Canal Brasil exibe Independência ou morte no dia 7 de Setembro

O Canal Brasil exibe nesta quarta, 7 de setembro, dia do aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, às 21h40, o filme Independência ou Morte, de Carlos Coimbra. É interessante porque esta superprodução (para padrões tupiniquins) foi lançada por ocasião do Sesquicentenário, ou 150 anos do Grito do Ipiranga, uma efeméride inventada pela Ditadura Militar para celebrar o Brasil Grande, ou o que parecia ser o sucesso da dita revolução de 1964, com o Milagre Econômico e a seleção tricampeã mundial. Enquanto isso, vivia-se o pior momento da repressão nos porões do Doi-Codi, Operação Bandeirantes e similares.

O tom triunfalista daquele longínquo Brasil de meio século atrás está estampado no filme, que tinha Tarcísio Meira, o maior galã da TV da época, como D. Pedro I; Glória Menezes, sua esposa e equivalente feminina, como a Marquesa de Santos; e o respeitado Dionísio Azevedo como José Bonifácio. A germânica Kate Hansen interpretava a habsburga imperatriz Leopoldina, e a beldade da época, Maria Cláudia, era sua sucessora, Maria Amélia. O comediante Manoel da Nóbrega, pai do Carlos Alberto d’A Praça é Nossa, praticamente reencarnava D. João VI, tamanha a semelhança com os retratos do rei.

O filme já começa com a Abdicação, com D. Pedro I se despedindo de seu herdeiro de cinco anos pouco antes de embarcar de volta a Portugal, onde se tornaria D. Pedro IV, e o flash back até esse momento não deixa de fora quase nada do que se via nos livros de história, sua ascensão a Príncipe Regente, o Dia do Fico, o romance com Domitila de Castro, o Grito do Ipiranga reproduzindo o famoso quadro de Pedro Américo. Sem mula nem diarreia. O roteiro também inclui a participação da Maçonaria, os rompantes absolutistas do monarca, como o fechamento da Assembleia Constituinte e o rompimento com José Bonifácio. É um bom produto no final das contas. Afinal, que país não glorifica seu próprio nascimento?

O diretor Carlos Coimbra tem uma curiosa ligação com Indaiatuba, já que ele rodou por aqui A Morte Comanda o Cangaço (1960), cuja publicidade alegava ter sido filmado no Nordeste, mas quem conhece as pedras de Itaici, logo reconhece a paisagem.

 

Canal Brasil – “Independência ou Morte” (1972) (108´)

 

Quarta-feira, 7 de setembro, às 21h40

Direção: Carlos Coimbra

Classificação: 12 anos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *