do canal, tornando-se um fenômeno cultural.

George R.R. Martin se inspirou na Guerra das Rosas para escrever sua ambiciosa saga, episódio da história inglesa que também foi tema de uma série de peças de Shakespeare, incluindo Henrique V e Ricardo III, duas de suas obras-primas. Existem vários escritores que adotam o tema medieval em seus livros, como Bernard Corwell, mas Martin – um aficionado em histórias em quadrinhos – acrescentou zumbis, magia e dragões à sua saga, tornando sua história uma espécie de Senhor dos Anéis para adultos.

A atual temporada se tornou mais interessante porque ultrapassou os livros, que acabam no quinto volume. O escritor deu a benção aos roteiristas David Benioff e D.B. Weiss para seguir por conta própria a partir de informações sobre o futuro dos personagens que adiantou a eles. Para evitar o pirateamento, os episódios são lançados simultaneamente em diversos países, incluindo o Brasil, aumentando a expectativa dos fãs.

Got1

Ontem, dia 19, aconteceu um dos momentos mais importantes de toda a história, a chamada Batalha dos Bastardos, colocando frente a frente Jon Snow, suposto filho ilegítimo de Ned Stark, e Ramsay Bolton, nascido bastardo mas tornado herdeiro por seu pai, Roose Bolton, a quem ele matou nesta temporada. O combate se deu pela posse de Winterfell, a casa dos Starks, e num programa de TV normal, seria esperado a vitória do bom e honrado Snow sobre o cruel e sádico Ramsey. Só que Game of Thrones não é uma história qualquer, e os chamados “mocinhos” podem morrer sem aviso prévio, como aconteceu com Ned Stark, executado no final da primeira temporada; sua mulher Catelyn e seu primogênito Robb, no infame Casamento Vermelho, na terceira temporada. Mas – spoiler alert – o bem venceu desta vez, com a ajuda do ardiloso Mindinho.

A batalha, que custou um orçamento de cinema, ofuscou outro evento crucial para o futuro de Westeros, o retorno de Daenerys a Mereen e a derrota final dos escravagistas que tentaram reaver o poder e suas mercadorias humanas. A herdeira da antiga família real Targaryen agora tem três dragões, a infantaria dos Imaculados, a cavalaria Dothraky e os navios das Ilhas de Ferro para reivindicar o Trono de Ferro. Além do inteligente Tyrion Lannister como conselheiro.

O próximo episódio será o final da temporada, e já foi anunciado que as próximas serão mais curtas, com apenas seis episódios. E, como o teaser mostrou, o Inverno está chegando, representado pela ave branca sobrevoando a paisagem coberta de neve. E com o inverno, os White Walkers. A chegada do Rei Branco e seus zumbis à Muralha deve ser o gancho para a oitava temporada.

O teaser ainda mostra os Frey festejando com Jaime a reconquista de Correrrio, uma cena que remete ao Casamento Vermelho. Vai rolar um massacre por ali? Haverá a participação da Irmandade sem Bandeira e seu novo integrante, o Cão?

Got4

Em Winterfell, Mindinho parece cobrar de Sansa a ajuda providencial na Batalha dos Bastardos. É uma proposta de casamento? Ela aceitará? E Bran, que começou a ter visões sobre o ataque à Torre da Alegria liderada por seu pai, Ned, deve enxergar, enfim, o que aconteceu com sua tia Lyana. A teoria mais popular é de que ela morreu ao dar a luz a uma criança, e que essa criança seria Jon Snow, o que o tornaria não apenas um Stark legítimo, mas também um Targaryen, como Daenerys.

Em Porto Real haverá o julgamento de Cersei e Loras Tyrell. Houve diversas referências ao Fogo Vivo, que a rainha ainda tem estocado sob a cidade. Ela irá se vingar da Fé Militante botando fogo em tudo? E ainda tem a Arya, que deve deixar Bravos e voltar a Westeros com suas novas habilidades de assassina treinada. Quem será a primeira vítima de sua vingança?

Possivelmente, nem todas essas questões serão resolvidas no próximo domingo, mas o que é certo é que os fãs vão começar a sofrer da síndrome de abstinência já a partir da próxima segunda-feira. Valar Morghulis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *