Telecine Cult homenageia Jean-Luc Goddard

O Telecine Cult, dentro de seu Festival 125 Anos de Cinema, exibe neste domingo, dia 11, uma maratona de obras de Jean-Luc Goddard, um dos pais da Nouvelle Vague.

É difícil para o cinéfilo millenial entender a importância de Goddard durante os anos 1960 e 1970. Apesar de disputar o lançamento da Nouvelle Vague com Hiroshima, Meu Amor, de Alain Resnais (que não se considerava parte do movimento) e Os Incompreendidos, de François Truffaut, foi seu Acossado que provocou um terremoto na cena cinematográfica da época. O impacto sobre a Nova Hollywood foi enorme e, no Brasil, alimentou a Geração Paissandu, jovens estudantes e militantes de esquerda que frequentavam a sala da Companhia Cinematográfica Franco-Brasileira, no Rio de Janeiro, e depois iam para os bares do entorno para discutir arte e política. O cinema brasileiro pós-Cinema Novo, especialmente na década de 70 do século passado, era cheia de maneirismos e citações do cineasta suíço radicado na França, que completou 90 anos em dezembro.

Apesar de faltar Aplhaville na mostra, a seleção do Cult é digna de uma mostra do Estação Botafogo, ou do meu querido Cineclube Oscarito, do qual fui programador.

Os destaques são A Chinesa, adaptação de Os Demônios (1872) do escritor russo Fiódor Dostoiévski, que recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Veneza (e cujo alinhamento com o maoísmo é constrangedor até para a esquerda, mas parecia fazer sentido numa época em que os PCs alinhados com Moscou eram execrados pelos jovens que foram às ruas em 1968); Uma Mulher É Uma Mulher, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, e O Bando À Parte, que trouxe Anna Karina, atriz com quem foi casado e colaborou em sete filmes no total, como protagonista (a cena da dancinha é copiada até hoje); Week-End À Francesa, comédia de 1967 com Mireille Darc, Jean Yanne e Jean-Pierre Kalfon; além de O Demônio das Onze Horas, mais conhecido pelo seu título original, Pierrot Le Fou; e, naturalmente, Acossado, exibido há poucos anos na Sessão Cult dos Cinemas Topázio, em Indaiatuba, e ainda causando impacto quase 60 anos depois de seu lançamento.

Filmes de Godard, assim como de outros precursores da Nouvelle Vague, estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

DOMINGO (11)

Festival 125 Anos de Cinema: Nouvelle Vague

A Chinesa
No Telecine Cult, dia 11, às 11h30

Durante as férias, Veronique cria um grupo de estudantes franceses adeptos do maoísmo que se reúne para estudar os ensinamentos do “Pequeno Livro Vermelho” de Mao Tsé-Tung. Obcecados pela ideologia, os jovens criam uma célula comunista que acaba se envolvendo em atos terroristas.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anne Wiazemsky, Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto, Michel Semeniako
França. 1967. Drama. 96 min.

Uma Mulher Casada
No Telecine Cult, dia 11, às 13h15

Em fragmentos de imagens, Godard mostra um dia da vida de Charlotte, uma mulher casada com um piloto de avião e que tem um caso com o vizinho. Entre discussões sobre amor e arte, os dramas de Charlotte se misturam. Dirigido por Jean-Luc Godard e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Macha Méril, Philippe Leroy, Bernard Noël
França. 1964. Drama. 100 min.

Uma Mulher É Uma Mulher
No Telecine Cult, dia 11, às 15h

A dançarina de cabaré Angela luta para convencer o namorado Émile a ter um filho, sem sucesso. Determinada, ela busca a ajuda de Alfred, amigo de Émile, para realizar seu desejo.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo
França. Itália. 1961. Comédia. 84 min.

O Pequeno Soldado
No Telecine Cult, dia 11, às 16h35

Durante a guerra da França com a Argélia, Bruno e Veronica (Anna Karina), dois espiões de lados opostos, se apaixonam. A situação piora quando o homem falha em assassinar um alvo importante e passa a ser caçado. Dirigido por Jean-Luc Godard, o mais famoso e revolucionário diretor da Nouvelle Vague. O filme foi censurado pelo governo francês por denunciar o uso de tortura por parte da França durante a Guerra de Independência Argelina.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Michel Subor, Henri-Jacques Huet
França. 1963. Drama. 88 min.

O Bando À Parte
No Telecine Cult, dia 11, às 18h15

O esperto Franz se aproxima da jovem Odile durante as aulas de inglês e ela acaba revelando ao rapaz que sua patroa mantém uma grande quantia de dinheiro em sua mansão. Franz então divide a história com o amigo Arthur, e os dois se juntam para convencer Odile a participar de um roubo à residência.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Claude Brasseur, Danièle Girard
França. 1964. Comédia. 95 min.

O Demônio das Onze Horas
No Telecine Cult, dia 11, às 20h

O professor Ferdinand Griffon decide abandonar a esposa para fugir e viver um romance com a babá de seus filhos, Marianne Renoir. A postura ousada assumida pela dupla acaba os colocando no caminho de mafiosos, que iniciam uma busca incessante pelo novo casal. Contribuição de Jean-Luc Godard para a Nouvelle Vague, o clássico é considerado uma das principais obras do cineasta. Indicado ao Bafta na categoria Melhor Ator Estrangeiro.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Graziella Galvani
França. 1965. Drama. 110 min.

Acossado
No Telecine Cult, dia 11, às 22h

Marco da Nouvelle Vague, a obra de Jean-Luc Godard narra a história de Michel Poiccard, um criminoso em fuga após roubar um carro em Marselha. Ao chegar a Paris, ele tenta convencer sua velha amiga Patricia Franchisi a se unir a ele em um emaranhado de confusões que desencadeiam um romance. Indicado ao Bafta na categoria Melhor Atriz Estrangeira.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco:
 Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger, Henri-Jacques Huet
França. 1960. Drama. 90 min.

 

Week-End À Francesa
No Telecine Cult, dia 11, às 23h40

Na França, Roland e Corinne são um casal maquiavélico que pretende viajar de carro até a casa dos pais dela para tentar arrematar uma herança. Inesperadamente, eles se surpreendem com o cenário apocalíptico do trajeto até lá: carros em chamas, corpos ensanguentados no asfalto e figuras bizarras.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Mireille Darc, Jean Yanne, Jean-Pierre Kalfon
França. Itália. 1967. Comédia. 103 min.

 

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