CCXP 2017 | Artists’ Alley reunirá 489 artistas e homenageia Will Eisner

CCXP – Comic Con Experience celebra o centenário de Will Eisner, o pai das graphic novels e um dos mais importantes nomes dos quadrinhos, que batiza o principal prêmio do segmento no mundo: Eisner Awards. Para a homenagem, o quadrinista brasileiro Greg Tocchini preparou uma arte especial e exclusiva com o personagem The Spirit para ilustrar a credencial dos artistas que participam do Artists’ Alley. Essa arte exclusiva também estará em produtos da loja oficial da CCXP 2017.

O espaço, que é dedicado especialmente aos quadrinistas – incluindo roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e coloristas – que desejam apresentar seus trabalhos e interagir com o público, fica no “coração” do evento e contará com patrocínio da Itubaína, refrigerante fabricado atualmente pela Heineken Brasil.

Em sua quarta edição, a CCXP trará um dos maiores Artists’ Alley do mundo, recebendo 489 artistas em 352 mesas, ultrapassando os 461 nomes da NYCC 2017 e 189 da SDCC 2017. Os artistas estarão presentes todos os dias do evento, e a lista completa estará disponível em breve no site oficial, www.ccxp.com.br, onde também será possível encontrar todas as informações e trabalhos de cada um.

Will Eisner, que já veio ao Brasil diversas vezes e era amigo de Mauricio de Sousa, é um dos mais importantes nomes da arte sequencial no mundo, desde que lançou seu primeiro trabalho, em 1936. Desde então, manteve-se na ativa por quase 70 anos, revolucionando as narrativas visuais como eram conhecidas e transformando a linguagem de quadrinhos.

Na infância e adolescência, Eisner teve muito contato com os quadrinhos enquanto vendia jornais para ajudar no orçamento familiar. No colegial, estudou com Bob Kane, que viria a ser um dos criadores de Batman. Essa época foi definitiva para que o futuro artista pudesse aperfeiçoar suas técnicas e mergulhar de vez nesse universo.

Mais tarde, depois de trabalhar ao lado de Jerry Iger, Bob Kane, Lou Fine, Mort Meskin e Jack Kirby, Eisner buscava amadurecer seu trabalho enquanto criava histórias curtas em A Contract with God, transformando-a em um novo gênero, as graphic novels, ultrapassando a barreira de que os quadrinhos fossem apenas engraçados e sobre super-heróis. O norte-americano ainda lecionou arte e ganhou diversos prêmios por criações como The Spirit, John Law, Lady Luck, Mr. Mystic, Uncle Sam, Blackhawk e Sheena. Nascido em 3 de março de 1917, no Brooklyn, em Nova York,    Eisner faleceu em 3 de janeiro de 2005, em Lauderdale Lakes, na Flórida.

“Quando aceitei o convite para homenagear Will Eisner, não imaginava o senso de responsabilidade que bateria forte. Estamos falando de um dos maiores mestres da arte sequencial, uma fonte rica e abundante de inspiração”, comenta Greg Tocchini. “Suas histórias, sua narrativa e seus personagens caricatos, ao mesmo tempo são tão reais. É uma honra que esta arte seja carregada pelos mais admiráveis artistas que conheço no Artists’ Alley da CCXP2017”.

Greg Tocchini atua profissionalmente desde 1995, passando por diversas áreas da ilustração e histórias em quadrinhos. Seu trabalho já foi publicado internacionalmente pelas principais editoras do mundo, nas norte-americanas Marvel Comics, DC Comics e Image Comics, e na europeia LeLombard, em títulos famosos como Batman & RobinX-ForceHomem-AranhaStar WarsThor: Son of Asgard, Section Infini Wolverine: Father.

O artista foi responsável ainda pela aclamada série The Last Days of American Crime com Rick Remender, publicada em vários países. Atualmente, trabalha na criação e arte de novos álbuns para obras da Le Lombard, capas para Hinterkind, da Vertigo Comics, e na série LOW, escrita por Remember para a Image.

“Um evento como a Comic Con Experience, que tem as HQs e o Artists’ Alley em seu coração, não poderia deixar de comemorar esse centenário. Estamos muito felizes com essa bela homenagem de Greg Tocchini e com a conquista de maior espaço dedicado a quadrinistas em comic cons do mundo” comenta Ivan Freitas da Costa, sócio e curador de quadrinhos do evento.

A CCXP 2017 acontece de 7 a 10 de dezembro no São Paulo Expo e espera receber mais de 220 mil pessoas. Os ingressos para sábado, 9 de dezembro, e o pacote para os quatro dias já estão esgotados. Ingressos para quinta, sexta, domingo, Full Experience, Unlock e Epic Experience estão à venda pelo site com preços a partir de R$ 99,99.